Notícia

Lula rebate Trump sobre Brasil ser um mau parceiro comercial

Compartilhar:
Cover Image

Presidente americano criticou a relação de tarifas entre os países.

Foto: Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial.

“Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. E nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”.

Lula discursou sobre o tema em evento no Recife, onde entregava títulos de terra no bairro periférico de Brasília Teimosa. Ele exemplificou que, em 15 anos, os Estados Unidos tiveram um lucro no comércio de US$ 410 bilhões.

“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. Eu quero dizer, para as pessoas mais pobres desse país, que a gente continua com vontade de negociar”.

“Parceiro horrível”, disse Trump Mais cedo, Trump disse que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas”. Segundo a Agência Reuters, o presidente dos Estados Unidos criticou a relação de tarifas entre os países.

“Como vocês sabem, eles nos cobram tarifas tremendas, muito mais do que nós cobrávamos deles. Não estávamos cobrando nada, essencialmente", disse Trump.

Além do aspecto comercial, Lula, no evento no Recife, também criticou o posicionamento de Trump de que o Brasil não seguiria o rito legal adequadamente em função do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por parte do STF.

De acordo com a Reuters, Trump apontou que Bolsonaro seria vítima de “uma execução política”. O presidente americano justificou, mais uma vez, as tarifas comerciais de 50% sobre os produtos brasileiros em função do que ele chamou de “perseguição política”.

"Agora eles estão sendo cobrados em 50% de tarifas, e eles não estão felizes, mas é assim que as coisas são", disse Trump.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mais um dia com Donald Trump

Trump está levando a um cenário de pânico, que relembra as crises financeiras do passado. E esse é só o começo do governo dele

Saiba mais
Cover Image

Quem é Edan Alexander, refém israelense-americano que pode ser libertado pelo Hamas?

Libertação ocorrerá por meio de negociações entre os Estados Unidos e o movimento islâmico palestino

Saiba mais
Cover Image

Trump constrange presidente da África do Sul com supostos vídeos de 'genocídio branco'

O presidente dos Estados Unidos recebeu Cyril Ramaphosa na Casa Branca nesta quarta-feira (21) e mostrou supostos vídeos e reportagens de crimes no país contra fazendeiros brancos

Saiba mais
Cover Image

Singapura mira tilápia de Mato Grosso do Sul em meio à sobretaxa dos EUA

O encontro revelou um interesse inesperado: empresários locais querem importar tilápia produzida em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Prêmio Nobel da Paz 2025 vai para María Corina Machado por sua luta pela democracia na Venezuela

Líder opositora venezuelana foi reconhecida por sua defesa pacífica da democracia e dos direitos humanos em meio à crise política no país

Saiba mais
Cover Image

COP30: Lula se reúne com líderes da Alemanha, Portugal e Moçambique

Reuniões bilaterais ocorrem à margem da Cúpula da COP30

Saiba mais