Notícia

Prefeitura de Três Lagoas realiza Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral nesta sexta-feira (22)

Compartilhar:
Cover Image

Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela.

Foto: Divulgação

A ação é organizada pelos setores de Promoção da Saúde, Endemias, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Entomologia, todos integrantes da SMS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, 22 de gosto, das 8h às 11h, o Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela.

A programação inclui diversas atividades voltadas a toda a comunidade, como orientações educativas sobre a doença, palestra sobre posse responsável de animais, microchipagem, vacinação e coleta de sangue para testagem da leishmaniose. A ação é organizada pelos setores de Promoção da Saúde, Endemias, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Entomologia, todos integrantes da SMS.

Além do evento central, ao longo desta semana a equipe da Saúde também realiza atividades educativas em escolas da rede municipal, como a E.M. General Nelson Custódio e a E.M. Marlene de Noronha. Desde o início de agosto, todas as USFs do município já vêm desenvolvendo Blitz Educativas com usuários do SUS, reforçando informações sobre prevenção e cuidados relacionados à doença.

SOBRE A DOENÇA

A leishmaniose visceral humana (LVH), também conhecida como calazar, é uma doença infecciosa crônica e grave que, se não tratada corretamente, pode levar ao óbito em até 90% dos casos. Entre os sintomas mais comuns estão febre prolongada, perda de peso, fraqueza, aumento do fígado e do baço e anemia.

A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) infectada. No Brasil, os cães domésticos são os principais reservatórios do parasita. O mosquito encontra condições ideais para se reproduzir em locais com acúmulo de matéria orgânica, como folhas secas, restos de alimentos e madeira em decomposição.

É importante destacar que o cão não transmite a doença diretamente para os seres humanos. A transmissão acontece apenas quando o mosquito infectado se alimenta do sangue do animal e, posteriormente, pica uma pessoa.

Por isso, a SMS reforça a importância dos cuidados com os animais de estimação, tanto para a saúde dos pets quanto para a proteção da saúde pública. O Dia D é mais uma oportunidade para conscientizar e mobilizar a população no combate a essa doença que ainda representa risco à vida e à qualidade de vida da comunidade.

SERVIÇO

A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela fica localizada à Rua Manoel de Faria Duque, S/Nº – Jardim Maristela.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Saúde promove atividade formativa do Projeto PET-Saúde Equidade sobre o Código de Ética

A ação teve como destaque a palestra sobre o Código de Ética dos Servidores Públicos Municipais

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria já oferece serviço de Telemedicina em unidade de saúde

Em Selvíria, o atendimento começa pela unidade de saúde

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas sedia capacitação da 2ª Região da Caravana da Castração do Governo de MS

A capacitação acontece no dia 30 de julho, quarta-feira, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Três Lagoas, localizada à Rua Manoel Pedro Campos, 71

Saiba mais
Cover Image

MUTIRÃO DA LIMPEZA – Prefeitura inicia distribuição de caçambas no Jardim Itamaraty e Vila Aeroporto no dia 22

A campanha tem como objetivo eliminar criadouros de vetores de doenças como arboviroses, leishmaniose e escorpiões

Saiba mais
Cover Image

Conheça o serviço de residência terapêutica oferecido pela prefeitura de Três Lagoas

O objetivo desse serviço é oferecer moradia e apoio contínuo a pessoas com transtornos mentais graves, promovendo autonomia, inclusão social e qualidade de vida

Saiba mais
Cover Image

NOVEMBRO AZUL – Prefeitura promoverá ações voltadas à saúde do homem nas USFs

A campanha Novembro Azul, de alcance mundial, tem como objetivo incentivar e orientar os homens a cuidarem da saúde de forma integral

Saiba mais