Notícia

Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas

Compartilhar:
Cover Image

Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Foto: Divulgação

Encontro ocorreu no Canadá, em reunião paralela ao G7

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo.

Segundo o Itamaraty, os dois conversaram sobre o andamento das negociações bilaterais envolvendo tarifas comerciais.

Mauro Vieira informou que o Brasil encaminhou, no último dia 4 de novembro, uma proposta de negociação aos Estados Unidos, após reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países.

O chanceler ressaltou a importância de avançar nas tratativas, conforme orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que falaram do tema durante encontro recente na Malásia.

Os ministros concordaram em marcar uma nova reunião presencial, em data próxima, para discutir o estágio atual das conversas e buscar entendimento sobre as medidas tarifárias.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30

Tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no dia 26 de outubro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro durou cerca de 50 minutos e ocorreu durante a realização da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Durante a reunião, Lula disse que não há razão para desavenças com os Estados Unidos e pediu a Trump a suspensão imediata do tarifaço contra as exportações brasileiras, enquanto os dois países estiverem em negociação.

Em julho deste ano, Trump anunciou um tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos. Em seguida, ministros do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvo da revogação de vistos de viagem e outras sanções pela administração norte-americana.

“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendência natural é encaminhar para um acordo”, afirmou o presidente.

Na semana passada, Lula disse voltaria a telefonar para o presidente dos Estados Unidos caso não houvesse avanços nas negociações comerciais entre os dois países até o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está sendo realizada em Belém (PA).

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Bombardeios de Israel à Faixa de Gaza interrompem trégua; 413 morreram, diz Hamas

Ataque pôs fim a trégua em vigor desde janeiro em Gaza. Militares israelenses afirmaram que bombardearam alvos do Hamas. Terroristas acusam Israel de encerrar cessar-fogo de forma unilateral e colocar reféns em 'destino incerto'.

Saiba mais
Cover Image

Em declaração conjunta, líderes do G7 afirmam que Israel tem o direito de se defender do Irã e falam em desescalada do conflito

O documento divulgado nesta segunda (16), pelo horário local, contou com a assinatura de todos os países, incluindo os Estados Unidos. Mais cedo, Donald Trump afirmou que vai deixar a reunião antes do previsto

Saiba mais
Cover Image

Aiatolá ameaça reagir contra EUA após Trump exigir a rendição do Irã

Khamenei frisa que não é sensato pedir que a nação iraniana que se renda e que os danos aos EUA serão maiores do que os que Washington impuser ao país persa

Saiba mais
Cover Image

Itamaraty convoca chefe da Embaixada dos EUA após ameaça ao Judiciário

O governo entende que as manifestações dos órgãos do Estado do país norte-americano representam clara ingerência em assuntos internos e são ameaças inaceitáveis à autoridades brasileiras

Saiba mais
Cover Image

Rota Bioceânica já transforma Campo Grande em hub logístico

Grandes players prospectam centros de distribuição na Capital; pedidos de licenciamento já chegaram à prefeitura

Saiba mais
Cover Image

Ex-premiê de Bangladesh é condenada à morte por crimes contra a humanidade

Sheikh Hasina foi considerada culpada por ordenar uma violenta repressão a manifestações de estudantes no ano passado que terminaram com mais de mil mortes

Saiba mais