Notícia

Formadores de TL participam do Seminário do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste

Compartilhar:
Cover Image

Seminário Regional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste.

Foto: Divulgação

Com o tema “Avaliando e Construindo Novos Caminhos para a Leitura e Escrita na Educação Infantil”, o evento marcou a etapa final da edição 2024/2025 do projeto formativo

De 25 a 27 de junho, representantes do Município de Três Lagoas, por meio formadores municipais, participaram do Seminário Regional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste, realizado em Campo Grande (MS). Com o tema “Avaliando e Construindo Novos Caminhos para a Leitura e Escrita na Educação Infantil”, o evento marcou a etapa final da edição 2024/2025 do projeto formativo.

O seminário reuniu profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, incluindo coordenações regionais e estaduais, formadores municipais e outras autoridades nacionais, estaduais e municipais. A programação oficial contou com abertura solene, apresentações culturais, conferência, mesa redonda, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e encerramento.

O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma iniciativa vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Seu objetivo principal é promover a formação continuada dos profissionais da educação infantil para aprofundar saberes relacionados ao desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita nas crianças. A primeira edição do projeto foi realizada em 2024 e concluída em 2025 na região Centro-Oeste.

Em janeiro deste ano, a Portaria MEC nº 85 instituiu o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil – Pro-LEEI. Entre seus objetivos estão: assegurar a oferta contínua de formação para fortalecer práticas pedagógicas voltadas à linguagem oral, leitura e escrita na educação infantil; além de fomentar a cooperação técnica entre Ministério da Educação (MEC), Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Secretarias de Educação estaduais e municipais.

Em Três Lagoas, o processo formativo atendeu 218 cursistas, entre eles 139 professores pedagogos dos Grupos 5 e 6; 25 professores de áreas específicas como Arte, Língua Inglesa e Educação Física; 35 coordenadores pedagógicos; além de 19 diretores ou diretores adjuntos. Estima-se que cerca de 3.124 crianças da pré-escola tenham sido beneficiadas diretamente pelas ações do projeto.

Seis formadores municipais atuaram no município: Paulo Roberto Friósi, Mayara dos Santos Araújo, Rosenilda Cardoso da Silva, Fé de Souza Freitas, Ivani Barboza Montalvão Gomes e Maria Angélica Cangussu. O projeto proporcionou um espaço dedicado ao diálogo, reflexões e troca de experiências entre educadores e formadores sobre práticas pedagógicas relacionadas à leitura e cultura escrita na infância.

Entre os avanços evidenciados ao final do LEEI/2024 está o fortalecimento da compreensão sobre a cultura escrita como direito das crianças. O processo educativo busca ampliar as oportunidades para que elas vivenciem situações significativas de leitura e escrita em diferentes contextos cotidianos. Os professores assumem o papel fundamental de mediação dessas experiências respeitando o direito à infância e promovendo o protagonismo infantil na produção textual.

No seminário regional foram apresentados trabalhos elaborados pelos formadores de Três Lagoas que destacaram temas como oralidade, leitura e cultura escrita na educação infantil; a importância do LEEI para a profissionalização docente; cultura escrita; além das memórias históricas relacionadas ao programa no município.

Os títulos dos trabalhos apresentados foram:

“O trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita na Educação Infantil no município de Três Lagoas-MS” (Mayara dos Santos Araújo et al.); “A importância do LEEI na profissionalização do docente da Educação Infantil no município de Três Lagoas – MS” (Ivani Barboza Montalvão Gomes et al.); “Cultura Escrita na Educação Infantil” (Fé de Souza Freitas et al.); “Memórias e História: Nosso encontro com o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil” (Fé de Souza Freitas e Silvia Adriana Rodrigues). O Seminário reforça o compromisso com o fortalecimento da formação continuada dos professores(as) da Educação Infantil com foco na formação de crianças leitoras e produtoras de textos, com autonomia e protagonismo, como sujeitos que acreditam em suas potencialidades e relações em diferentes tempos e espaços.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Troféu Celina Jallad: Legado das mães atípicas é reconhecido em homenagem na ALEMS

Quem participou do evento foi acolhido no saguão da ALEMS pelas belas interpretações do Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa

Saiba mais
Cover Image

Brutus de Três Lagoas se sagraram campeões do Campeonato Internacional de Assadores

O encontro aconteceu na cidade de Zapala na Patagônia da Argentina

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura entrega revitalização da Praça do Santa Luzia e inicia manutenção na Praça dos Ferroviários

Também foram revitalizados o parquinho, o palco, os postes de iluminação e demais equipamentos da praça

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura apresenta balanço epidemiológico e novas estratégias de enfrentamento às arboviroses

O encontro reuniu representantes de entidades públicas, privadas e da sociedade civil com o objetivo de intensificar as estratégias de prevenção e enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya)

Saiba mais
Cover Image

Coral Renascer de Três Lagoas vive etapa decisiva de preparação para o evento “BE YOURSELF – Sua Melhor Versão”

Os talentosos alunos estão em plena fase de preparação para o aguardado evento “BE YOURSELF – Sua Melhor Versão, Parte 2”, que promete encantar o público

Saiba mais
Cover Image

Com apoio do Governo do Estado, Bienal Pantanal celebra a literatura e fortalece produções locais

O evento que tem o apoio do Governo do Estado, é uma celebração à literatura, interage com às demais formas de cultura, além de incentivar a produção local

Saiba mais