Notícia

Regional de Três Lagoas faz 1ª cirurgia neurológica em novo setor e define protocolos com equipe da SES

Compartilhar:
Cover Image

Equipe da SES esteve no hospital nesta semana para alinhar fluxos e definir protocolos de atendimento.

Foto: Divulgação

Cirurgia de craniotomia em paciente de 62 anos consolida Três Lagoas como referência em neurologia na Costa Leste

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) segue avançando na ampliação da assistência neurológica com a consolidação da neurologia no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Após iniciar o atendimento especializado em neurologia no dia primeiro de março, o hospital já realizou sua primeira cirurgia na especialidade: uma craniotomia, consolidando Três Lagoas como polo de referência para toda a região.

Nesta semana, equipe da SES esteve na unidade para definir protocolos para a nova modalidade de atendimento. A primeira intervenção cirúrgica feita na unidade, a craniotomia, é um procedimento que consiste na retirada de parte do osso do crânio para acessar o cérebro.

A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (5) em um paciente de 62 anos, que sofreu uma queda da própria altura, e durou 45 minutos. A equipe médica especializada contou com suporte completo para garantir a segurança do paciente e a qualidade do procedimento.

A inclusão da neurologia dentro do modelo de regionalização da saúde faz parte do processo de descentralizar os atendimentos de alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes. Agora, moradores da Costa Leste contam com um serviço especializado mais próximo, garantindo mais agilidade e qualidade na assistência.

O fortalecimento da especialidade em Três Lagoas como polo de referência reafirma o compromisso da SES em estruturar os hospitais regionais e interiorizar serviços médicos antes concentrados na Capital. “A Neurologia sempre foi um sonho para nós, e agora estamos empenhados em continuar aperfeiçoando o que fazemos aqui”, pontuou o diretor-geral do hospital, Henrique Schultz.

Protocolos de atendimento

Para garantir a organização e a eficiência do novo serviço, uma equipe da SES esteve no hospital nesta semana para alinhar fluxos e definir protocolos de atendimento. A visita técnica contou com a participação da superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso; e da equipe da Assessoria Técnica Médica: o titular, Dr. João Ricardo Tognini, e Dr. Rodrigo Quadros.

Segundo a superintendente, a implantação do serviço no Hospital Regional Magid Thomé representa um avanço expressivo para a regionalização da saúde. “Desde o dia 1º de março, o hospital passou a ser referência nesta especialidade para toda a Costa Leste. Viemos conhecer de perto a equipe, os fluxos e alinhar diretrizes para garantir a melhor assistência aos pacientes”, detalhou.

Por: Danúbia Burema, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Saúde reforça a importância das salas de hidratação no manejo clínico da dengue em MS

As salas de hidratação – cerca de 300 unidades espalhadas pelo estado – estão localizadas nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

ANTECIPOU – TL iniciou Campanha de Vacinação contra a Influenza nesta terça-feira (1º)

O imunizante está disponível para todas as pessoas que pertencem ao grupo prioritário, conforme diretrizes do Ministério da Saúde

Saiba mais
Cover Image

MUTIRÃO DA LIMPEZA – Prefeitura iniciou distribuição de caçambas no Bairro Paranapungá

A campanha tem como objetivo eliminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria já oferece serviço de Telemedicina em unidade de saúde

Em Selvíria, o atendimento começa pela unidade de saúde

Saiba mais
Cover Image

Selvíria já cadastra para “Caravana da Castração” de cães e gatos

Para garantir o atendimento, é obrigatório realizar o pré-cadastro

Saiba mais
Cover Image

Projeto “Saúde em Cada Roda” alerta para os perigos dos pneus descartados no meio ambiente em Selvíria

Apenas em 2024, mais de 24 toneladas foram descartadas em Selvíria

Saiba mais