Notícia

Prefeitura de Três Lagoas alerta sobre aumento de casos de dengue e chikungunya com o período de chuvas

Compartilhar:
Cover Image

Para mais informações ou orientações, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Endemias, através do telefone 55 67 8139-3193.

Foto: Divulgação

Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele ou cansaço excessivo, é importante procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e orientação médica

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população sobre o aumento no número de casos de dengue e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Com a chegada do período de chuvas, a proliferação do mosquito tende a aumentar, mas a população deve lembrar que o risco permanece mesmo durante a seca, já que o mosquito está presente o ano inteiro.

Além da dengue, que circula com os três sorotipos (Den 1, Den 2 e Den 3), a cidade também tem registrado um aumento no número de casos de chikungunya. Ambas as doenças apresentam sintomas semelhantes, como febre, dores no corpo e erupções cutâneas, mas a chikungunya é especialmente marcada por intensas dores nas articulações, que podem durar semanas ou até meses.

Embora o período de chuvas favoreça o acúmulo de água e a proliferação do mosquito, a prevenção deve ser uma atitude contínua. A população deve eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas residências e comércios, como pneus, garrafas, vasos de plantas e outros objetos que acumulam água.

Além disso, a Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao mosquito, com mutirões de limpeza e visitas às residências. No entanto, a colaboração de todos é fundamental para o sucesso dessas ações.

SINTOMAS E CUIDADOS

Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele ou cansaço excessivo, é importante procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e orientação médica.

Para mais informações ou orientações, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Endemias, através do telefone 55 67 8139-3193.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul avança na área da saúde em 2024 com investimento de R$ 2,3 bilhões

Os investimentos foram distribuídos por diferentes áreas, incluindo a Atenção Primária

Saiba mais
Cover Image

Através do Programa MS Saúde, Três Lagoas vai zerar fila de espera por cirurgia de ombro

18 pacientes serão atendidos em breve, o que garantirá o fim da fila de espera nessa especialidade

Saiba mais
Cover Image

Clínica da Criança ampliou em 118% número de vagas para terapias em junho

A ampliação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para fortalecer a rede de cuidados à infância, conforme o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Dr. Cassiano Maia

Saiba mais
Cover Image

Conheça o Programa “Consultório na Rua” que atende à população em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

O objetivo é garantir o acesso aos serviços públicos de saúde, promover a prevenção de doenças e fortalecer vínculos de cuidado e acolhimento

Saiba mais
Cover Image

Brasil regulamenta exercício profissional da acupuntura

Veja quais profissionais são autorizados a exercer terapia milenar

Saiba mais
Cover Image

Janeiro Roxo reforça a importância da conscientização e do cuidado com a hanseníase em Três Lagoas

A hanseníase tem cura, e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Saiba mais