Notícia

Lula defende Pix e diz que sistema brasileiro assusta norte-americanos

Compartilhar:
Cover Image

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente cobra explicação de Trump sobre nova taxação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (2), que o Pix brasileiro é mais vantajoso que sistemas de empresas estadunidenses que prestam serviços de pagamento eletrônico. Em evento em Catalão (GO), Lula destacou as vantagens da tecnologia nacional e disse que o Brasil não aceita ser tratado como “uma republiqueta de banana”.

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) atacou o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central argumentando que o Pix prejudica “injustamente” empresas como a MasterCard, Visa e o Whatsapp Pay. O Pix, com sua infraestrutura pública e gratuita, tem movimentado mais recursos que as bandeiras de cartões de crédito tradicionais.

“O Pix assusta eles”, disse Lula, contando que sugeriu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que adote o mesmo sistema no país norte-americano

“A preocupação dos americanos é que o Pix pode abalar muito as empresas do cartão de crédito deles que estão aqui no Brasil. Acham que o Pix vai acabar com isso; e o Pix vai acabar mesmo, porque o Pix é de graça e é público e ninguém paga nada. É só clicar o Pix e tá resolvido o nosso problema”, afirmou.

O relatório do USTR, publicado na noite dessa segunda-feira (1º), é resultado de uma investigação iniciada há um ano no governo de Donald Trump contra supostas “práticas desleais” do Brasil no comércio com os EUA. O relatório sugere, entre outras ações, a taxação de 25% sobre parte dos produtos brasileiros.

Agora, o governo brasileiro e empresas prejudicadas poderão se manifestar sobre o relatório final da USTR até o dia 15 de julho, quando os EUA poderão passar a adotar “medidas corretivas” contra o Brasil.

Acordo comercial

Para Lula, a atitude dos estadunidenses é intempestiva já que havia uma negociação em curso entre os dois países. Ele lembrou que, em maio, acordou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um prazo de 30 dias para que se chegasse a um acordo sobre a questão comercial.

Os dois se reuniram na Casa Branca e, na ocasião, o presidente brasileiro entregou documentos que comprovavam a relação comercial favorável dos EUA com o Brasil. Segundo ele, nos últimos 15 anos, o superávit comercial dos Estados Unidos foi de US$ 415 bilhões.

Lula ainda cobrou um telefonema de Trump para explicar as razões para a recomendação da USTR.

“Você me deve uma reunião e eu devo uma para você, porque nós demos 30 dias para os nossos ministros negociarem. Então, eu estou esperando um telefonema seu para me explicar o que aconteceu na sua ausência e na minha ausência, porque esse acordo não pode ter a sua anuência”, disse o brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MS prioriza reativação de ferrovias e modernização de modais para melhorar logística do Estado

Verruck enfatizou que a competitividade na logística exige a redução de custo e de tempo

Saiba mais
Cover Image

Riedel nega, mas Vander reafirma pedido de novo empréstimo bilionário do BNDES

Governador classificou manchete do Correio do Estado como "notícia velha", mas Vander Loubet reafirmou que o Estado está com novos pedidos em Brasília

Saiba mais
Cover Image

Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas

Presidente rebateu Trump, mas falou em disposição para negociar

Saiba mais
Cover Image

Zeca solicita fornecimento em urgência de caixas d'água para comunidade indígena de Juti

A indicação tem como base solicitação da vereadora de Juti, Andréia Tobias, conhecida como Loira do PT

Saiba mais
Cover Image

União Brasil de MS terá 4 brigando pela Câmara e 12 pela Assembleia Legislativa

A legenda faz parte da Federação União Progressista e as outras 18 pré-candidaturas restantes ficarão a cargo do PP

Saiba mais
Cover Image

Com quase 3 milhões de seguidores, Simone é a cotada ao Senado mais popular nas redes em MS

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), vence de lavada a competição de mais seguidores nas redes sociais entre os cotados para disputar o Senado em Mato Grosso do Sul

Saiba mais