Notícia

Jogos Pan-Americanos Júnior começam neste sábado no Paraguai

Compartilhar:
Cover Image

Competição multimodalidades abre ciclo olímpico rumo a LA 2028.

Foto: Luiza Moraes/ COB/Direitos reservados

O ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028 começa neste sábado (9) com a abertura dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025

O ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028 começa neste sábado (9) com a abertura dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, primeira competição multimodalidades após Paris 2024. Serão quase 4 mil atletas, com no máximo 23 anos de idade, competindo em 42 modalidades (individuais e coletivas), em diferentes cidades do Paraguai. Antes mesmo da cerimônia de abertura, às 21h (horário de Brasília) deste sábado (9), ocorrerão provas classificatórias do remo, no mesmo dia, a partir das 8h. Os Jogos terão transmissão ao vivo online (on streaming) no canal do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no YouTube. A competição se estenderá até 23 de agosto.

A delegação brasileira conta com 358 representantes, desde novos talentos até atletas experientes como os nadadores Guilherme Caribé, campeão sul-americano - escolhido embaixador dos Jogos - e Stephanie Balduccini, finalista olímpica e campeã pan-americana.

Além da busca pelo pódio, os competidores miram as 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), em 2027.

Boa parte dos atletas brasileiros desembarcou na última quinta (7) em Assunção. Entre eles, a piauiense Juliana Viana, de 20 anos. Em abril, a atleta de badminton faturou para o Brasil o inédito título de simples para o Brasil na disputa de simples do badminton no Campeonato Pan-Americano da modalidade, em Lima (Peru).

"É o meu segundo Pan Júnior. Estou com uma expectativa muito alta de fazer um bom resultado, contribuir com o quadro de medalhas do Brasil. Já estive aqui em Assunção também participando dos Jogos Sul-americanos Adulto, de onde saí com três ouros, então eu realmente estou me sentindo em casa e espero fazer um bom resultado", disse Juliana, referindo-se à primeira edição dos Jogos, realizada em Cali (Colômbia), em 2021.

Diferentemente da edição inaugural em Cali, a atual em Assunção ganhou mais sete modalidades: águas abertas (maratona aquática), ciclismo BMX Freestyle, wakeboard (esqui aquático), golfe, hóquei sobre a grama, rúgbi sevens e tiro esportivo.

O Brasil liderou o quadro de medalhas na primeira edição. Foram ao todo 164 pódios, com 59 medalhas de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Gigante dos biocombustíveis anuncia patrocínio a clube de MS

Com marca estampada nas camisas de todas as equipes de futebol, Atvos reafirmou parceria com Costa Rica Esporte Clube (CREC)

Saiba mais
Cover Image

Após título invicto, Três Lagoas inicia campanha na Liga ARBA Rio Preto de basquete masculino

A partida aconteceu no Clube de Campo Monte Líbano, tradicional sede dos jogos da liga regional

Saiba mais
Cover Image

Três lagoas estreia na 21ª copa ASSOMASUL em busca do título inédito

Três Lagoas inicia neste sábado, dia 17 de maio, sua trajetória na edição 2025 da 21ª Copa da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) – Série A

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas sedia as Olimpíadas das APAEs na próxima terça e quarta-feira, dias 08 e 09

A cerimônia de abertura acontece no dia 08 de julho, às 17h30, no Ginásio Municipal Cacilda Acre Rocha

Saiba mais
Cover Image

The Best vence o 2º Campeonato Municipal de Futebol Society de Selvíria

Na final, a equipe venceu os Boleiros por 2 x 1

Saiba mais
Cover Image

Judô de Três Lagoas é campeão geral no 1º Campeonato Tomodachi em Andradina

O evento reuniu cerca de 400 atletas de toda a região e foi organizado pela Associação de Judô Andradinense

Saiba mais