Notícia

Período para solicitar de Isenção do IPTU 2026 continua aberto. Confira os prazos e quem tem direito

Compartilhar:
Cover Image

O prazo para requerer a isenção segue até o dia 19 de dezembro de 2025.

Foto: Divulgação

Os interessados devem protocolar o pedido junto ao Departamento de Tributação, localizado na Avenida Antônio Trajano, nº 30 – Centro

A Prefeitura informa que continua aberta a solicitação para isenção do IPTU, referente ao exercício de 2026. O benefício, previsto em diferentes legislações municipais, contempla aposentados, pensionistas, pessoas com doenças graves e portadores de câncer, desde que atendam aos critérios estabelecidos em lei. O prazo para requerer a isenção segue até o dia 19 de dezembro de 2025, com exceção dos portadores de câncer, que podem protocolar o pedido durante todo o ano, e dos portadores de doenças graves, que têm prazo até 31 de março de 2026.

QUEM TEM DIREITO

De acordo com a Lei nº 2.299/2008, têm direito ao benefício os proprietários de imóveis com até 80m² (ou 90m² no caso de aposentados e pensionistas), desde que sejam de padrão popular, utilizados exclusivamente como residência e única propriedade do solicitante, com renda familiar de até dois salários mínimos. Esse grupo deve solicitar até 19 de dezembro de 2025.

Já a Lei nº 2.601/2012 garante isenção para portadores de doenças graves, como tuberculose ativa, esclerose múltipla, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, cegueira, nefropatia grave, entre outras. Nesses casos, o imóvel deve ter até 90m², ser de padrão popular, utilizado como residência e única propriedade, além da exigência de renda familiar de até dois salários mínimos. Esse grupo deve solicitar até 31 de março de 2026.

No caso dos portadores de câncer, a Lei nº 2.916/2015 estabelece que podem solicitar a isenção os proprietários ou locatários responsáveis pelo pagamento do IPTU em contrato, desde que a residência seja a única propriedade, a renda familiar não ultrapasse três salários mínimos e não haja exercício de atividade autônoma de economia informal. Esse grupo pode solicitar ao longo de todo o ano de 2026.

COMO SOLICITAR

Os interessados devem protocolar o pedido junto ao Departamento de Tributação, localizado na Avenida Antônio Trajano, nº 30 – Centro, apresentando a documentação exigida para cada caso. Para dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone (67) 99214-0322 (somente mensagens via WhatsApp) ou pelo e-mail: tributacao@treslagoas.ms.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Três Lagoas reforça Defesa do Consumidor com novo assessor especial no Procon

A designação, oficializada por meio do Decreto nº 1315 e publicada no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL)

Saiba mais
Cover Image

Três morrem na 2ª tragédia em rodovias de MS em menos de 24 horas

Caminhão com combustíveis explodiu após colisão na manhã desta quarta-feira na BR-267, entre Nova Alvorada do Sul e Batagussu

Saiba mais
Cover Image

Mutirão deve castrar 200 cães e gatos em Selvíria

Os proprietários dos animais selecionados serão contatados pela equipe da Vigilância Sanitária de Selvíria, que informará o horário da cirurgia

Saiba mais
Cover Image

Petrobras: nova descoberta de petróleo na Bacia de Campos

A Petrobras identificou a presença de petróleo de "excelente qualidade", segundo avaliação da própria estatal, no pós-sal da Bacia de Campos

Saiba mais
Cover Image

Para fortalecer ações de vigilância em saúde, Governo de MS entrega veículos para 14 municípios

A iniciativa integra a estratégia estadual 'Vigilância em Saúde – Vetores SES'

Saiba mais
Cover Image

Mutirão de limpeza também acontece na Véstia

A iniciativa tem como objetivo manter o bairro mais limpo

Saiba mais