Notícia

Prefeitura de Três Lagoas dá início ao novo Serviço de Telemedicina em Parceria com a Fiocruz

Compartilhar:
Cover Image

Projeto piloto do Serviço de Telemedicina.

Foto: Divulgação

O serviço será ofertado gratuitamente, com qualidade e segurança, fortalecendo a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS)

A Prefeitura de Três Lagoas deu início ao projeto piloto do Serviço de Telemedicina, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa faz parte de um programa do Governo Federal, em colaboração com a Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos especializados por meio de consultas remotas.

O serviço será ofertado gratuitamente, com qualidade e segurança, fortalecendo a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e recebeu, na tarde de hoje, sexta-feira, 29 de agosto, a visita do prefeito Dr. Cassiano Maia, que acompanhou uma consulta e comentou sobre o serviço.

“Com a Telemedicina, vamos reduzir as filas nas especialidades mais demandadas em Três Lagoas. Trata-se de um serviço completo: o profissional pode solicitar exames, receber os resultados, analisá-los e oferecer um diagnóstico preciso ao paciente, tudo de forma prática e segura, mesmo à distância”, comentou o prefeito.

ESPECIALIDADES MÉDICAS

Nesta primeira fase, serão ofertadas de forma gradual especialidades estratégicas, definidas conforme a demanda local e a capacidade de execução imediata. Entre elas: Dermatologia – Geral (todas as idades) Endocrinologia Adulto (a partir de 13 anos) Geriatria (a partir de 60 anos) Hematologia Adulto (a partir de 18 anos) Neurologia Adulto (a partir de 18 anos) Neurologia Pediátrica (até 17 anos) Nutricionista (a partir de 2 anos) Ginecologia Obstetrícia (a partir de 14 anos) Odontologia – Estomatologia Ortopedia Adulto (a partir de 18 anos) Otorrinolaringologia (a partir de 2 anos) Pediatria (até 12 anos completos) Pneumologia Adulto (a partir de 16 anos) Psicologia (a partir de 18 anos) Psiquiatria (a partir de 18 anos) Reumatologia Adulto (a partir de 18 anos) Locais de atendimento na fase piloto Endocrinologia Adulto e Neurologia Adulto: Centro de Especialidades Médicas Dr. Júlio Maia Neurologia Pediátrica: Clínica da Criança Psicologia e Psiquiatria: Ambulatório de Saúde Mental Como funcionará o acesso

Os atendimentos serão realizados por agendamento, contemplando inicialmente pacientes que já estão inseridos na fila de espera da Central de Regulação Ambulatorial, seguindo protocolos técnicos, critérios clínicos e de classificação de risco.

As vagas disponibilizadas pela Fiocruz têm abrangência nacional, o que significa que não há como prever a quantidade exata destinada a Três Lagoas. Ainda assim, todos os pacientes em fila continuarão sendo convocados conforme a ordem regulatória vigente, com equidade e transparência no acesso.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MS Vacina Mais Dengue – USF Vila Piloto estará de plantão neste sábado, 08 de fevereiro

A campanha é destinada ao público-alvo da vacinação: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade

Saiba mais
Cover Image

“Dia D” de Vacinação contra a Gripe imunizou 837 pessoas em Três Lagoas

A ação promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Saiba mais
Cover Image

Com nova arquitetura de regionalização, saúde digital é fortalecida para pacientes de todo o MS

O governador Eduardo Riedel participou de uma visita técnica ao prédio onde são desenvolvidas e implementadas as políticas e projetos da área de “saúde digital”

Saiba mais
Cover Image

Escorpião mata duas crianças e Estado diz que tem estrutura para atender vítimas

Só na primeira semana de agosto, uma menina e um menino, ambos de 8 anos, perderam a vida após serem picados pelo animal

Saiba mais
Cover Image

73ª etapa do Castramóvel no Bairro Santa Rita inicia na próxima terça-feira, 07 de outubro

Além da castração, a estrutura do Castramóvel oferecerá uma série de serviços essenciais à população, com foco na promoção da saúde animal e na conscientização da posse responsável

Saiba mais
Cover Image

SES reforça orientações sobre canetas emagrecedoras e risco do uso de produtos irregulares em MS

Crescimento da obesidade no Estado e venda clandestina de medicamentos na fronteira acendem preocupação sobre uso seguro e acompanhamento adequado

Saiba mais