Notícia

Prefeitura de Três Lagoas alerta sobre aumento de casos de dengue e chikungunya com o período de chuvas

Compartilhar:
Cover Image

Para mais informações ou orientações, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Endemias, através do telefone 55 67 8139-3193.

Foto: Divulgação

Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele ou cansaço excessivo, é importante procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e orientação médica

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população sobre o aumento no número de casos de dengue e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Com a chegada do período de chuvas, a proliferação do mosquito tende a aumentar, mas a população deve lembrar que o risco permanece mesmo durante a seca, já que o mosquito está presente o ano inteiro.

Além da dengue, que circula com os três sorotipos (Den 1, Den 2 e Den 3), a cidade também tem registrado um aumento no número de casos de chikungunya. Ambas as doenças apresentam sintomas semelhantes, como febre, dores no corpo e erupções cutâneas, mas a chikungunya é especialmente marcada por intensas dores nas articulações, que podem durar semanas ou até meses.

Embora o período de chuvas favoreça o acúmulo de água e a proliferação do mosquito, a prevenção deve ser uma atitude contínua. A população deve eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas residências e comércios, como pneus, garrafas, vasos de plantas e outros objetos que acumulam água.

Além disso, a Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao mosquito, com mutirões de limpeza e visitas às residências. No entanto, a colaboração de todos é fundamental para o sucesso dessas ações.

SINTOMAS E CUIDADOS

Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele ou cansaço excessivo, é importante procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e orientação médica.

Para mais informações ou orientações, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Endemias, através do telefone 55 67 8139-3193.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MUTIRÃO DA LIMPEZA – Prefeitura iniciou distribuição de caçambas no Bairro Paranapungá

A campanha tem como objetivo eliminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões

Saiba mais
Cover Image

CASTRAMÓVEL – Nova parada será na Clínica da Criança, a partir de segunda-feira (12)

A partir do dia 12 de maio, a 68ª etapa da campanha será realizada na Clínica da Criança

Saiba mais
Cover Image

Trabalho da Saúde de Três Lagoas é selecionado para o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Brasília

A seleção do trabalho é mais um reflexo do compromisso da Gestão do prefeito Dr. Cassiano Maia, na Saúde, viabilizando políticas públicas de atenção integral à população em situação de vulnerabilidade

Saiba mais
Cover Image

Com apoio do Governo do Estado, Hospital de Câncer inaugura quarto andar e amplia leitos para oncologia

A obra e os equipamentos tiveram o apoio e investimentos do Governo de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

SMS registra aumento de 8,43% na vacinação contra o Sarampo após Dia D

No total, foram aplicadas 67 doses exclusivamente contra o sarampo durante a mobilização

Saiba mais
Cover Image

Curso promovido pela SMS e SES incentiva a participação ativa dos homens gestação da mulher

O objetivo foi incentivar a participação ativa dos homens durante a gestação, abordando temas como saúde masculina, paternidade e a divisão das responsabilidades no cuidado da gestante

Saiba mais