Notícia

Leão XIV recebeu 'mais de 100 votos no Conclave', diz cardeal

Compartilhar:
Cover Image

O Papa Leão XIV discursa durante um encontro com os cardeais no Vaticano.

Foto: Vatican Media via Reuters

Désiré Tsarahazana, de Madagascar, comentou neste sábado (10) que Robert Francis Prevost recebeu mais que os 89 votos necessários para ser eleito papa

Para ser eleito papa durante o conclave secreto de 7 a 8 de maio na Capela Sistina, o papa Leão XIV precisava de uma maioria de dois terços de 89 dos 133 cardeais votantes.

O cardeal de Madagascar, Désiré Tsarahazana, disse à agência Reuters que Robert Francis Prevost recebeu mais de 100 votos na votação final na tarde de 8 de maio.

Leão XIV participou de uma reunião neste sábado (10) com os cardeais.

Esse encontro teve um formato diferente daquele usado pelos papas anteriores, que normalmente faziam um discurso e esperavam que os clérigos apenas ouvissem.

Desta vez, Leão fez um discurso preparado e depois abriu a palavra para qualquer cardeal que quisesse fazer um comentário – permitindo que os clérigos expressassem suas opiniões e preocupações sobre as principais questões enfrentadas pela Igreja global.

"Ele ouviu com muita atenção, mas sabe que terá que tomar as decisões", disse o cardeal irlandês Sean Brady à agência Reuters. "Mas estamos aqui para ajudá-lo."

O cardeal espanhol Aquilino Bocos Merino descreveu o encontro como "muito cordial e comunitário".

O cardeal tcheco Dominik Duka disse que um tópico que surgiu foi a situação dos católicos na China.

O Vaticano e a China assinaram em 2018 um acordo controverso sobre a nomeação de bispos no país, o que dá a Pequim alguma contribuição em sua seleção.

Os conservadores atacaram o acordo ainda secreto como uma traição, mas Duka comentou que era necessário manter um diálogo aberto em lugares onde a Igreja é oprimida, comparando-o ao diálogo entre o Vaticano e os países do leste europeu durante a Guerra Fria.

O cardeal alemão Gerhard Mueller, que entrou em conflito abertamente com Francisco sobre questões relativas ao ensino moral católico, disse que o encontro de sábado foi "muito bom e harmonioso".

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Presidente do México sobe o tom e denuncia 'ameaças' à soberania nacional em meio a tensões com os EUA

Claudia Sheinbaum diz que é preciso lembrar a 'grandeza do país' no combate a um 'espírito intervencionista'

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS recebe representantes do Japão para fortalecer relações econômicas e laços culturais

O governador Eduardo Riedel recebeu o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, que apresentou as potencialidades de investimentos e possíveis parcerias entre ambos

Saiba mais
Cover Image

Israel e Irã se declaram vitoriosos em conflito

As principais autoridades de Israel e do Irã declararam-se vitoriosas no conflito entre os países que já dura 12 dias

Saiba mais
Cover Image

Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic

Esses 700 itens, entre os quais aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro, continuarão a pagar a tarifa de até 10% definida em abril

Saiba mais
Cover Image

Lula rebate Trump sobre Brasil ser um mau parceiro comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial

Saiba mais
Cover Image

Trump diz estar preparando encontro trilateral com Zelensky e Putin; Kremlin trata reunião como 'ideia'

Presidente dos EUA recebeu Zelensky e líderes europeus na Casa Branca nesta segunda (18), que discutiram termos para colocar um fim à guerra, e garantias de segurança à Ucrânia foi tema central

Saiba mais