Notícia

Lula e comitiva desembarcam em Roma para funeral do papa Francisco

Compartilhar:
Cover Image

Comitiva tem 20 autoridades, dentre ministros e parlamentares.

Foto: REUTERS/Remo Casilli/ PROIBIDA REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva brasileira desembarcaram, nesta sexta-feira (25), em Roma, para participar do funeral do Papa Francisco, marcado para este sábado (26)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva brasileira desembarcaram, nesta sexta-feira (25), em Roma, para participar do funeral do Papa Francisco, marcado para este sábado (26).

Além da primeira-dama, Janja Lula da Silva, um grupo de 18 autoridades, entre eles, quatro ministros e 12 parlamentares, acompanha o presidente.

Hoje é o último dia de velório aberto na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde está o corpo de Francisco. Mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens ao pontífice nos três dias de velório.

O presidente Lula também deve ir ao local, hoje. Às 20h (horário local; 15h em Brasília), terá início o rito de fechamento do caixão do papa, com a presença de cardeais e oficiais da Santa Sé.

O funeral e a missa de corpo presente de Francisco serão realizados a partir das 10h (horário local; 5h em Brasília) deste sábado. Os ritos marcam o início do Novemdiales, antiga tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.

Na sequência, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, que fica fora do Vaticano, onde o corpo será sepultado, conforme pedido do pontífice.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.

Ele apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

Na ocasião, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias e, em mensagem, destacou o papel do pontífice na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades.

Após os nove dias de luto, o Vaticano começa o conclave, para escolha do novo líder da Igreja Católica.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Quem é Edan Alexander, refém israelense-americano que pode ser libertado pelo Hamas?

Libertação ocorrerá por meio de negociações entre os Estados Unidos e o movimento islâmico palestino

Saiba mais
Cover Image

De volta a Moscou, Lula tenta convencer Putin a negociar

Objetivo é uma conversa durante a escala na Rússia para mostrar ao presidente russo que ele deveria participar das conversas diretas com a Ucrânia sobre a guerra em Istambul

Saiba mais
Cover Image

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que estar no bloco 'protege' os países

Presidentes dos dois países têm visões antagônicas sobre bloco econômico. Lula participa, em Buenos Aires, da reunião de cúpula. Ao fim do encontro, Lula recebeu de Milei o comando do grupo pelos próximos seis meses

Saiba mais
Cover Image

Lula pede vaga para Brasil e Índia no conselho de segurança da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (8), em Brasília, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

Saiba mais
Cover Image

Brasil e Nigéria firmam acordos bilaterais durante visita de Estado

Lula recebeu o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, para uma visita de Estado, nesta segunda-feira (25), no Palácio do Planalto

Saiba mais
Cover Image

Mulher de ex-primeiro-ministro do Nepal é queimada viva em ataque de manifestantes, diz imprensa local

Rajyalaxmi Chitrakar foi cercada em casa e morreu após incêndio provocado durante onda de protestos no país

Saiba mais