Notícia

Placas falsas eram colocadas em veículos utilizados para tráfico de drogas

Compartilhar:
Cover Image

Placas falsas eram colocadas em veículos para tráfico de droga em MS.

Foto: Gerson Oliveira

A Operação resultou na prisão de quatro acusados de envolvimento na fabricação de placas falsas, feitas por uma empresa conveniada ao Detran

Durante coletiva na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV) na tarde desta terça-feira (25), o delegado Guilherme Sarain afirmou que tanto os carros quanto as motos que utilizavam as placas falsas, muitas vezes eram levadas até a fronteira para traficar drogas. 

A Operação Placa Fria, deflagrada nesta manhã, cumpriu seis mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva de acusados de envolvimento em esquema criminoso, especializado no estampamento de placas falsas fabricadas por uma empresa conveniada do Detran, no bairro Monte Líbano, em Campo Grande.

As investigações duraram cerca de nove meses e partiram da prisão de um suspeito em outro inquérito. A ação resultou em quatro prisões, incluindo a do empresário responsável pela estampadora, de 22 anos, que estava em Santa Catarina. Também foram apreendidos documentos, celulares e 300 kg de maconha, que reforçaram a ligação da quadrilha com o tráfico de drogas.

A atividade acontecia após a aquisição, que era feita por meio de roubo, furto ou compra dos veículos. Os criminosos então, entravam em contato com a empresa para fabricar, sem autorização do Detran, uma placa da Mercosul, visualmente perfeita, só que com QR Code raspada, para impossibilitar a leitura e o controle. Com isso rodavam, colocavam a venda e mandavam para a fronteira para realizar o carregamento de drogas para outros estados e municípios.

A estimativa é que a empresa tenha fabricado mais de 500 placas falsas em um ano e meio. As investigações continuam para identificar outros envolvidos, tanto solicitantes de placas quanto possíveis outras empresas fraudulentas. O Detran também será acionado para medidas administrativas contra a empresa envolvida

“Temos vários suspeitos para serem ouvidos, esse que a gente obteve o mandato de prisão é porque já tinham elementos que indicavam a solicitação mais concreta, não quer dizer que não tenham diversos outros que podemos estar chamando para ouvir”, ressaltou.

O delegado reforçou o alerta na hora de comprar algum veículo para que o indivíduo não caia em golpes. 

"O mercado de veículos conhecidos como ‘bobs’, que são vendidos em plataformas como Facebook Marketplace, OLX e grupos de WhatsApp, tem crescido bastante. Esses veículos possuem restrições administrativas ou judiciais e dívidas que impedem sua regularização. Como a compra é feita sem a transferência documental pelo Detran, o comprador muitas vezes não faz vistoria e não tem certeza da procedência do carro. Em diversos casos, esses veículos são adulterados e podem ser fruto de roubo ou furto. O problema é que, por serem vendidos a preços bem abaixo do mercado, muita gente acaba caindo no golpe sem perceber. Nossa orientação é clara: não compre bob. Sabemos que a situação financeira pode ser difícil, mas para evitar prejuízo e problemas com a Justiça, o ideal é sempre fazer uma vistoria cautelar antes de fechar negócio.”

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Idoso tem corpo e casa queimados pelo filho em MS

Crime aconteceu na última quinta-feira (6); uma pessoa foi presa e idoso está em estado grave

Saiba mais
Cover Image

STF estabelece medidas contra violência em operações policiais do Rio

As medidas foram definidas durante o julgamento definitivo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como a ADPF das Favelas

Saiba mais
Cover Image

Homem é preso por manter esposa e filhos em cárcere privado

Prisão foi feita na última quinta-feira (10); entre as crianças estavam um bebê e duas crianças entre 2 e 5 anos

Saiba mais
Cover Image

Mulher e bebê são mortos e carbonizados em Campo Grande

Corpos foram encontrados no final de uma rua asfaltada com pouco movimento na região oeste de Campo Grande, próximo ao Indubrasil

Saiba mais
Cover Image

Carga com risco de queda mobiliza polícia que descobre 2,7 toneladas de maconha escondidas

Entorpecentes estavam juntos com carga de fécula de mandioca em um caminhão e o motorista foi preso

Saiba mais
Cover Image

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Ministro do STF suspeita que ex-presidente tentaria fugir do Brasil

Saiba mais