Notícia

Precoce MS é elogiado pelos produtores e lideranças estaduais durante encontro na Expogrande

Compartilhar:
Cover Image

Programa Precoce MS.

Foto: Mairinco de Pauda

O Programa Precoce MS, que destinou mais de R$ 117 milhões em incentivos para produtores de bovinos jovens cadastrados do Estado em 2024, foi destaque ontem (7) no Encontro Novilho Precoce MS na Expogrande 2025

O Programa Precoce MS, que destinou mais de R$ 117 milhões em incentivos para produtores de bovinos jovens cadastrados do Estado em 2024, foi destaque ontem (7) no Encontro Novilho Precoce MS na Expogrande 2025.

O evento, realizado pela Associação dos Produtores de Novilho Precoce do MS, contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, que participou da abertura da programação e salientou o sucesso do programa de incentivos à pecuária sustentável.

"O Precoce MS é uma vitrine da pecuária sustentável. Nos últimos anos tivemos uma redução de 4 milhões de hectares de pastagens para outras atividades, mas ganhamos em produtividade e aumento na produção bovina. Isso graças ao uso de tecnologias por parte dos pecuaristas e as políticas públicas do Governo do Estado em crescer com sustentabilidade na atividade", salientou.

Também prestigiaram o evento o secretário-executivo de Desenvolvimento, Rogério Beretta, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold. De acordo com o secretário Verruck, o Precoce MS se ajustou às exigências tecnológicas e ambientais, com o objetivo de tornar o Estado carbono neutro até 2030. O programa também atende aos critérios do PNEFA-MS, que visam melhorar o controle zootécnico e zoossanitário, as condições de biossegurança e a rastreabilidade animal, garantindo mais segurança na cadeia da carne.

Elogios Diante dos bons resultados do Precoce MS, o programa foi amplamente elogiado pelo presidente da Associação Rafael Gratão e pelo presidente da Famasul Marcelo Bertoni, na solenidade de abertura.

Atualmente, há 2.848 produtores no programa, com 516 estabelecimentos que adotaram boas práticas agropecuárias. A reforma do programa, iniciada em 2017, busca aumentar a produção sustentável, e a partir de 18 de abril, todos os produtores deverão passar por um processo de avaliação de suas propriedades para continuar no programa.

Segundo o secretário-executivo, Rogério Beretta, o período de transição de um ano do programa vence dia 18 deste mês. "Todas as propriedades rurais que ainda não concluíram o período de transição, a partir de agora elas têm que obrigatoriamente cumprir essa transição que consiste em receber a visita de um técnico da associação cadastrada. Que no caso é a Novilho Precoce pra fazer a avaliação dos critérios na sua propriedade. Então é uma transição necessária para que a gente consiga evoluir dentro de todo o programa. Já temos um número considerável de propriedades que avançaram e agora a gente quer que todo mundo vá junto", concluiu Beretta.

Por: Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mato Grosso do Sul marca presença na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá de 06 a 09 de maio de 2025

Saiba mais
Cover Image

Delas Day incentiva o empreendedorismo feminino e conecta milhares de mulheres a oportunidades

O evento, que se consolida como um dos maiores encontros voltados ao protagonismo feminino no mundo dos negócios, contou com a presença de lideranças, especialistas e instituições comprometidas com o desenvolvimento econômico das mulheres

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas realiza Agenda Positiva do Bem-Estar Animal e anuncia avanços na causa

A ação será aberta ao público, com foco em envolver a comunidade e promover o engajamento coletivo pela causa animal

Saiba mais
Cover Image

Diretores e Servidores de Três Lagoas participam do Programa Nacional de Capacitação Técnica do Sistema Nacional de Trânsito

O evento está ocorrendo na Academia da Polícia Civil (Acadepol) e conta com uma programação intensa durante todo o dia

Saiba mais
Cover Image

Edição deste domingo (20) do A Rua é Nossa terá apresentação do projeto “Verdadeiro Tesouro”

“A Rua é Nossa” é um projeto pensado para a livre ocupação e diversão da população

Saiba mais
Cover Image

SMAS realiza encerramento de temas do SCFV “Banda Cristo Redentor”

O evento contou com diversas apresentações preparadas pelos orientadores e integrantes do SCFV

Saiba mais