Notícia

Presidente Gerson Claro apresenta balanço sobre missão de Mato Grosso do Sul à Asia

Compartilhar:
Cover Image

Claro classificou com saldo positivo a apresentação de Mato Grosso do Sul para o mundo.

Foto: Wagner Guimarães

eputado Gerson Claro (PP), apresentou um balanço da missão internacional realizada entre 4 e 16 de agosto, liderada pelo governador Eduardo Riedel

Na sessão desta quarta-feira (20), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), apresentou um balanço da missão internacional realizada entre 4 e 16 de agosto, liderada pelo governador Eduardo Riedel. A comitiva visitou Índia, China e Singapura com o objetivo de atrair investimentos e projetar o Estado como polo de desenvolvimento.

Segundo Gerson, a viagem revelou que Mato Grosso do Sul ainda é pouco conhecido em embaixadas e grandes empresas estrangeiras. “Por isso, levamos material destacando a transição energética, a verticalização da produção, a produtividade da soja, o compromisso com o carbono neutro até 2030 e a segurança alimentar”, afirmou.

O presidente destacou dados apresentados pelo governador, como a redução da área de pecuária de 20 milhões para 16 milhões de hectares em 15 anos, mesmo com o aumento do rebanho e da produção; a produtividade da soja; o baixo índice de desemprego (2,9% desde 2012); e modelos sustentáveis que remuneram boas práticas.

“Apesar de a agenda ter sido construída antes do tarifaço dos Estados Unidos, o tema foi inevitável nas discussões. A imagem vendida do Brasil e de MS ainda é de aftosa, desmatamento e carne de baixa qualidade. Conseguimos desconstruir essa visão e mostrar outra realidade a grandes empresas e embaixadas”, relatou Gerson.

O parlamentar lembrou que aspectos positivos, como a Lei do Pantanal, aprovada pela ALEMS, quase não foram abordados no exterior. “Se houvesse queimadas neste período de seca, a repercussão seria enorme. Mas quando temos chuvas e não há incêndios, nada é mostrado. É autossabotagem”, criticou.

Agência de exportações e protagonismo da Ásia

Em aparte, o deputado Pedrossian Neto (PSD) reforçou a crítica à “autossabotagem” e sugeriu medidas concretas. “Há grupos organizados em contato com o exterior para destacar apenas notícias ruins. Inovações como o Código Florestal, referência mundial, quase nunca aparecem. Precisamos de uma agência estadual de promoção de exportações, a exemplo da ApexBrasil, para fortalecer nossa imagem e atrair investimentos com mais profissionalismo”, defendeu.

O deputado Pedro Kemp (PT), por sua vez, destacou a relevância geopolítica da região visitada. “Existe um mundo além dos Estados Unidos. O tarifaço de Trump mostrou que o império norte-americano está em decadência. Quem está em ascensão são a China, a Índia e os países do BRICS, que terão um futuro brilhante se souberem se posicionar com soberania”, afirmou.

Relações comerciais sem ideologia

Ao encerrar, Gerson Claro ressaltou que a diplomacia econômica deve estar acima de disputas políticas. “Relacionamento comercial não pode ser ideologia. Precisamos vender para a China, fortalecer o BRICS e, sobretudo, buscar aquilo que melhora a vida da população brasileira”, concluiu.

Fonte: Por: João Grilo

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios

A decisão foi motivada por uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)

Saiba mais
Cover Image

Projeto da reciprocidade econômica tem apoio dos 3 senadores de MS

Nelsinho Trad (PSD/MS), Soraya Thronicke (Podemos) e Tereza Cristina (PP) foram os representantes sul-mato-grossenses na votação que aconteceu ontem, dia 1º de abril

Saiba mais
Cover Image

Idealizado por Zeca, Selo da Agricultura Familiar é sancionado em MS

O deputado e ex-governador enalteceu o Executivo Estadual e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pela sensibilidade ao aprovar e sancionar o projeto de lei

Saiba mais
Cover Image

Audiência para discutir obra e transferência do Estádio Morenão será na terça-feira

A audiência pública para discutir as obras, a reforma e a transferência do Estádio Morenão ao Governo do Estado será na terça-feira (17), a partir das 14h

Saiba mais
Cover Image

Motta pauta PEC que dificulta denúncias criminais contra parlamentares

Governo ainda não se manifestou oficialmente

Saiba mais
Cover Image

Com filiação de prefeito de Três Lagoas, PP e PL empatam em prefeitos no MS

Liderados por Tereza Cristina e Reinaldo Azambuja, partidos somam 46 executivos municipais no Estado, e aliança conjunta com o PSDB fortalece ainda mais a direita no Estado

Saiba mais