Notícia

NOVEMBRO AZUL – Centro de Especialidades Médicas (CEM) passa a realizar vasectomia

Compartilhar:
Cover Image

Novembro Azul.

Foto: Divulgação

A partir da próxima semana, o procedimento de vasectomia passará a ser regulado e realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas anuncia uma importante novidade em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde integral do homem. A partir da próxima semana, o procedimento de vasectomia passará a ser regulado e realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Os atendimentos serão conduzidos pelos urologistas Dr. Ary e Dr. Edson, com início previsto para os dias 14 e 18 de novembro, respectivamente. O paciente interessado deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, manifestar interesse e, caso atenda aos requisitos, é encaminhado via sistema de regulação de vagas para o planejamento familiar, passando por atendimento psicológico para montagem do processo e posterior realização do procedimento.

Atualmente, 32 pacientes aguardam na fila para a realização da cirurgia, e a expectativa é de que o CEM realize em média 15 vasectomias por mês, contribuindo para reduzir a fila de espera e garantir mais agilidade no acesso ao procedimento.

De acordo com a SMS, a implantação desse serviço representa mais um avanço da Prefeitura de Três Lagoas na ampliação da oferta de procedimentos especializados, garantindo mais acesso e qualidade nos cuidados com a saúde masculina.

Além dessa novidade, as Unidades de Saúde do município seguem com uma programação especial ao longo de todo o mês, com ações educativas, palestras, testes rápidos e orientações voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde do homem.

CRONOGRAMA NOVEBRO AZUL SOBRE A VASECTOMIA

A vasectomia é um procedimento cirúrgico de esterilização masculina que impede a gravidez ao bloquear a passagem dos espermatozoides produzidos nos testículos. É considerada um método contraceptivo permanente e eficaz, feito através da interrupção dos canais deferentes, que levam os espermatozoides ao pênis.

CRITÉRIOS PARA REALIZAR A VASECTOMIA

Seguimos as diretrizes federais estabelecidas pela Lei nº 14.443/2022, que garante o acesso à esterilização voluntária por meio da vasectomia a homens com 21 anos ou mais (com ou sem filhos) ou entre 18 e 21 anos, desde que tenham pelo menos dois filhos vivos. Essa lei elimina a necessidade de autorização do cônjuge. É necessário passar por consulta médica ou de enfermagem na unidade de saúde para encaminhamento por meio do link: “Consulta em Psicologia – Planejamento Familiar – Vasectomia”. Deve haver um período mínimo de 60 dias entre a manifestação de vontade e a realização do procedimento cirúrgico.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre

Foram 49 cirurgias realizadas em janeiro, 33 em fevereiro e outras 40 agendadas em mutirão que será realizado ainda neste mês de março

Saiba mais
Cover Image

Selvíria já vacina grupos prioritários contra a gripe

A pasta reforça que a imunização pode evitar complicações que podem resultar em internações ou morte

Saiba mais
Cover Image

ALERTA – Aumento de casos respiratórios pressiona hospitais e reforça necessidade de vacinação contra gripe

Até o momento, Três Lagoas atingiu apenas 21,67% de cobertura vacinal, um número considerado muito abaixo do ideal

Saiba mais
Cover Image

Mais de 600 cães e gatos já foram vacinados contra a raiva em Selvíria

Na zona urbana de Selvíria, incluindo a Véstia, a vacinação será realizada no dia 27 de setembro

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas participa da 2ª Meia Maratona Contra a Pólio com ações de saúde e lazer

A convite do Rotary Costa Leste, a Prefeitura de Três Lagoas marcará presença na 2ª Meia Maratona Contra a Pólio

Saiba mais
Cover Image

Novembro Roxo: HRMS reforça importância da prevenção e dos cuidados com a prematuridade

Neste ano, o tema mundial da campanha é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”

Saiba mais