Notícia

Presidente da Câmara e prefeito promovem abertura oficial de atendimentos da carreta do SUS

Compartilhar:
Cover Image

Três Lagoas é o primeiro município do interior de Mato Grosso do Sul a receber a unidade nesta etapa.

Foto: Gabriela Fernandes

Durante o período de funcionamento, a unidade móvel ofertará diversos exames e procedimentos especializados

Na manhã desta sexta-feira (28), o presidente da Câmara, vereador Tonhão, juntamente com assessores dos vereadores Sirlene dos Santos, Fernando Jurado e Evalda Reis participaram da solenidade que deu início aos atendimentos da carreta do SUS (do Ministério da Saúde), em Três Lagoas.

A solenidade foi conduzida pela administração municipal e teve a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia, da secretária municipal de saúde, Juliana Salim, do analista da Saúde, representante do Ministério da Saúde, Vimercy Ramos; do secretário municipal de Esportes, Juventude e Lazer, Walter Huck, além de servidores municipais e profissionais da imprensa.

“Isso é fruto da habilidade técnica dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, do esforço, do diálogo e da competência do prefeito junto ao governo federal. E, é uma vitória, porque uma das maiores demandas que nós recebemos, enquanto vereadores, é justamente na área da saúde. E, que nós possamos sempre estar participando de momentos assim, pois quem ganha com isso é a nossa população”, enfatizou Tonhão.

A unidade móvel do Ministério da Saúde (MinSaúde) é fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e oferecerá atendimentos direcionados às mulheres, que já aguardam na fila do sistema do município.

Três Lagoas é o primeiro município do interior de Mato Grosso do Sul a receber a unidade nesta etapa. A carreta permanecerá na cidade por, no mínimo, 30 dias, e também, atenderá toda a região da Costa Leste, ampliando o acesso de mulheres aos exames preventivos e aos diagnósticos de média complexidade.

Exames e Procedimentos Oferecidos

Durante o período de funcionamento, a unidade móvel ofertará diversos exames e procedimentos especializados, entre eles:

Mamografia digital; Ultrassonografia mamária bilateral; Ultrassonografia transvaginal e pélvica; Colposcopia; Punção de mama por agulha grossa; Excisões do colo uterino (tipos I e II); Biópsias de mama e colo uterino; Consultas médicas especializadas e teleconsultas; Exames anatomopatológicos de mama e colo uterino. A ação tem como foco o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher, com ênfase na prevenção e rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, bem como, na oferta de procedimentos de média complexidade, como mamografia digital, ultrassonografias (mamária, transvaginal e pélvica), colposcopia e biópsias. A carreta também estenderá o atendimento a toda a região da Costa Leste, na qual Três Lagoas é o primeiro município a receber a unidade.

A secretária municipal de Saúde, Juliana Salim, destacou que a vinda da Carreta da Saúde é um reconhecimento à gestão local. Ela enfatizou que a unidade não se limita à mamografia, mas oferece um atendimento integral com especialistas e acompanhamento completo.

Ainda durante seu discurso, Salim anunciou duas grandes conquistas para o município: selo ouro em eliminação de vírus: Três Lagoas será a primeira cidade da região a receber o Selo Ouro na eliminação do vírus sífilis, HIV e hepatite, superando a capital do estado, que possui o selo bronze; e a contemplação da CR1: A Secretaria obteve a contemplação da Central de Regulação (CR1) junto ao Ministério da Saúde, e a gestão municipal já busca o terreno para a implementação.

O prefeito Dr. Cassiano Maia agradeceu a presença das autoridades e parabenizou a equipe da Saúde pelo trabalho e pelas recentes premiações em rankings. Ele ressaltou que a Carreta da Saúde é um projeto conquistado por meio da gestão pública eficiente, permitindo oferecer serviços diferenciados. "Não estamos aqui só fazendo a consulta, nós não estamos aqui só fazendo a mamografia. Você consegue ter a consulta pelo diagnóstico e ter, além disso, a terapêutica adequada para prevenção dos cânceres ginecológicos. E, isso é muito importante", afirmou.

O gestor municipal também mencionou que a cidade recebeu na antevéspera, o prêmio de eficiência e excelência em gestão, sendo reconhecido como o município do Estado de Mato Grosso do Sul que mais avançou em quesitos de transparência e regras anticorrupção em 2025.

Ele finalizou destacando que a gestão está trabalhando para otimizar os espaços públicos e garantir a qualidade do atendimento, citando a iluminação natalina recém-inaugurada e o planejamento de estruturas para o conforto dos usuários da saúde.

Por: Gislene Almeida

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mato Grosso do Sul inicia projeto-piloto com biolarvicidas para reforçar combate à dengue

A tecnologia utiliza os próprios mosquitos para espalhar o biolarvicida em criadouros de difícil acesso, aumentando a eficácia do controle vetorial e reduzindo a incidência da dengue

Saiba mais
Cover Image

Selvíria receberá unidade odontológica móvel e kits para UBS e Telemedicina

O Novo PAC Seleções é uma das principais estratégias do Governo Federal para garantir infraestrutura na área de saúde

Saiba mais
Cover Image

Escorpião mata duas crianças e Estado diz que tem estrutura para atender vítimas

Só na primeira semana de agosto, uma menina e um menino, ambos de 8 anos, perderam a vida após serem picados pelo animal

Saiba mais
Cover Image

Selvíria inicia campanha de vacinação contra a raiva animal

A imunização de cães e gatos é essencial para o controle da doença e, consequentemente, evitar a transmissão para os seres humanos

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas inicia busca ativa de vacinação contra o sarampo e convoca famílias para proteger crianças

A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir a reintrodução da doença, diante do aumento expressivo de casos em países vizinhos e em todo o continente americano

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas é destaque nacional e regional em cobertura vacinal e acesso à saúde

O ranking é baseado em dados coletados em 2024 e analisa 418 municípios brasileiros, representando 60,28% da população do país, com foco nos municípios com população acima de 80 mil habitantes

Saiba mais