Notícia

Parceria entre Suzano, Sebrae e Senai leva curso de costura criativa para comunidade indígena Ofaié

Compartilhar:
Cover Image

Produtos artesanais confeccionados por famílias da comunidade indígena Ofaié.

Foto: Divulgação

O Projeto Relacionamento da companhia visa promover a geração de trabalho e renda por meio da valorização do artesanato regional e do fortalecimento da agricultura familiar

Ecobags, bolsas, almofadas, toalhas e caminhos de mesa são alguns dos produtos artesanais confeccionados por famílias da comunidade indígena Ofaié, em Brasilândia (MS), que, até o mês de abril, participam de uma formação em costura criativa desenvolvida pelo Programa de Relacionamento da Suzano em parceria com o SENAI e SEBRAE. Além de expressarem elementos tradicionais e refletirem a criatividade e identidade cultural da comunidade, as peças confeccionadas representam novas oportunidades de renda sustentável para as artesãs participantes.

O curso, iniciado em novembro de 2025, vai totalizar 320 horas-aulas e tem como objetivo promover a geração de trabalho e renda por meio do fortalecimento da agricultura familiar e da valorização da cultura local.

"Fortalecer o artesanato e as habilidades da comunidade Ofaié é investir na valorização da cultura tradicional e, ao mesmo tempo, incentivar a geração de renda e a autonomia econômica dessas famílias, o que está diretamente ligado a um dos nossos principais direcionadores, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Além disso, a parceria com o SEBRAE e com o SENAI amplia as possibilidades de qualificação profissional, realizada sempre de forma culturalmente apropriada, e abre novos caminhos para a geração de renda sustentável", destaca Andreone Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Para viabilizar a capacitação, a Suzano forneceu cinco máquinas de costura industrial, além de materiais essenciais para produção. Com esses recursos, as participantes aprendem a confeccionar bolsas, mochilas e cases para computadores, com a perspectiva de avançar para a produção de peças de vestuário, ampliando as oportunidades de geração de renda e valorização do artesanato local.

Ao todo, 20 participantes devem ser beneficiados diretamente pela iniciativa. “Incentivar o artesanato de comunidades como a Ofaié é colaborar com a preservação da história e das tradições dos povos indígenas da região, completa Andreone.

Desenvolvimento sustentável

O curso de costura criativa integra um pacote de ações previstas no Projeto de Relacionamento com a Comunidade Indígena Ofaié, iniciado pela Suzano no segundo semestre de 2024, e que desenvolve frentes de trabalho em apicultura, pecuária, horticultura e artesanato tradicional.

Entre os avanços já alcançados, destacam-se a implantação de cinco hortas familiares, que somam uma área de 750 m². Nelas são cultivados alimentos como quiabo, abóbora, feijão, maxixe, mandioca, berinjela e jiló. O projeto também entregou equipamentos para dar início à produção de mel e reformou oito quilômetros de cercas, garantindo melhores condições para a criação de animais.

Ao todo, as ações beneficiam, direta e indiretamente, 27 famílias que hoje vivem na comunidade.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

Fonte: Infomuts - Informação Inteligente

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Nova fronteira: citricultura abre oportunidades e muda a vida de trabalhadores em Mato Grosso do Sul

A frente de um grupo de funcionários e diaristas que ajudam na colheita, Ana Paula tem o grande desafio de comandar uma produção que abastece o comércio de cidades vizinhas e chegam até Dourados e Campo Grande

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 250 vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (08)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Mutirão da Limpeza encerra atividades no Vila Haro e Vila dos Ferroviários e segue para o Bairro Paranapungá

A partir do dia 11 de novembro, as caçambas estarão disponíveis para atender os moradores do Bairro Paranapungá

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS renova parceria com Embaixada da Índia para aulas de yoga nas escolas

No encontro foram tratadas parcerias em diferentes setores, entre elas na educação, para continuidade e ampliação de aulas de yoga nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Tempestade vira embarcação e família passa 18 horas à deriva no Rio Paraná

Embarcação virou durante tempestade e trio foi encontrado debilitado, mas consciente. Resgate envolveu helicóptero Águia e Corpo de Bombeiros, em Presidente Epitácio (SP)

Saiba mais
Cover Image

Ciclo do Conhecimento, promovido pela Arauco, fortalece instituições sociais de Inocência (MS)

Iniciativa do programa Parceiros do Bem prepara organizações locais para uma gestão autônoma e sustentável

Saiba mais