Notícia

Infraestrutura de vacinação de Mato Grosso do Sul terá reforço com aquisição de novos equipamentos

Compartilhar:
Cover Image

Após a aquisição, os equipamentos serão entregues aos 79 municípios sul-mato-grossenses, beneficiando um total de 439 salas de vacina.

Foto: Bruno Rezende/Secom

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses

Manter a conservação adequada de vacinas é um dos desafios da saúde pública, e Mato Grosso do Sul dá um passo importante para fortalecer sua rede de imunização. Com a aquisição de kits para salas de vacina em todo o estado, a infraestrutura desses espaços será aprimorada, garantindo maior segurança no armazenamento e no registro das doses aplicadas.

A compra dos equipamentos será realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) com recursos provenientes de uma emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke. O investimento totaliza R$ 9.380.681,00 (nove milhões, trezentos e oitenta mil, seiscentos e oitenta e um reais). Após a aquisição, os equipamentos serão entregues aos 79 municípios sul-mato-grossenses, beneficiando um total de 439 salas de vacina.

Cada unidade receberá um conjunto composto por refrigerador para conservação de imunobiológicos (capacidade de 300 litros, temperatura de 2º a 8ºC), computador desktop, nobreak e ar-condicionado tipo split. A distribuição será feita em duas etapas: na primeira fase, 197 salas de vacina serão contempladas, e, na segunda, mais 242 unidades receberão os equipamentos.

O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, afirma que o investimento fortalece a rede de imunização do estado e demonstra o compromisso da SES com a ampliação do acesso a vacinas e com a saúde pública como um todo.

“A estruturação das salas de vacina é um passo fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado à população. Com a aquisição desses novos equipamentos, estamos reforçando a segurança no armazenamento e na conservação dos imunizantes, assegurando que cheguem à população em perfeitas condições. Além disso, a informatização dos atendimentos permitirá um controle mais eficiente da aplicação das doses, beneficiando diretamente os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma.

O objetivo é estruturar os postos de vacinação em diversas regiões do estado, assegurando condições adequadas para armazenamento e manuseio das vacinas, além de melhorar a informatização dos atendimentos. A iniciativa reforça a importância de investir na estruturação das salas de vacina, garantindo não apenas a preservação dos imunizantes, mas também a qualidade do serviço prestado à população.

Por: Kamilla Ratier, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Homem com paralisia fica em pé sozinho novamente após implante com células-tronco

Pesquisa de universidade em Tóquio implantou células-tronco reprogramadas que conseguiram ajudar paciente com paralisia permanente. Especialistas apontam que estudo é esperança para pacientes com lesão

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS ultrapassa 2,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas pelo Programa MS Saúde

O programa atua em diversas especialidades médicas, promovendo a descentralização dos serviços e a ampliação da oferta à população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Devido faltas, Caravana da Castração permite encaixes na agenda. Veja como

O cadastro para participar ainda pode ser feito, mas o agendamento das vagas já foi encerrado

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria realiza ação contra a dengue na CEI Izabel Barbosa dos Santos

A atividade foi executada no período em que não havia crianças na unidade, garantindo segurança durante o procedimento

Saiba mais
Cover Image

DIA D – USFs de Três Lagoas estarão abertas no dia 18 de outubro para a Campanha de Multivacinação

Ação que será realizada em todas as Unidades de Saúde do município, das 8h às 16h

Saiba mais
Cover Image

Unidades de saúde de Selvíria continuam promovendo ações do “Outubro Rosa”

Na última terça-feira, 21 de outubro, um atendimento especial foi realizado na ESF 1, localizada ao lado do CEI Izabel Barbosa dos Santos

Saiba mais