Notícia

Prefeitura de Três Lagoas realiza capacitação da rede socioassistencial para o serviço “Família Acolhedora”

Compartilhar:
Cover Image

A capacitação foi realizada das 8h às 12h, no Tribunal do Júri, no Fórum da cidade.

Foto: Divulgação

O evento teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico e operacional sobre o Serviço da Família Acolhedora

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Poder Judiciário, promoveu na segunda-feira, 24 de novembro, uma capacitação direcionada aos profissionais da rede socioassistencial do município. O evento teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico e operacional sobre o Serviço da Família Acolhedora, um importante serviço público voltado à proteção e ao cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A capacitação foi realizada das 8h às 12h, no Tribunal do Júri, no Fórum da cidade, com a participação de cerca de 60 profissionais, incluindo assistentes sociais, psicólogos, membros do Judiciário e outros integrantes da rede de proteção. A palestra foi conduzida por Dirlene Joceli Colla, assistente social judiciária do município de Camapuã, cidade que possui uma família acolhedora implementada há muitos anos, com resultados expressivos e reconhecidos. Dirlene compartilhou sua experiência e expertise sobre o funcionamento e a importância do serviço.

Durante a abertura do evento, o Secretário Municipal de Assistência Social, Fernando Garcia, destacou a relevância da capacitação para a melhoria do atendimento às crianças e adolescentes acolhidos. “Esse momento é essencial para qualificar nossa rede de apoio, garantindo que os profissionais envolvidos no Serviço de Família Acolhedora estejam cada vez mais preparados para proporcionar um atendimento humanizado e de qualidade”, afirmou.

O Juiz da Vara da Infância e Juventude, Roberto Hipólito da Silva Júnior, também fez uso da palavra, ressaltando a importância da colaboração entre os diversos atores da rede de proteção. “O Serviço de Família Acolhedora é um pilar fundamental para a garantia dos direitos das crianças em situação de vulnerabilidade. A capacitação que estamos realizando hoje fortalece a articulação entre as áreas de assistência social, psicologia e o Judiciário, o que reflete diretamente na qualidade do atendimento”, disse Candeloro.

OBJETIVOS DA CAPACITAÇÃO

A capacitação proporcionou aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de acolhimento familiar, as práticas de integração das equipes de atendimento e as particularidades do trabalho realizado pelas famílias acolhedoras. Além disso, a formação teve o intuito de aprimorar a articulação entre as diversas esferas da rede de proteção, promovendo o trabalho conjunto entre assistentes sociais, psicólogos, juízes e outros profissionais envolvidos no atendimento.

O foco principal foi o aprimoramento do atendimento humanizado e eficiente, com ênfase no cuidado individualizado que cada criança ou adolescente acolhido necessita. O objetivo é garantir que o retorno ao convívio familiar ou a colocação em uma nova família seja feito da melhor forma possível, proporcionando estabilidade emocional e a proteção necessária para o desenvolvimento saudável dos jovens atendidos.

O evento segue na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, em um encontro direcionado especificamente aos técnicos da assistência, não apenas da equipe do Serviço de Família Acolhedora. A capacitação, novamente conduzida por Dirlene Joceli Colla, tem como objetivo aprofundar conhecimentos, oferecer orientações práticas e qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido no município, garantindo um serviço cada vez mais adequado e alinhado às necessidades das crianças e adolescentes atendidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convida profissionais da contabilidade para encontro sobre a nova Lei de Liberdade Econômica

O evento será uma oportunidade para discutir as mudanças mais recentes, incluindo a ampliação do número de atividades consideradas de baixo risco, que passou de 310 para 607

Saiba mais
Cover Image

Núcleo de Artes da Diretoria de Cultura de Três Lagoas realizará Exposição “Bicho que Voa”

A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, em horário comercial

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convida população para Audiência Pública referente ao Orçamento Anual de 2026

O encontro é uma oportunidade para que a comunidade contribua com sugestões e subsídios ao texto do Projeto de Lei

Saiba mais
Cover Image

“Be Yourself – Parte 2” emociona público com espetáculo sobre aceitação e autenticidade

Com o tema central “Seja sua melhor versão”, a apresentação trouxe reflexões sobre aceitação, liberdade e a importância de viver com autenticidade e verdade

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas realiza capacitação da rede socioassistencial para o serviço “Família Acolhedora”

O evento teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico e operacional sobre o Serviço da Família Acolhedora

Saiba mais
Cover Image

Diretoria de Cultura inaugurou a exposição artística TEKOHÁ no Paço Municipal de Três Lagoas

A mostra permanece aberta ao público até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial

Saiba mais