Notícia

Milhares de uruguaios se despedem de Pepe Mujica em funeral

Compartilhar:
Cover Image

Lula e Janja compareceram à cerimônia na capital uruguaia.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A cerimônia ocorre no Salão dos Passos Perdidos, o mais imponente da sede do Congresso uruguaio

O funeral do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, vem reunindo milhares de pessoas no Palácio Legislativo, em Montevidéu, e deve prosseguir até o fim da tarde desta quinta-feira (15). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva chegaram ao local no início da tarde. A cerimônia ocorre no Salão dos Passos Perdidos, o mais imponente da sede do Congresso uruguaio.

"Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo. E que o conforto chegue aos corações de sua amada, Lucía Topolansky, e de seu amigo e agora presidente do Uruguai, Yamandu Orsi", escreveu Lula em postagem nas redes sociais, onde ele aparece ao lado do caixão e acompanhado do presidente Yamandú Orsi e de Lucía.

Ainda na quarta-feira (14), antes de chegar ao local do velório, um dos prédios mais importantes do país, o corpo de Mujica saiu em cortejo desde a Praça Independência, onde fica o prédio da Presidência da República, até a sede do Congresso Nacional. Para garantir que o máximo de uruguaios pudessem se despedir do admirado líder popular, a visitação foi estendida até as 23h. Outros chefes de Estado, como o presidente do Chile, Gabriel Boric, também marcaram presença.

O corpo do ex-presidente Pepe Mujica será cremado em cerimônia privada, e as cinzas serão depois espalhadas na chácara em que morou, no mesmo local onde está enterrada sua cachorra Manuela, o que era um desejo dele. A chácara de Mujica e Lucía fica em Rincón del Cerro, nos arredores da capital. Ali, ao longo de toda a sua trajetória, Pepe viveu uma vida simples e austera, onde plantava flores, especialmente rosas, e árvores frutíferas.

No dia da morte de Pepe, o então presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no Brasil. O ex-presidente, ex-senador e ex-guerrilheiro contra a ditadura uruguaia se tornou um ícone da esquerda latino-americana e morreu na última terça-feira (13), aos 89 anos de idade. Ele tinha um diagnóstico de câncer de esôfago.

O último encontro de Lula com Mujica ocorreu no fim do ano passado, na chácara onde vivia o ex-presidente, nos arredores de Montevidéu. Na ocasião, Lula condecorou Mujica com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Presidente do México sobe o tom e denuncia 'ameaças' à soberania nacional em meio a tensões com os EUA

Claudia Sheinbaum diz que é preciso lembrar a 'grandeza do país' no combate a um 'espírito intervencionista'

Saiba mais
Cover Image

Cessar-fogo por um fio: Israel e Trump dão ultimato ao Hamas sobre reféns

Donald Trump dobra a aposta e dá prazo para que reféns sejam libertados pelo Hamas, que anunciou a suspensão das libertações na segunda-feira (10)

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS recebe o chefe da missão diplomática da Áustria no Brasil

A reunião foi uma oportunidade para a troca de experiências e possibilidades de estreitar as relações entre Mato Grosso do Sul e a Áustria

Saiba mais
Cover Image

Brasil x Paraguai: entenda impasse envolvendo Itaipu e acusação de ataque hacker

Funcionário da Abin relatou à PF suposta invasão aos sistemas do governo paraguaio. Situação gerou atrito entre os países e suspendeu negociações sobre a usina de Itaipu

Saiba mais
Cover Image

Lula se reúne com empresários chineses em Pequim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma agenda repleta de encontro com empresários nesta segunda-feira (12), em Pequim

Saiba mais
Cover Image

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula

Lula está em viagem oficial a Pequim, onde participou do Fórum Empresarial Brasil-China, com investidores chineses e brasileiros

Saiba mais