Notícia

Empresa dos EUA que comprou 74 aviões da Embraer critica tarifaço de 50%

Compartilhar:
Cover Image

Embraer E175.

Foto: Embraer/ Divulgação

A empresa afirma que o tarifaço pode causar cancelamentos de pedidos, adiamento de entregas, corte de investimentos e até demissões

CEO da SkyWest diz que empresa não está disposta a pagar tarifa de 50% e admite possibilidade de adiar entregas, caso medida entre em vigor. Declaração foi dada durante apresentação do balanço financeiro do 2º trimestre da empresa.

O CEO da Skywest, Chip Childs, afirmou que a companhia aérea dos Estados Unidos não pretende pagar a tarifa de 50% sobre jatos da Embraer, caso a medida entre em vigor. A declaração foi dada durante a apresentação do balanço financeiro do segundo trimestre da empresa, na última semana. A Skywest tem 74 aviões da fabricante brasileira encomendados até 2032.

Se nada for alterado, a medida anunciada pelo presidente americano Donald Trump, que impõe uma sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros nos EUA, passará a valer na próxima sexta-feira (1º). O governo brasileiro diz que busca diálogo. Já a Embraer afirmou estar confiante em um acordo.

No encontro em que deu a declaração, Childs destacou ainda a boa relação com a Embraer e disse que tem atuado em busca de uma solução sobre as tarifas.

"Temos a sensação de que as pessoas estão entendendo a importância disso para pequenas comunidades nos Estados Unidos, o impacto econômico disso para o nosso país. Então, veja, vamos continuar lutando arduamente para avançar na questão tarifária", afirmou.

Apesar disso, na mesma reunião, o diretor comercial Wade Steele admitiu a possibilidade de adiar entregas.

"Se a tarifa de 50% com o Brasil for implementada, planejamos trabalhar com nossos principais parceiros e a Embraer para adiar a entrega até que a situação tarifária seja resolvida", disse.

Principal mercado da Embraer Os Estados Unidos são o principal mercado da Embraer, responsáveis por 45% das vendas de jatos comerciais e 70% das de jatos executivos da fabricante brasileira.

Na aviação comercial, 52,4% dos jatos que já estão na carteira de pedidos atualizada da Embraer são para seis clientes americanos - são 229 dos 437 aviões encomendados.

Número de jatos comerciais da Embraer que estão encomendados para os EUA:

American Airlines: 90 SkyWest: 74 Republic Airlines 35 Azorra: 18 Aircastle 9 Horizon Air/Alaska: 3

Segundo estimativas da própria Embraer, caso a tarifa de Trump se confirme em 50%, a empresa terá um custo adicional de R$ 50 milhões por avião.

Ao falar sobre a tarifa, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, disse que "dificilmente uma companhia vá pagar uma quantia desse montante".

A empresa afirma que o tarifaço pode causar cancelamentos de pedidos, adiamento de entregas, corte de investimentos e até demissões — em níveis parecidos com os registrados durante a pandemia de Covid-19. Na época, cerca de 2,5 mil funcionários foram dispensados da companhia.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (28), a empresa brasileira afirmou que está confiante em uma solução.

"A Embraer está ativamente engajada com as autoridades buscando restaurar a alíquota zero para o setor aeronáutico e continuamos confiantes de que os governos brasileiro e dos EUA chegarão a um acordo satisfatório para ambos os países, retomando a isenção de tarifas para o setor aeronáutico.”

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy citam Brasil; veja

Governo dos EUA publicou mais de 2 mil documentos com investigações que envolvem a morte do presidente na década de 1960. Brasil é citado em arquivos sobre influência de Cuba e China na América Latina

Saiba mais
Cover Image

Sobretaxas vão prejudicar os próprios Estados Unidos, diz Lula

O presidente brasileiro confirmou que seu governo vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) para tentar reverter uma outra tarifa imposta pelos EUA, a mais prejudicial ao Brasil até agora, que é a de 25% sobre a importação de aço e alumínio

Saiba mais
Cover Image

Leão XIV recebeu 'mais de 100 votos no Conclave', diz cardeal

Désiré Tsarahazana, de Madagascar, comentou neste sábado (10) que Robert Francis Prevost recebeu mais que os 89 votos necessários para ser eleito papa

Saiba mais
Cover Image

Lula pede vaga para Brasil e Índia no conselho de segurança da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (8), em Brasília, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

Saiba mais
Cover Image

Mercosul e Efta assinam acordo que cria zona de livre comércio com PIB de US$ 4,3 trilhões

Tratado entre bloco sul-americano e grupo que reúne Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein vai liberalizar 97% das exportações e deverá baratear chocolate suíço e bacalhau norueguês

Saiba mais
Cover Image

Portugal aprova lei que endurece regras para imigrantes; veja como elas afetam brasileiros

Segunda versão de projeto votado no Parlamento restringe possibilidade de brasileiros entrarem como turistas e depois tentarem regularizar estadia, além de criar regras para reunião familiar

Saiba mais