Notícia

Novas oportunidades: Governo do Estado destaca crescimento industrial com sustentabilidade em MS

Compartilhar:
Cover Image

Governador durante palestra no CEBRI.

Foto: Wagner Pinheiro/Mapa Fotografia

O governador Eduardo Riedel conduziu uma palestra sobre as perspectivas econômicas e sociais do Estado em evento do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais)

O governador Eduardo Riedel conduziu uma palestra sobre as perspectivas econômicas e sociais do Estado em evento do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), no Rio de Janeiro. Ele destacou o crescimento industrial em Mato Grosso do Sul, que segue com sustentabilidade e abertura de novas oportunidades.

Com o tema “Mato Grosso do Sul e a nova agenda Global”, Riedel descreveu que a atual gestão estadual estabeleceu uma agenda com foco na segurança alimentar, transição energética, inclusão social e sustentabilidade. Este cenário positivo abriu portas para investimentos privados bilionários, que geram emprego e renda, além de tornar Mato Grosso do Sul cada vez mais agroindustrial, com valor agregado aos nossos produtos.

“Há 25 anos atrás éramos um Estado eminentemente agrícola, hoje é agroindustrial. Estamos focados nos eixos de desenvolvimento para que amplie esta industrialização, que já chegou na proteína animal, grãos direcionados para energia ou alimento, cana de açúcar na produção de etanol e energia, assim como a celulose. Estamos avançando na cadeia de produção como um todo, para ganhar valor agregado cada vez maior”, afirmou o governador.

Riedel citou que todo este processo segue com foco na sustentabilidade, tanto que o Estado pretende neutralizar a emissão de carbono até 2030. “Nosso mapa de ocupação do solo nos últimos 15 anos mostra que o crescimento ocorreu em pastagem degradada, uma oportunidade de transformar pastagem em grãos, floresta plantada, energia e outras culturas. Mudança importante na economia e ao meio ambiente, com balanço de carbono”.

Ele ponderou, durante o evento, que este cuidado com o meio ambiente poderá ser um grande ativo econômico ao Estado. “Tem valor e deve ser monetizado, não apenas no mercado de carbono, mas por outros instrumentos, tendo a preservação como atividade econômica. Criamos também a Lei do Pantanal que vai punir quem não cumpre as regras, mas vai induzir e remunerar quem preserva. Ela foi criada em consenso entre ambientalistas e produtores”.

Novas culturas e investimentos

Durante o evento foi apresentado as novas culturas e oportunidades abertas em Mato Grosso do Sul. No campo se abriu novas fronteira agrícolas na produção de amendoim e de laranja, que já dispõe de grandes grupos mundiais investindo e produzindo no setor.

“Os principais players (citricultura) entraram em MS com muita força, devido a doença de greening em São Paulo. Adquirindo áreas e com grandes projetos no Estado. Já estão chegando a 40 mil hectares de produção e 35 mil toneladas – estando em terceiro ou segundo (produção) nos próximos quatro anos, com a indústria seguindo no mesmo caminho”, mencionou o governador.

Do outro lado está a produção da celulose com a fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo e novas unidades em Bataguassu (Bracell) e Inocência (Arauco). Para isto inclusive foi feita a concessão de 870 km de rodovias pela “Rota da Celulose”, para impulsionar e qualificar a logística.

Riedel também destacou a implantação da rota bioceânica, que vai encurtar o destino dos produtos de Mato Grosso do Sul aos portos chilenos e ao Oceano Pacífico. “Está sendo construída a ponte binacional entre Paraguai e Brasil, que vai viabilizar a rota, passando pelo chaco paraguaio, norte da Argentina e portos chilenos, diminuindo em 14 dias a viagem de navio rumo aos mercados asiáticos. Ela (rota) será viável e operacional em 2027, com obras prontas em 2026”.

A palestra conduzida pelo governador ocorreu na nova sede do CEBRI. O evento é realizado pela entidade, em parceria com o Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG). Mais uma oportunidade de apresentar o Estado para sociedade civil e setor empresarial.

Por: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeito Dr. Cassiano Maia realiza entrega de 4.667 brinquedos para serviços de convivência e acolhimento

Os brinquedos têm como objetivo proporcionar vivências lúdicas às crianças e adolescentes com seus familiares, além de complementar as brinquedotecas das unidades.

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas sedia encontro de capacitação da 2ª Região da Caravana da Castração

Três Lagoas foi escolhida para sediar o encontro por sua posição estratégica e por já desenvolver ações relevantes na área da proteção animal

Saiba mais
Cover Image

Tatu-canastra, símbolo do Parque do Pombo, vira arte mural em ação promovida pelo ICAS e Prefeitura de Três Lagoas

A programação contou com uma feira de produtos do mel, atividades de educação ambiental e a inauguração de um mural em homenagem ao tatu-canastra, espécie símbolo da fauna brasileira

Saiba mais
Cover Image

“BE YOURSELF Parte 2 – Sua Melhor Versão” será amanhã (26) na Praça Senador Ramez Tebet

O espetáculo intitulado “BE YOURSELF Parte 2 – Sua Melhor Versão” terá início às 19h e promete encantar o público presente

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS leva inclusão ao setor de eventos e lança ‘Guia da Acessibilidade’ durante a Expogenética

A agenda voltada à inclusão e acessibilidade conta ainda com a inauguração do Pavilhão da Inclusão e a realização do Rodeo Fest Inclusivo

Saiba mais
Cover Image

Suzano movimenta Três Lagoas com a edição 2025 da Corrida e Caminhada Faz Bem no dia 30 de novembro

Com 1 mil vagas disponíveis, evento esportivo acontece na Lagoa Maior; renda será destinada a instituições beneficentes da cidade

Saiba mais