Notícia

Ordem do Dia: Aprovados projetos que protegem mulheres em vulnerabilidade

Compartilhar:
Cover Image

Sessões são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis.

Foto: Wagner Guimarães

Na sessão ordinária desta quinta-feira (27), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram três importantes projetos de lei, que visam ampliar o acesso a benefícios sociais e oferecer apoio às mulheres vítimas de violê

Na sessão ordinária desta quinta-feira (27), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram três importantes projetos de lei, que visam ampliar o acesso a benefícios sociais e oferecer apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. As propostas seguem para segunda votação.

O Projeto de Lei 36 de 2025 altera a redação e acrescentar dispositivos ao artigo 3º da Lei 6.128 de 2023, para ampliar o acesso dos beneficiários ao “Programa Cuidar de Quem Cuida” e às políticas públicas de assistência social. Com a modificação na legislação, será permitida a cumulação do recebimento com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), com o Programa Mais Social (cestas de alimentos) e com o Programa MS Supera.

Já o Projeto de Lei 37 de 2025 institui o Programa Recomeços, com o objetivo de conceder benefício social, de caráter urgente e temporário, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que estejam em situação de vulnerabilidade social. Prevê ainda a possibilidade de oferecer o benefício às crianças e aos adolescentes, dependentes de mulheres assassinadas em contexto de violência doméstica e familiar.

O valor do benefício será de um salário mínimo, a ser creditado mensalmente por transferência bancária instantânea (PIX), pelo período de até seis meses, podendo ser prorrogado, excepcionalmente, por uma vez, pelo mesmo período, desde que recomendado pela equipe técnica mediante parecer social.

Após o parecer, poderá ser concedido o valor adicional de até quatro salários mínimos que deverão ser utilizados, exclusivamente, para a aquisição de mobiliário básico, deslocamentos para outras localidades e outros itens definidos em regulamento.

E o Projeto de Lei 38 de 2025 pretende conceder apoio financeiro às mulheres beneficiárias do Programa Mais Social, responsáveis por famílias monoparentais, em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Os três projetos, de autoria do Poder Executivo, foram discutidos durante a votação. Os deputados destacaram que são passos significativos na luta por mais justiça social em Mato Grosso do Sul, na proteção daqueles que mais precisam e na garantia de oportunidades para um futuro mais digno e seguro para as mulheres e suas famílias.

Por: Heloíse Gimenes

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Projeto de Caravina propõe limitação e alongamento da dívida dos consignados de servidores

A iniciativa segue os moldes da legislação federal (Lei 14.509/2022), que regula os empréstimos consignados para trabalhadores do setor público e privado

Saiba mais
Cover Image

Zeca cobra informações e projetos de proteção ao meio ambiente desenvolvidos em MS para a COP30

A conferência será realizada no mês de novembro, na cidade de Belém, estado do Pará

Saiba mais
Cover Image

Após estudar separação dos Poderes, alunos visitam ALEMS para mais aprendizados

Os alunos do 5º ano do Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel passaram a manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

Saiba mais
Cover Image

Lula cobra fiscalização de preços de combustíveis

Lula participou do anúncio de investimentos da Petrobras, na Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro

Saiba mais
Cover Image

SPU/MS transfere para o INCRA terra da União para regularizar assentamento rural em Porto Murtinho (MS)

A transferência foi formalizada por meio de uma portaria interministerial publicada nesta segunda-feira (7), dentro do programa Imóvel da Gente, que já destinou 119 áreas em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Deputado Caravina promove sessão solene em homenagem aos profissionais do rodeio

A cerimônia será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, reunindo autoridades, representantes da classe e convidados

Saiba mais