Notícia

Rio de Janeiro sediará encontro de ministros de Finanças do Brics

Compartilhar:
Cover Image

O evento será no dia 5 de julho, um dia antes da Cúpula de Líderes.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi

Evento será em julho, pouco antes da Cúpula dos Líderes do grupo

O Rio de Janeiro será a sede do encontro de ministros de Finanças e de presidentes dos Bancos Centrais do Brics, bloco de 11 países liderado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento será no dia 5 de julho, um dia antes da Cúpula de Líderes.

O encontro da Trilha de Finanças do Brics, co-presidido pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central do Brasil, já havia sido confirmado na sexta-feira (21) pela Embaixadora Tatiana Rosito, secretária de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda. A embaixadora co-presidirá a primeira reunião de vice-ministros e vice-presidentes de bancos centrais na Cidade do Cabo, África do Sul, na quarta-feira (26).

Os países que compõem atualmente o Brics são: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Irã e Indonésia.

Reunião de sherpas Brasília sedia nessa terça e quarta-feira, 25 e 26 de fevereiro, a primeira reunião de sherpas sob a presidência brasileira. Os sherpas são enviados especiais dos chefes de estado/governo dos membros do Brics, com a responsabilidade de conduzir as discussões rumo à Cúpula de Líderes. A reunião de sherpas será presidida pelo embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty e sherpa do Brasil no Brics.

As reuniões servirão para apresentar aos sherpas do Brics as prioridades do Brasil no comando do grupo, que são as seguintes:

uso de moedas locais em operações financeiras; cooperação em saúde; financiamento de ações de combate à mudança do clima; comércio, investimento e finanças do Brics; governança da inteligência artificial; desenvolvimento institucional do Brics. O encontro será aberto na terça-feira pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, na capital federal. Existe ainda a possibilidade de uma sessão especial com discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos participantes, no segundo dia do evento.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Fome é irmã da guerra e inimiga da democracia, diz Lula

Presidente fez discurso em evento promovido pela FAO em Roma

Saiba mais
Cover Image

Brasil e Índia firmam acordo para fortalecer produção de vacinas

Alckmin e Padilha firmaram compromisso durante agenda em Nova Délhi

Saiba mais
Cover Image

Presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz diz que país 'respira ventos de mudança'

Vitória de Paz coloca fim a 20 anos de governos de esquerda

Saiba mais
Cover Image

Sobe para 65 o número de mortos em incêndio em complexo de arranha-céus em Hong Kong

Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas.

Saiba mais
Cover Image

Trump diz que Maduro foi levado a Nova York em navio e anuncia que EUA terão 'forte envolvimento' com petróleo da Venezuela

Em entrevista à Fox News após ataque à Venezuela, presidente dos EUA disse também que futuro do governo da Venezuela ainda será decidido

Saiba mais
Cover Image

Protestos no Irã já deixaram 65 mortos e mais de dois mil presos

As manifestações que começaram por causa da crise econômica ganharam tom político, com pedidos pela queda do regime islâmico. Autoridades iranianas acusam EUA e Israel de fomentar manifestações

Saiba mais