Notícia

Prefeitura de Três Lagoas realiza Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral nesta sexta-feira (22)

Compartilhar:
Cover Image

Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela.

Foto: Divulgação

A ação é organizada pelos setores de Promoção da Saúde, Endemias, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Entomologia, todos integrantes da SMS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, 22 de gosto, das 8h às 11h, o Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela.

A programação inclui diversas atividades voltadas a toda a comunidade, como orientações educativas sobre a doença, palestra sobre posse responsável de animais, microchipagem, vacinação e coleta de sangue para testagem da leishmaniose. A ação é organizada pelos setores de Promoção da Saúde, Endemias, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Entomologia, todos integrantes da SMS.

Além do evento central, ao longo desta semana a equipe da Saúde também realiza atividades educativas em escolas da rede municipal, como a E.M. General Nelson Custódio e a E.M. Marlene de Noronha. Desde o início de agosto, todas as USFs do município já vêm desenvolvendo Blitz Educativas com usuários do SUS, reforçando informações sobre prevenção e cuidados relacionados à doença.

SOBRE A DOENÇA

A leishmaniose visceral humana (LVH), também conhecida como calazar, é uma doença infecciosa crônica e grave que, se não tratada corretamente, pode levar ao óbito em até 90% dos casos. Entre os sintomas mais comuns estão febre prolongada, perda de peso, fraqueza, aumento do fígado e do baço e anemia.

A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) infectada. No Brasil, os cães domésticos são os principais reservatórios do parasita. O mosquito encontra condições ideais para se reproduzir em locais com acúmulo de matéria orgânica, como folhas secas, restos de alimentos e madeira em decomposição.

É importante destacar que o cão não transmite a doença diretamente para os seres humanos. A transmissão acontece apenas quando o mosquito infectado se alimenta do sangue do animal e, posteriormente, pica uma pessoa.

Por isso, a SMS reforça a importância dos cuidados com os animais de estimação, tanto para a saúde dos pets quanto para a proteção da saúde pública. O Dia D é mais uma oportunidade para conscientizar e mobilizar a população no combate a essa doença que ainda representa risco à vida e à qualidade de vida da comunidade.

SERVIÇO

A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela fica localizada à Rua Manoel de Faria Duque, S/Nº – Jardim Maristela.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão escolar

O Ministério da Educação (MEC) tem a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva desde 2008

Saiba mais
Cover Image

Programa ‘Remédio em Casa’ faz quase 500 entregas diárias em Mato Grosso do Sul

Governo leva medicamentos de uso contínuo diretamente aos pacientes, garantindo comodidade e adesão ao tratamento

Saiba mais
Cover Image

MUTIRÃO DA LIMPEZA – Prefeitura iniciou distribuição de caçambas no Bairro Paranapungá

A campanha tem como objetivo eliminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões

Saiba mais
Cover Image

MS completa 5ª semana de alta consecutiva nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Os dados são compilados pela Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS

O imunizante previne contra a infecção pela bactéria meningococo do tipo B, que é a mais prevalente entre as causadoras de doença meningococica

Saiba mais
Cover Image

Técnicos orientam produtores rurais de Selvíria sobre o complexo teníase-cisticercose

O objetivo é reforçar a prevenção e o controle dessa zoonose, que afeta tanto a saúde humana quanto a produção pecuária

Saiba mais