Notícia

Período para solicitar de Isenção do IPTU 2026 continua aberto. Confira os prazos e quem tem direito

Compartilhar:
Cover Image

O prazo para requerer a isenção segue até o dia 19 de dezembro de 2025.

Foto: Divulgação

Os interessados devem protocolar o pedido junto ao Departamento de Tributação, localizado na Avenida Antônio Trajano, nº 30 – Centro

A Prefeitura informa que continua aberta a solicitação para isenção do IPTU, referente ao exercício de 2026. O benefício, previsto em diferentes legislações municipais, contempla aposentados, pensionistas, pessoas com doenças graves e portadores de câncer, desde que atendam aos critérios estabelecidos em lei. O prazo para requerer a isenção segue até o dia 19 de dezembro de 2025, com exceção dos portadores de câncer, que podem protocolar o pedido durante todo o ano, e dos portadores de doenças graves, que têm prazo até 31 de março de 2026.

QUEM TEM DIREITO

De acordo com a Lei nº 2.299/2008, têm direito ao benefício os proprietários de imóveis com até 80m² (ou 90m² no caso de aposentados e pensionistas), desde que sejam de padrão popular, utilizados exclusivamente como residência e única propriedade do solicitante, com renda familiar de até dois salários mínimos. Esse grupo deve solicitar até 19 de dezembro de 2025.

Já a Lei nº 2.601/2012 garante isenção para portadores de doenças graves, como tuberculose ativa, esclerose múltipla, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, cegueira, nefropatia grave, entre outras. Nesses casos, o imóvel deve ter até 90m², ser de padrão popular, utilizado como residência e única propriedade, além da exigência de renda familiar de até dois salários mínimos. Esse grupo deve solicitar até 31 de março de 2026.

No caso dos portadores de câncer, a Lei nº 2.916/2015 estabelece que podem solicitar a isenção os proprietários ou locatários responsáveis pelo pagamento do IPTU em contrato, desde que a residência seja a única propriedade, a renda familiar não ultrapasse três salários mínimos e não haja exercício de atividade autônoma de economia informal. Esse grupo pode solicitar ao longo de todo o ano de 2026.

COMO SOLICITAR

Os interessados devem protocolar o pedido junto ao Departamento de Tributação, localizado na Avenida Antônio Trajano, nº 30 – Centro, apresentando a documentação exigida para cada caso. Para dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone (67) 99214-0322 (somente mensagens via WhatsApp) ou pelo e-mail: tributacao@treslagoas.ms.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Estudo inédito revela impacto ambiental do eucalipto em assentamentos do Bolsão

Estudo identificou que pelo menos 350 nascentes estão degradadas e precisam de recuperação

Saiba mais
Cover Image

STJ condena pastor de MS por estupro de menina

Ele havia sido condenado a 8 anos na primeira instância. Depois, foi absolvido no Tribunal de Justiça. O MPE recorreu e a pena foi restabelecida

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 307 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (25)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Visando diversificar safra agrícola, Governo posterga recolhimento do ICMS da carinata e outros 5 produtos

O tributo só deve ser pago no momento em que ocorrer a saída desses produtos resultantes da sua industrialização, inclusive beneficiamento.

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 227 vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (23)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Portal do Cadastro Único estará indisponível no dia 10 de outubro

A informação foi repassada pelo Governo Federal, que comunicou a indisponibilidade do sistema para extração da base mensal pela DATAPREV

Saiba mais