Notícia

Pequim está pronto para assumir 'papel construtivo' na Ucrânia, diz chanceler chinês em Moscou

Compartilhar:
Cover Image

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

Foto: Jessica LEE / POOL / AFP

O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, terá encontro com o presidente Vladimir Putin

A China está pronta para desempenhar um "papel construtivo" na resolução da guerra na Ucrânia, mas apoia a Rússia na defesa de seus "interesses", disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, à mídia estatal russa Ria Novosti.

O chanceler está em visita a Moscou e tem reunião prevista com o presidente Vladimir Putin, segundo o Kremlin.

Wang declarou à Ria Novosti que "a China está pronta, levando em conta as aspirações das partes envolvidas, para desempenhar um papel construtivo na solução" do conflito.

Pequim e Moscou intensificaram nos últimos anos sua cooperação econômica e seus contatos diplomáticos, em uma aliança estratégica que se fortaleceu ainda mais desde a invasão russa da Ucrânia no início de 2022.

A China se apresenta como um ator neutro nesse conflito e afirma que não fornece assistência letal a nenhuma das partes, ao contrário dos Estados Unidos e de outros países ocidentais.

No entanto, é um aliado político e econômico da Rússia, e a Otan considera Pequim um "facilitador decisivo" da guerra, que nunca condenou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou por um fim rápido do conflito, mas não conseguiu avanços em suas negociações com ambos os lados.

Putin rejeitou um plano conjunto de Washington e Kiev para um cessar-fogo de 30 dias e sugeriu a remoção do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, como parte do processo de paz.

Fonte: oglobo.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “ajudem a construir pontes”

O novo pontífice, que escolheu usar o nome Leão XIV, ainda homenageou seu antecessor, Francisco.

Saiba mais
Cover Image

China critica tarifaço contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

O Ministério das Relações Exteriores da China criticou nesta sexta-feira (11) a tarifa de importação de 50% a produtos brasileiros anunciada esta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Saiba mais
Cover Image

Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic

Esses 700 itens, entre os quais aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro, continuarão a pagar a tarifa de até 10% definida em abril

Saiba mais
Cover Image

Missão internacional: MS olha ‘além do horizonte’ na Índia e avança em setores estratégicos para o Estado

Começando pela Índia, especificamente na cidade de Mumbai, os encontros realizados alinharam questões estratégicas para os dois lados: sul-mato-grossenses e indianos.

Saiba mais
Cover Image

Lula rebate Trump sobre Brasil ser um mau parceiro comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial

Saiba mais
Cover Image

Resultados preliminares apontam para 2º turno na Bolívia entre centrista e conservador; veja quem são os candidatos

Crise econômica, queda do MAS e trajetórias marcadas por polêmicas colocam Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” Quiroga na disputa pelo 2º turno na Bolívia

Saiba mais