Notícia

María Corina Machado diz que ofereceu medalha do Nobel da Paz de presente para Trump

Compartilhar:
Cover Image

Opositora venezuelana María Corina Machado chega à Casa Branca, em Washington, nos EUA, para reunião com Donald Trump.

Foto: Kylie Cooper/ Reuters

Instituto Nobel da Noruega afirmou que o Prêmio Nobel da Paz não pode ser transferido, compartilhado ou revogado, após Machado, laureada em 2025, sugerir o gesto para presidente dos EUA

A líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, disse que ofereceu sua medalha do Prêmio Nobel da Paz para o presidente dos EUA, Donald Trump, durante sua visita à Casa Branca nesta quinta-feira (15).

Ela não respondeu a repórteres que perguntaram se Trump aceitou o presente

No último dia 5, Machado disse, em uma entrevista à Fox News, que entregar o prêmio a Trump seria um ato de gratidão do povo venezuelano pela remoção de Nicolás Maduro, presidente do país, capturado na semana passada pelos Estados Unidos.

Pouco depois, o Instituto Nobel da Noruega afirmou que o Prêmio Nobel da Paz não pode ser transferido, compartilhado ou revogado.

Em comunicado, o instituto afirmou que a decisão de conceder um Prêmio Nobel é definitiva e permanente, citando os estatutos da Fundação Nobel, que não preveem recursos.

A organização também ressaltou que os comitês responsáveis pela premiação não comentam ações ou declarações dos laureados após a entrega do prêmio.

“Uma vez anunciado, o Prêmio Nobel não pode ser revogado, compartilhado ou transferido para outros”, afirmaram o Comitê Nobel Norueguês e o Instituto Nobel Norueguês na sexta-feira. “A decisão é final e vale para sempre.” Trump, que há anos demonstra interesse em ganhar o prêmio e por vezes o associa a conquistas diplomáticas, disse que ficaria honrado em aceitá-lo caso Machado o oferecesse.

Oposição ao chavismo

A líder opositora venezuelana, de 58 anos, foi reconhecida “por seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela ”.(leia mais abaixo). O prêmio totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).

Machado, ex-deputada da Assembleia Nacional, foi impedida de concorrer às eleições gerais da Venezuela em 2024 por autoridades alinhadas a Maduro.

Ela apoiou um candidato substituto que foi amplamente considerado vencedor da votação, embora Maduro tenha declarado vitória. Auditorias independentes das urnas apontaram irregularidades nos resultados oficiais.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Da Polônia para o Brasil: sino gigante de 55 toneladas percorrerá mais de 10 mil km até a Basílica de Trindade

Batizado de 'Vox Patris', ele possui 4 metros de altura. Após viagem de navio, sino vai passar por vários estados até ser instalado em Goiás; veja a programação de missa

Saiba mais
Cover Image

Lula quer recuperar US$ 6 bilhões do comércio com o Japão

Lula está em visita ao país asiático e se reuniu com empresários brasileiros ligados à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec)

Saiba mais
Cover Image

Trump envia carta a Lula e anuncia tarifa de 50% a produto brasileiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (9), em que anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano

Saiba mais
Cover Image

Lula rebate Trump sobre Brasil ser um mau parceiro comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial

Saiba mais
Cover Image

Ainda não há acordo para cessar-fogo na Ucrânia, diz Trump após reunião com Putin

Sem dar qualquer detalhe da negociação, presidente americano falou em 'grande progresso' após se encontrar com presidente da Rússia durante 3 horas no Alasca

Saiba mais
Cover Image

Rota Bioceânica já transforma Campo Grande em hub logístico

Grandes players prospectam centros de distribuição na Capital; pedidos de licenciamento já chegaram à prefeitura

Saiba mais