Notícia

Ponte Binacional da Rota Bioceânica atinge 75% de execução e deve ser entregue no segundo semestre de 2026

Compartilhar:
Cover Image

Ponte Internacional da Rota Bioceânica.

Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc

10ª Reunião da Comissão Mista da Ponte Bioceânica, realizada em Porto Murtinho.

Com 75% da obra concluída, a Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que vai ligar o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, deverá ser finalizada no segundo semestre de 2026.

Já as obras de acesso à estrutura, que compreendem cerca de 13 quilômetros de extensão em território brasileiro, têm previsão de entrega até o fim do mesmo ano. Os prazos atualizados foram apresentados quarta-feira (31), durante a 10ª Reunião da Comissão Mista da Ponte Bioceânica, realizada em Porto Murtinho.

O encontro reuniu autoridades brasileiras e paraguaias para alinhamento das etapas finais do empreendimento. A reunião foi presidida por Daniel Falcon, ministro-chefe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com a presença do ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Bras Felip.

Também participaram o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação),; o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra; o superintendente federal de Agricultura do Mapa, José Roldão; o diretor de Obras Públicas do Ministério dos Transportes, Allan Magalhães Machado; o superintendente regional do DNIT, Euro Nunes Varanis Jr; além de representantes da Receita Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha e Itaipu Binacional.

A comitiva paraguaia incluiu técnicos dos ministérios de Obras e Transportes, além de representantes do consórcio PyBra, responsável pela construção da ponte no lado paraguaio. Também acompanharam o encontro, pela Semadesc, o secretário-executivo de Qualificação e Trabalho, Esaú Aguiar, e a assessora da Rota Bioceânica, Danniele Paiva.

Avanço das obras

Durante a reunião, foi informado que a obra da ponte, com 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura, já atingiu 75% de execução. O acesso rodoviário, com 13,1 km, está com aproximadamente 17% pronto. Nesse trecho, estão sendo construídas quatro pontes intermediárias, sendo uma delas com quase 700 metros de extensão, devido à travessia de uma área alagada.

A estrutura estaiada é considerada estratégica para consolidar o Corredor Rodoviário de Capricórnio (Rota Bioceânica), ligando os portos do Norte do Chile (Antofagasta e Iquique), passando por Paraguai e Argentina, até os portos brasileiros, como o de Porto Murtinho e, futuramente, outros da costa atlântica.

Além da ponte e dos acessos, está prevista a construção de infraestruturas alfandegárias integradas dos dois lados da fronteira. Segundo a Receita Federal, o fluxo inicial estimado é de 250 caminhões por dia, podendo aumentar à medida que a Rota for consolidada como alternativa logística de exportação e importação para o Mercosul e a Ásia.

Declarações e novos compromissos

O chanceler Daniel Falcon destacou a importância estratégica da obra. “Este encontro está diretamente ligado à importância da ponte, que se insere no contexto mais amplo da Rota Bioceânica. Acreditamos que ela trará progresso, prosperidade, aumento do comércio e mais empregos para toda a região, tanto no Brasil quanto no Paraguai, além de beneficiar os demais países envolvidos na rota”, afirmou. Ele também elogiou a parceria com o Governo do Estado e a prefeitura de Porto Murtinho, ressaltando a harmonia institucional e o comprometimento com o projeto.

O prefeito Nelson Cintra lembrou que a Rota representa uma transformação logística e econômica para o Brasil. “Porto Murtinho será uma nova porta de entrada e saída para o comércio exterior brasileiro com o Pacífico”, disse.

O secretário Jaime Verruck reforçou o alinhamento entre os governos e a importância da obra para Mato Grosso do Sul. “Tivemos a confirmação de que todas as obras estarão concluídas até o final de 2026, incluindo os acessos e os complexos alfandegários. Isso mostra o comprometimento dos governos brasileiro e paraguaio com este megaprojeto, que é prioritário para o Governo do Estado”, afirmou.

Segundo ele, a implantação do ACI (Centro Integrado de Alfândega) em cabeceira única foi amplamente discutida. O governo paraguaio deve apresentar, em até três semanas, suas demandas de infraestrutura, como número de salas e equipamentos, para que o governo brasileiro possa elaborar o projeto executivo. “Essa é uma condição fundamental para o avanço da integração aduaneira entre os dois países”, reforçou.

Outro ponto abordado foi a possível criação de um porto seco no município de Porto Murtinho, diante da perspectiva de aumento no volume de cargas. “A prefeitura já sinalizou a doação de uma área para viabilizar a implantação e licitação do porto seco, caso haja necessidade de ampliação da estrutura aduaneira”, informou o titular da Semadesc.

Também foi tratado o processo de ratificação do aditivo do Acordo da Ponte, que define as responsabilidades tributárias entre os países. “Essa é uma prioridade para o Paraguai e já está em trâmite no governo brasileiro, devendo ser encaminhado ao Senado Federal”, explicou o secretário.

Por fim, discutiu-se a proposta de construção de uma nova ponte sobre o rio Apa, entre Bela Vista (MS) e Bella Vista Norte (PY), com o objetivo de fortalecer ainda mais a integração viária regional. “O Governo Federal está estudando a viabilidade de novas ligações entre a BR-267 e a fronteira, como mais uma alternativa para a Rota Bioceânica”, acrescentou Jaime Verruck.

Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário internacional de mais de 2.400 km que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre os países do Mercosul e os mercados asiáticos, via portos do norte do Chile. A expectativa é de uma redução de até 30% nos custos logísticos e de 15 dias no tempo de transporte em relação à rota marítima tradicional pelo Canal do Panamá.

Para o secretário da Semadesc, a reunião reforça a unidade entre os países na consolidação da rota. “Tivemos uma participação expressiva de todos os entes envolvidos e alinhamos pontos importantes para o avanço da obra. A Comissão Mista tem sido fundamental para o sucesso do projeto”, concluiu Jaime Verruck.

Por: Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mato Grosso do Sul é o segundo estado do Brasil com maior potencial de gerar bioenergia

No ano passado, Mato Grosso do Sul alcançou uma capacidade instalada de geração de energia de 9.843 megawatts (MW)

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de TL assina novo contrato de Iluminação Pública e marca início da modernização no serviço

O projeto também prevê a instalação de novos postes em locais que ainda não contam com iluminação

Saiba mais
Cover Image

CADA DIA MELHOR – Prefeitura de Três Lagoas está com obras de infraestrutura em 14 localidades

As obras incluem pavimentação asfáltica, drenagem de água da chuva, recapeamento e reestruturação de espaços públicos com piscinões

Saiba mais
Cover Image

Selvíria recebe novo ônibus escolar para transporte de estudantes

O novo ônibus visa melhorar o transporte escolar oferecido pela Prefeitura

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas e UFMS divulgam classificação final para professores formadores do PROLEEI-MS

Esta iniciativa está alinhada ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)

Saiba mais
Cover Image

Trabalho de busca ativa em Mato Grosso do Sul inclui mais de 4 mil pessoas no programa Mais Social

De acordo com a Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), 4.226 novos beneficiários foram incluídos no programa a partir da busca ativa

Saiba mais