Notícia

Pescaria "Só Delas" vem trazendo mais cor e animação para o Pantanal

Compartilhar:
Cover Image

Pescaria "Só Delas", que nasceu de um grupo de 13 amigas.

Foto: Divulgação

A primeira edição do evento aconteceu em 2022 e de lá para cá passou a ser realizado todo mês de abril, sempre crescendo

No último fim de semana, de 10 a 13 de abril, o município de Porto Murtinho sediou um evento de pesca feminina, atividade que vem ganhando cada vez mais adeptas: a pescaria "Só Delas", que nasceu de um grupo de 13 amigas da cidade e hoje reúne 48 mulheres não só de Porto Murtinho, mas de Bonito, Dourados, Taquarussu, Nova Andradina, Campo Grande, Cuiabá (MT), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

A primeira edição do evento aconteceu em 2022 e de lá para cá passou a ser realizado todo mês de abril, sempre crescendo.

"Estávamos reunidas em uma tarde festiva e tivemos essa brilhante ideia de montar um grupo de pesca feminina. Daí surgiu a 'Pescaria Só Delas'. Desde então, a cada ano, mais amigas são convidadas a participar", explica Silvia Pinese, uma das 13 amigas originais. "Mesmo crescendo, a gente continua com a essência inicial, que é reunir amigas para pescar, dar boas risadas e contemplar a natureza de forma sustentável. A preservação ambiental é uma das nossas bandeiras. Inclusive, pelo fato de abril ser o mês da prevenção contra a crueldade animal [Abril Laranja], o uniforme do evento este ano levou essa cor", completa.

Thiara Domitila, uma das três organizadoras da edição de 2025, destaca que a pesca esportiva é uma atividade turística importante e que todo o evento foi baseado no 'pesque e solte'. "É uma atividade que movimenta a economia e promove o desenvolvimento local. E todo peixe que foi pescado foi solto. Filmávamos tirando do rio, pesávamos, medíamos e devolvíamos para a água.

Em 2025, foram três equipes campeãs: "Sereias do Pantanal" na categoria Peixe Mais Pesado, com um jau de 12 kg e 98 cm; a categoria Maior Quantidade de Peixes ficou para a equipe "Destemidas", que pegou três barbados e uma jurupoca; e a equipe "Mete Marcha" levou o troféu de Equipe Mais Animada.

"Mesmo com um final de semana de muita chuva no Pantanal, nada impediu a mulherada de ir para o rio pescar, foi um evento lindíssimo e marcante.", celebra Thiara.

Programação diversificada

Realizada pelo segundo ano consecutivo na Pousada Pantaneira Foz do Rio Apa, localizada à beira do Rio Paraguai, a 4ª edição do evento, este ano, teve 16 equipes de três integrantes cada.

Além da pescaria, o evento também contempla momentos de descontração e festa. Todas as noites foram animadas com muita música ao vivo da dupla feminina Jack & Ellen. "Na primeira noite, a Pousada ofereceu uma festa de boas vindas com direito a queima de fogos e bar de drinks. Já na segunda e terceira noites tivemos festas temáticas, festa na piscina e noite pantaneira, com direito a traje a rigor", explica Nadia Dias, uma das organizadoras.

Cada equipe recebeu um kit pescaria contendo camiseta, mochila, viseira e repelente. Além disso, a Pousada presenteou as pescadoras com um kit proteção, que tinha óculos, protetor solar, protetor labial, kit ressaca, e lindas bandeiras com o logotipo do evento e o nome de cada equipe.

Experiências

Para algumas mulheres do grupo, o evento foi a porta de entrada para a pesca esportiva. "Nunca tive interesse em pesca, mas tenho uma amiga que em 2024 foi convidada a participar da 'Só Delas' e me convidou. Topei e fomos. Foi maravilhoso", conta a advogada Mariana Nunes, 26 anos, moradora de Dourados. "Me apaixonei de verdade! É inexplicável a paz, a empolgação e realização de ir pescar e fisgar o peixe", complementa.

Já a fisioterapeuta campo-grandense Kaciane Corrêa Mochizuke, 43 anos, afirma que estar no Pantanal com amigas é uma oportunidade de se reconectar. "Tenho o coração fincado há 20 anos em Porto Murtinho. E participo da pescaria 'Só Delas' porque ali eu me reconecto com o que há de mais bonito: a força das mulheres, a alegria verdadeira, a emoção da pesca esportiva e o nosso Pantanal, que é um pedaço da minha alma!"

"Essa pescaria é um dos momentos mais esperados do meu ano. Sempre gostei de pescar - pescava com a família e desde então o rio faz parte da minha história. Mas foi quando entrei na 'Só Delas' que descobri um outro lado da pescaria: aquele que é só meu. Um tempo só pra mim. É o meu momento de desligar do mundo. Só eu, o rio, a natureza e um monte de mulheres incríveis vivendo a mesma vibe", testemunha a enfermeira Estela da Silva Neves Elias, 39 anos, residente em Porto Murtinho.

Para saber mais sobre a pescaria "Só Delas", acesse o Instagram do evento: @sodelasoficial_.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Apresentação da proposta de revisão do Plano Diretor será feita no dia 29 no Plenário da Câmara

A audiência tem como objetivo apresentar à sociedade a minuta do projeto de lei que trata da revisão do Plano Diretor de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

35ª Festa do Folclore de Três Lagoas terá Nattan, Eduardo Costa, Fábio Jr. e Paralamas do Sucesso

O evento é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas e a Câmara Municipal

Saiba mais
Cover Image

70 anos atrás nascia Gercino Francisco, o famoso negão Caçapava

Homenagem de toda família e amigos

Saiba mais
Cover Image

35ª Festa do Folclore encerra com show histórico dos Paralamas do Sucesso em Três Lagoas

Durante todo o dia, o público pôde prestigiar atividades para toda a família

Saiba mais
Cover Image

2º PET DAY EM TRÊS LAGOAS

A programação contará com desfile pet em quatro categorias

Saiba mais
Cover Image

18ª Cavalgada de Arapuá reuniu mais de 11 mil pessoas

O evento reuniu cerca de 11 mil pessoas e cerca de 480 animais, entre cavalos e bois

Saiba mais