Notícia

Ordem do Dia: Saúde e bem-estar dos estudantes avançam com aprovação de proposta na ALEMS

Compartilhar:
Cover Image

Sessões plenárias da Assembleia Legislativa podem ser conferidas ao vivo às terças, quartas e quintas pelos canais oficiais.

Foto: Luciana Nassar

​​​​​​​Projeto que estabelece diretrizes para promoção da saúde nas escolas estaduais recebeu aprovação em redação final durante a sessão desta terça-feira

Os deputados estaduais aprovaram, durante a Ordem do Dia da sessão plenária desta terça-feira (2), três propostas que seguem agora para o expediente. Entre as matérias apreciadas, recebeu destaque o Projeto de Lei 93/2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PL), aprovado em redação final e voltado à promoção da saúde no ambiente escolar da Rede Estadual de Ensino.

A proposta estabelece diretrizes para ações de educação, prevenção e atenção à saúde dos estudantes, contemplando aspectos físicos, mentais e emocionais. O objetivo é fortalecer hábitos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos da rede pública estadual.

O projeto prevê a promoção de ambientes escolares saudáveis e inclusivos, a integração de ações de saúde às atividades pedagógicas e a valorização da saúde mental e emocional dos estudantes. Também incentiva a conscientização sobre alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e prevenção de doenças.

Entre as medidas previstas estão a realização de programas educativos, capacitação de profissionais da educação para lidar com temas relacionados à saúde e oferta de ações de apoio psicológico e emocional aos alunos que necessitarem de acompanhamento.

A matéria ainda possibilita a celebração de parcerias entre escolas e unidades de saúde para campanhas e atendimentos preventivos, aproximando os serviços públicos da comunidade escolar.

Segundo a deputada Mara Caseiro, a iniciativa busca fortalecer a promoção da saúde por meio de ações permanentes de educação, prevenção e atenção aos estudantes. Para a parlamentar, a proposta contribui para uma visão integral do bem-estar dos jovens e a formação de cidadãos mais saudáveis e conscientes.

Patrimônio cultural e valorização da fé

Em discussão única, os parlamentares aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 7/2026, de autoria do deputado Zé Teixeira (PL), que declara a tradicional Romaria Diocesana em honra à Nossa Senhora Aparecida, realizada no distrito de Vila São Pedro, em Dourados, como Patrimônio Imaterial e Cultural de Mato Grosso do Sul.

A romaria é considerada uma das principais manifestações religiosas do Estado e reúne milhares de fiéis anualmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A celebração já integra o Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul desde maio deste ano.

Reconhecimento à advocacia criminal

Também foi aprovado, em segunda discussão, o Projeto de Lei 37/2026, de autoria do deputado Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, que institui o Dia Estadual da Advocacia Criminal.

A data será celebrada anualmente em 2 de dezembro e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. Conforme a justificativa da proposta, a iniciativa reconhece a relevância da advocacia criminal para a garantia dos direitos constitucionais, do devido processo legal e da ampla defesa.

Estudantes e parlamento

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã desta terça-feira (2), a visita de estudantes dos municípios de Iguatemi e Fátima do Sul. As atividades foram realizadas por intermédio do presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), com o objetivo de aproximar os jovens do Poder Legislativo e ampliar o conhecimento sobre o processo democrático.

De Iguatemi, participaram 27 alunos do 9º ano da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto, acompanhados por quatro professores. Já de Fátima do Sul, a visita reuniu 42 estudantes do 9º ano da Escola Estadual Vicente Pallotti, acompanhados pela professora Ana Paula Menezes Cordeiro.

Durante a visita institucional, os estudantes conheceram as dependências da Assembleia Legislativa, receberam informações sobre o funcionamento do Parlamento Estadual e puderam compreender melhor o papel dos deputados na elaboração de leis e na representação da população sul-mato-grossense. A iniciativa integra as ações de educação para a cidadania desenvolvidas pela ALEMS, fortalecendo o vínculo entre a sociedade e o Poder Legislativo.

Por: João Grilo

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Oficina, blitz e cinema marcam 21 dias de ativismo pelo combate à discriminação racial e religiosa

Racismo na periferia tem sido discutido em rodas de conversa e oficinas

Saiba mais
Cover Image

Riedel se licencia do cargo por oito dias e Barbosinha assumirá o governo

Governador se ausentará das funções do dia 13 a 20 de abril, período em que poderá se ausentar do Estado e do País

Saiba mais
Cover Image

Com foco na alfabetização, trabalho desenvolvido nas escolas públicas é reconhecido pelo Governo de MS

Para reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a alfabetização, foi entregue nesta quinta-feira (11), o prêmio Escola Destaque 2025 do Programa MS Alfabetiza.

Saiba mais
Cover Image

Nelsinho pode perder apoio de aliados com os irmãos na esquerda

Candidato à reeleição, o senador dificilmente poderá contar de subir no palanque de candidatos do PL e União Progressista

Saiba mais
Cover Image

STF conclui julgamento que torna Eduardo Bolsonaro réu

Ele foi acusado pelo crime de coação no curso do processo

Saiba mais
Cover Image

João César Mattogrosso toma posse como deputado estadual e inicia seu mandato nesta terça-feira

Prioridade do parlamentar será atender os municípios

Saiba mais