Notícia

Novembro Roxo: HRMS reforça importância da prevenção e dos cuidados com a prematuridade

Compartilhar:
Cover Image

Campanha Novembro Roxo.

Foto: Patrícia Belarmino

Neste ano, o tema mundial da campanha é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a prematuridade, a principal causa de mortalidade infantil no mundo. No Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência em gestação de alto risco e atendimento neonatal, a campanha Novembro Roxo ganha destaque com uma série de atividades voltadas a profissionais, famílias e à comunidade.

Neste ano, o tema mundial da campanha é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”. A mensagem reforça a importância de oferecer aos bebês que nascem antes do tempo um cuidado especializado, humanizado e contínuo, desde as primeiras horas após o nascimento até o acompanhamento nos primeiros anos de vida.

A médica Bianca Stavis Conte, responsável pela UTI Neonatal do HRMS, destaca que a maior parte dos casos de parto prematuro pode ser evitada com um pré-natal de qualidade e acompanhamento adequado da gestação.

“Muitas causas da prematuridade estão ligadas a fatores que podem ser identificados precocemente. Um pré-natal bem feito permite detectar riscos, orientar a gestante e intervir a tempo. Além disso, hábitos saudáveis e o controle de doenças como hipertensão e diabetes gestacional fazem toda a diferença”, explica Bianca.

A prematuridade é a principal causa de mortalidade em crianças menores de 5 anos. Bebês prematuros são aqueles que nascem antes de 37 semanas de gestação.

Além da assistência de referência, o HRMS também é credenciado como Hospital Amigo da Criança (IHAC) — título concedido pelo Ministério da Saúde às instituições que promovem o aleitamento materno e o vínculo entre mãe e bebê desde o nascimento.

Durante todo o mês, o hospital realiza atividades educativas e ações de acolhimento às famílias, promovendo a conscientização sobre o cuidado com o recém-nascido prematuro. Nesta semana, as mães participaram de uma atividade especial conduzida pela equipe de Terapia Ocupacional, com apoio da Psicologia e da Educação Física, durante as atividades do Grupo de Conscientização Corporal e Relaxamento — um momento de escuta, troca e bem-estar.

Segundo a enfermeira Ana Carolina P. A. Oliveira, que coordena as ações do Novembro Roxo no HRMS, a campanha vai além da conscientização — é também uma forma de celebrar a vida e o trabalho das equipes multiprofissionais.

“Cada bebê que sobrevive à prematuridade é uma vitória que envolve uma equipe multiprofissional e, principalmente, a família. O Novembro Roxo nos lembra da importância do cuidado integral, do acolhimento e do afeto como parte da recuperação”, ressalta Ana Carolina.

No dia 26, a partir das 9h, acontece um reencontro dos bebês prematuros que estiveram internados no HRMS e suas famílias. Já o encerramento da programação do Novembro Roxo acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, com o Curso de Sensibilização do Método Canguru, também no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Dia da Prematuridade

Neste ano, o Dia da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, ganha ainda mais força com a Lei nº 15.198/2025, sancionada no mês de setembro. A nova legislação institui oficialmente o Dia Nacional da Prematuridade, a Semana da Prematuridade e o Novembro Roxo em todo o território nacional.

Por: Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SES auxilia na compra de raio-X panorâmico para equipar municípios com estrutura odontológica avançada

Recursos do Ministério da Saúde destinaram R$ 226 mil para cada uma das 10 cidades de MS e prazo para compra termina no próximo mês

Saiba mais
Cover Image

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde e professores, dentre outros

Saiba mais
Cover Image

Campanha “Aluno Imunizado” segue com vacinação nas escolas de Três Lagoas até 30 de maio

A campanha é realizada até o dia 30 de maio, durante os horários normais de funcionamento das escolas, Escola Municipal Educação no Campo

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas zera transmissão de HIV de mãe para filho durante gestação e deve receber certificação do MinSaúde

A certificação faz parte de uma iniciativa nacional que visa reconhecer boas práticas na eliminação da transmissão vertical de HIV, HTLV, sífilis, hepatite B e doença de Chagas

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura, UFMS, IFMS e AEMS iniciam projeto inovador de transformação digital na saúde

Com duração de 24 meses, o projeto prevê ações de educação permanente, desenvolvimento de plataformas digitais

Saiba mais
Cover Image

Devido faltas, Caravana da Castração permite encaixes na agenda. Veja como

O cadastro para participar ainda pode ser feito, mas o agendamento das vagas já foi encerrado

Saiba mais