Notícia

Lula discursa na abertura da COP30 e diz ser preciso 'impor nova derrota' aos negacionistas

Compartilhar:
Cover Image

Lula discursa durante a abertura oficial da COP em Belém.

Foto: Reuters/Adriano Machado

Presidente brasileiro também mencionou ser 'mais barato' financiar o clima que guerras, e afirmou que realizar a conferência na Amazônia foi uma 'proeza'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta segunda-feira (10) na abertura oficial da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), em Belém (PA) — a primeira realizada na Amazônia.

Segundo Lula, a realização da conferência na região é uma "proeza", pois se tratou de uma tarefa árdua diante dos problemas enfrentados no estado do Pará.

Em seu discurso, o petista também mencionou que é "mais barato financiar o clima que guerras", e reforçou ser preciso "impor nova derrota" aos negacionistas.

"Fazer a COP aqui é um desafio tão grande quanto acabar com a poluição do planeta terra. Seria mais fácil fazer a COP em uma cidade que não tivesse problema, mas a gente resolveu aceitar fazer a COP em um estado da Amazônia, para provar quando se tem disposição e compromisso com a verdade, a gente prova que não tem nada impossível, o impossível é não ter coragem para enfrentar desafios", afirmou Lula.

O presidente também frisou que a mudança do clima não é mais uma ameaça do futuro, e sim uma "tragédia do presente" e citou o tornado que atingiu cidades do centro-sul do Paraná nesta sexta (7).

"A COP30 será a COP da verdade. Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências da ciência, mas também os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas", prosseguiu.

Lula voltou a criticar investimentos em guerras em detrimento de iniciativas de combate às mudanças climáticas.

"Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nesta COP, eles iriam perceber que é muito mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para acabar com o problema climático do que colocar US$ 2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado", mencionou. O presidente brasileiro também citou a luta contra o racismo ambiental — tema da declaração assinada pelo Brasil na Cúpula de Líderes, que terminou na semana passada.

A declaração é considerada um marco por unir, pela primeira vez, justiça racial e ação climática em um mesmo acordo internacional.

EUA ausente na COP30

Embora Lula não tenha citado diretamente nenhum país ou liderança na abertura da COP30, um dos países que se ausentaram da conferência foi os Estados Unidos, que, inclusive, não vão enviaram representantes de alto nível para o evento.

A ausência do presidente norte-americano, Donald Trump, já era esperada na cúpula de líderes, que aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro, mas ainda havia expectativa de que o país enviasse alguma delegação para as negociações técnicas, que começaram nesta segunda.

Evento em Belém

A COP30 será realizada até 21 de novembro. Serão duas semanas decisivas para a ação global contra as mudanças climáticas.

Cerca de 50 mil pessoas — entre diplomatas, líderes, ativistas, cientistas e empresários — participam do encontro. A Cúpula de Líderes já tinha indicado o tom político das negociações:

acelerar a transição energética, ampliar o financiamento climático e proteger as florestas tropicais (entenda a cúpula em 10 pontos). Agora, as atenções se voltam para as mesas de negociação, onde esses compromissos terão de sair do discurso e se transformar em planos concretos, com metas, prazos e recursos definidos.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

PSB REALIZA CONGRESSO MUNICIPAL EM TRÊS LAGOAS

O Tema Central do debate foi: Brasil – Potência Criativa e Sustentável

Saiba mais
Cover Image

Em Brasília, Caravina articula permanência no PSDB com foco em Riedel 2026

17ª convenção nacional do PSDB aprovou que a executiva nacional do partido dê continuidade aos trâmites para a incorporação do Podemos

Saiba mais
Cover Image

Deputados governistas temem formar "grupo da morte" para as eleições 2026

Governo defende três chapas para disputar as 24 cadeiras da Casa de Leis, enquanto os parlamentares querem quatro chapas

Saiba mais
Cover Image

Reabertura do Estádio Morenão avança: estudo preliminar aponta medidas para reabertura parcial

A intenção é que o estudo mais detalhado seja apresentado no início de setembro

Saiba mais
Cover Image

"Instituto R" pode ser declarado entidade de utilidade pública estadual

A proposta declara a utilidade pública estadual do Instituto Rede de Ação Integrada, Cultura, Educação, Esporte Social, conhecido como "Instituto R"

Saiba mais
Cover Image

Azambuja e Tebet têm mais potencial de crescimento na batalha ao Senado

A análise foi realizada com auxílio de uma IA e leva em consideração o resultado da pesquisa Correio do Estado/Ipems

Saiba mais