Notícia

Governo prorroga emergência ambiental até novembro em razão de risco extremo de incêndios em MS

Compartilhar:
Cover Image

Decreto que prorroga o Estado de Emergência Ambiental em todo o território estadual até 30 de novembro de 2025.

Foto: Saul Schramm/Secom

O decreto também autoriza, em caráter excepcional, a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços voltados à prevenção e combate de incêndios florestais

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial, desta quinta-feira (18), o decreto que prorroga o Estado de Emergência Ambiental em todo o território estadual até 30 de novembro de 2025. Inicialmente em 27 de março havia fixado um prazo de 180 dias, agora ele foi estendido diante da persistência das condições climáticas extremas que elevam o risco de incêndios florestais e comprometem a qualidade do ar.

A decisão foi embasada em análise técnica do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que aponta temperaturas superiores a 38ºC, umidade relativa do ar frequentemente abaixo de 15% e períodos prolongados de estiagem, em algumas regiões acima de 90 dias sem chuvas significativas. Em Porto Murtinho, por exemplo, não há registro de precipitação acima de 10 mm há mais de três meses.

De acordo com a análise do Cemtec, municípios como Amambai e Ponta Porã registraram índices de umidade de apenas 8%, enquanto Pedro Gomes alcançou máxima de 39,7ºC. Esse cenário compõe o chamado “triângulo do fogo”, em que calor intenso, estiagem prolongada e baixa umidade criam ambiente altamente propício para ignição e propagação rápida das chamas.

O decreto também autoriza, em caráter excepcional, a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços voltados à prevenção e combate de incêndios florestais, desde que os contratos sejam concluídos em até um ano.

“Estamos vivendo um período de extrema criticidade climática, com risco elevado de incêndios florestais em todas as regiões do Estado, seja em áreas urbanas ou rurais. A prorrogação da emergência é uma medida necessária para proteger vidas, proteger o meio ambiente e garantir agilidade nas ações de prevenção e resposta”, destacou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

O Governo reforça que a população deve redobrar os cuidados, evitando queimadas e colaborando com denúncias por meio dos canais oficiais. A Nota Técnica do Cemtec pode ser acessada aqui.

Por: Marcelo Armôa, Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Secretaria de Gestão e Inovação visita pastas de Saúde e Educação para dialogar com servidores

As visitas ocorreram na terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de fevereiro, e tiveram como objetivo dialogar com os servidores sobre o Decreto nº 1.070

Saiba mais
Cover Image

Bioparque Pantanal completa 3 anos e se consolida como referência de turismo científico no Brasil

Desde sua inauguração, o Bioparque Pantanal tem se firmado como um espaço de aprendizagem e conexão com a natureza

Saiba mais
Cover Image

Com investimentos de quase R$ 30 milhões, Selvíria avança para alcançar universalização do esgoto

Obras garantem 98% de cobertura de esgoto até 2027 e integram meta estadual de antecipar universalização para 2031

Saiba mais
Cover Image

MS Qualifica + Social qualifica mais 30 cidadãos com curso gratuito de preparo de bolos caseiros

Curso gratuito “Preparo de Bolo Caseiro”, voltado a cidadãos que buscam qualificação profissional e novas oportunidades de geração de renda

Saiba mais
Cover Image

Nova conselheira tutelar de Selvíria é empossada

Na mesma cerimônia, a suplente Alana Bianca Ferreira dos Santos também assumiu provisoriamente, substituindo uma conselheira que solicitou afastamento

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul supera desafios do saneamento ao atingir 72,34% de área de cobertura de esgoto

A média nacional está abaixo dos 60%, o que reforça o avanço de Mato Grosso do Sul, hoje acima de 72%

Saiba mais