Notícia

Polícia Federal combate grupo que envia drogas para Europa em aviões

Compartilhar:
Cover Image

Investigados podem responder por tráfico drogas.

Foto: Polícia Federal

O grupo criminoso usava as chamadas mulas, ou seja, passageiros que transportam produtos ilegais em suas bagagens ou em seu próprio corpo

A Polícia Federal (PF) faz, nesta quarta-feira (7), uma operação contra suspeitos de enviar drogas para a Europa por meio de voos comerciais. O grupo criminoso usava as chamadas mulas, ou seja, passageiros que transportam produtos ilegais em suas bagagens ou em seu próprio corpo.

A operação Tropeiros II cumpre 21 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo, Campinas (SP) e Salvador. Cerca de 100 policiais federais e agentes do Ministério Público Federal (MPF) estão cumprindo mandados em residências e empresas de investigados, além de casas de câmbio e um escritório de advocacia.

Segundo a PF, os alvos da operação são empresários, doleiros, advogados e o gerente de uma instituição financeira. O grupo é acusado de cooptar mulas que levavam para a Europa cocaína acondicionada em mochilas e malas especialmente preparadas para esconder a droga.

No continente europeu, as mulas entregavam a cocaína para pessoas indicadas pelo grupo criminoso, as quais revendiam a droga.

Cocaína

As investigações começaram depois da prisão, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim/Galeão), em 2019, de uma mulher com 3,2 kg de cocaína escondidos no forro de uma bagagem que seria despachada para Portugal.

Além dos mandados de busca e apreensão, também estão sendo cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens e medidas cautelares diversas da prisão, como entrega de passaporte, proibição de se ausentar do país e bloqueio de valores.

A ação desta quarta-feira é um desdobramento da operação Tropeiros, desencadeada em novembro de 2022. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e tráfico transnacional de drogas, cujas penas somadas podem chegar aos 35 anos de prisão.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Fazendeiro suspeito de matar genro a tiros é encontrado e preso em MS

Suspeito chegou a deixar a vítima no hospital alegando que foram vítimas de atentado e que precisava voltar para a fazenda; homem estava em uma casa

Saiba mais
Cover Image

Estado rejeita recursos e mantém licitação milionária para manutenção de frota

Com três empresas tendo solicitado impugnação, o pregão de R$ 40,7 milhões, que definirá quem ficará responsável pelos meios de transporte de Mato Grosso do Sul, pode ser decidido nesta terça-feira (6)

Saiba mais
Cover Image

Homem é preso após matar idoso de 82 anos a facadas em MS

O crime aconteceu na última sexta-feira e o suspeito se apresentou hoje à delegacia do município

Saiba mais
Cover Image

Polícia apreende 300 kg de folha de coca em fiscalização de ônibus em MS

Droga estava distribuída em 11 malas e sacos encontrados no bagageiro do veículo

Saiba mais
Cover Image

Ministério Público fecha o cerco contra a corrupção nas prefeituras de MS

Operações em 11 cidades expõem esquemas milionários de corrupção e ampliam a ofensiva a crimes em câmaras e prefeituras

Saiba mais
Cover Image

Falso funcionário da Bracell é preso por aplicar golpes em comerciantes no interior

O autor se apresentava como "técnico de segurança" e exigia pagamentos de supostas taxas

Saiba mais