Notícia

Helena do Vale: quando a inteligência artificial canta verdades humanas

Compartilhar:
Cover Image

O projeto é assumidamente tecnológico, porém com curadoria humana em letra, conceito e narrativa.

Foto: Divulgação

Projeto musical usa IA como ferramenta criativa para provocar reflexões sobre aparência perfeita, ausência emocional e autenticidade na música contemporânea

Helena do Vale é um projeto musical que usa inteligência artificial para cantar histórias humanas e levanta debate sobre aparência perfeita e ausência emocional. Para dar voz e personalidade às composições, Flávio Fernandes, apostou em uma curadoria digital cuidadosa e criou não só as canções para Helena do Vale, como a projetou. Um experimento artístico tecnológico que traz para a cultura pop o uso de IA com toda a sensibilidade humana, pela letra. A música representada por Helena do Vale não substitui artistas — ela provoca uma conversa atual sobre como a inteligência artificial está entrando na música.

De acordo com Flávio, que tem outros projetos para diversas composições, Helena do Vale é uma identidade artística criada para contar histórias populares e emocionais usando a inteligência artificial como ferramenta criativa. O projeto é assumidamente tecnológico, porém com curadoria humana em letra, conceito e narrativa.

O compositor já tem novas apostas para outros estilos. Flávio une a paixão pela música a sua experiência com tecnologia e automação.

Letra

A música, Fachada de Luxo, traz uma história humana e real com a tecnologia como meio para falar de um “homem perfeito” apenas na aparência — bonito, correto, mas incapaz de se cuidar emocionalmente. Esse contraste dialoga diretamente com o debate atual sobre IA: imagem impecável x profundidade real.

“Ele é nota dez na aparência, mas nota zero na assistência," diz a letra.

Um debate atual, especialmente entre mulheres que estão em busca de parceiros, mas se deparam com propaganda enganosa e fake news para o coração.

"A IA executa, mas toda visão é humana”, avisa Flávio, que complementa dizendo que Helena do Vale não é uma personagem artística, assim como avatares virtuais e influencers digitais. Ele garante que o sentimento que a música provoca em cada um, não vem do algoritmo.

Para ouvir Helena do Vale, acesse:

https://www.youtube.com/watch?si=SWJH-R1tNqm1KErN&v=nQAkYbFd79k&feature=youtu.be

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Tecnologia que preserva: MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas

Encontro sobre Pesquisa e Tecnologias reforça papel do MS como referência nacional em ciência, conservação e enfrentamento às mudanças climáticas

Saiba mais
Cover Image

Desafio do Brasil é transformar IA em aplicações de uso comercial

Afirmação é de autor de estudo sobre panorama da IA no país

Saiba mais
Cover Image

Microsoft e Suzano desenvolvem solução para impulsionar eficiência industrial com IA generativa

Desde 2019, a Suzano vem passando por um processo de transformação digital em toda sua cadeia produtiva com viés sustentável e foco em alcançar a excelência operacional, redução de custo e melhoria de resultados

Saiba mais
Cover Image

Marketing digital, inteligência artificial e histórias de sucesso marcam Semana do MEI

A ideia é tornar o marketing acessível e ensinar como usar a inteligência artificial com ferramentas e estratégias básicas, dando o primeiro passo com essa tecnologia tão útil”, afirmou Falcão

Saiba mais
Cover Image

Voucher Desenvolvedor: 238 alunos de cinco municípios já estão prontos para o mercado de tecnologia de MS

Os formandos são das turmas iniciadas em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas lança aplicativo “E-Município” para facilitar acesso a serviços e informações contábeis

O app já está disponível gratuitamente para download na Play Store (Android) e App Store (iOS)

Saiba mais