Notícia

Iniciação científica ganha destaque em encontro no Bioparque Pantanal

Compartilhar:
Cover Image

2ª edição do ENICBIO (Encontro de Iniciação Científica do Bioparque Pantanal).

Foto: Lara Miranda

O evento, tem como objetivo estimular o pensamento crítico e aproximar a sociedade do conhecimento científico

O Bioparque Pantanal realizou, por meio do Clube de Ciências, a 2ª edição do ENICBIO (Encontro de Iniciação Científica do Bioparque Pantanal). O evento, tem como objetivo estimular o pensamento crítico e aproximar a sociedade do conhecimento científico.

A programação reuniu estudantes de escolas públicas e privadas, além do público em geral, e inclui apresentações culturais, a palestra “Reciclando nossas atitudes”, ministrada por Lucimara Calvis, e o talk “Experiências de Sucesso”, com convidados que compartilham trajetórias inspiradoras em suas áreas de atuação.

Durante o encontro, realizado nessa quarta-feira (17), foram apresentados os trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos do Clube de Ciências ao longo de 2025, evidenciando a pesquisa, a curiosidade e o protagonismo científico como instrumentos de transformação social.

Em sua terceira edição, o Clube de Ciências reforçou a proposta de aproximar estudantes das redes pública e privada de temas relacionados à sustentabilidade ambiental, às questões sociais e à iniciação científica. A iniciativa oferece aos jovens uma experiência prática, com participação ativa em atividades realizadas no Bioparque, sob a orientação de uma equipe técnica especializada.

Por meio de projetos científicos elaborados pelos grupos selecionados, os estudantes são estimulados a desenvolver uma visão crítica e abrangente, voltada à busca de soluções para desafios presentes em suas próprias comunidades.

Nesta edição, participaram do Clube de Ciências as escolas estaduais Maria Constança Barros Machado, Antônio Delfino Pereira – Centro de Cultura e Educação Tia Eva, Teotônio Vilela, Blanche dos Santos Pereira, Maria Tereza Rodrigues, José Serafim Rodrigues, João Carlos Flores e Neyder Suelly Costa Vieira, além da escola particular O Casulo Bilingual School.

Para a coordenadora do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal, Thuany Rezende, o evento reforça o papel da iniciativa na formação educacional dos estudantes. “Ao oportunizar que alunos de diferentes faixas etárias desenvolvam e apresentem projetos científicos, valorizamos o protagonismo desses jovens pesquisadores, rompemos barreiras e popularizamos o conhecimento científico. É uma alegria ver cada estudante apresentando seu projeto e mostrando que fazer ciência é possível”, destacou.

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, ressaltou a importância da segunda edição do encontro. “ É uma oportunidade para que os estudantes apliquem, na prática, o que desenvolveram ao longo do ano, apresentando os resultados ao público. O Bioparque reafirma seu compromisso com a iniciação científica e o Clube de Ciências é o exemplo prático disso.” afirmou.

Para o estudante João Augusto Antônio, da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, a participação no Clube de Ciências é motivo de orgulho. “É um sentimento muito bom estar aqui hoje, participando da culminância dos projetos. É incrível ver todo mundo desenvolvendo seus trabalhos. É muito bonito ver tantos jovens envolvidos e crescendo em um ambiente científico. Para mim, é algo muito legal e gratificante fazer parte desse momento”, disse.

Já a estudante Anny Mariana, da Escola Estadual Teotônio Vilela, destaca a iniciação científica como um processo de autodescoberta. “É a minha primeira vez no Clube de Ciências e o meu primeiro ano encerrado. Sinto que foi uma grande descoberta de mim mesma, descobri o que realmente gosto. Foi o meu primeiro contato com a iniciação científica e encontrei um lado que nem eu sabia que tinha. Saio com a sensação de que quero aprender ainda mais”, relatou.

Por: Caio Henrique Romero, Bioparque Pantanal

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Para preservar meio ambiente, Governo de MS regulamenta reposição florestal com auxílio da tecnologia

A obrigação de reposição de florestas para aqueles que fazem a supressão da vegetação nativa é uma exigência federal e estadual, para preservação e proteção do meio ambiente

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS destaca avanço na agropecuária com tecnologia, pesquisa e consciência ambiental

A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (24), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

Saiba mais
Cover Image

Nave espacial da era soviética cai na Terra mais de meio século após missão fracassada para Vênus

Kosmos-482 pode ter permanecido intacta durante sua descida; ela caiu no oceano Índico, a oeste de Jacarta, na Indonésia

Saiba mais
Cover Image

Vitrines Tecnológicas do Pantanal Tech MS trazem inovação a serviço da sustentabilidade no bioma

Essas vitrines oferecem aos visitantes uma oportunidade única de conhecer de perto soluções e práticas que estão moldando o futuro da região

Saiba mais
Cover Image

Com estrutura inovadora, Governo de MS mantém investimentos que garantem ensino de qualidade

É na rotina escolar que estudantes e docentes usufruem de metodologias que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem

Saiba mais
Cover Image

CESP implanta microchips em 600 peixes nativos do Rio Paraná para monitorar espécies migratórias durante a piracema

Ação faz parte do Programa de Conservação da Biodiversidade da empresa e visa aprimorar o monitoramento de espécies prioritárias da bacia do rio Paraná

Saiba mais