Notícia

Rotas de integração com a América do Sul é tema de debate no segundo dia de Fórum da Abruem

Compartilhar:
Cover Image

73º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Foto: Divulgação

O cenário é promissor para o protagonismo das universidades; destaque para o programa UEMS na Rota

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebe, de 21 a 24 de maio, o 73º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Sob o tema 'Governança, Inovação e Responsabilidade nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil' o fórum promove debates estratégicos sobre o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação com foco no papel das instituições de ensino superior estaduais e municiais para o desenvolvimento do Brasil.

Neste segundo dia, a palestra de abertura abordou tópicos importantes como sobre a necessidade do protagonismo das Universidades com a interiorização das Rotas de Integração Sul-Americana, proferida pelo pesquisador e integrante do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Luciano Wexell Severo.

Severo contextualizou aos presentes o cenário de iniciativas governamentais para a promoção e consolidação de uma integração regional no continente da América do Sul como parte das soluções para enfrentar os desafios compartilhados regionalmente. Em sua apresentação ele contextualizou o esforço do Governo Federal "para a construção de um mundo pacífico; do fortalecimento da democracia; da promoção do desenvolvimento econômico e social; do combate à pobreza, à fome e a todas as formas de desigualdade e discriminação; da promoção da igualdade de gênero; da gestão ordenada, segura e regular das migrações; do enfrentamento da mudança do clima, inclusive por meio de mecanismos inovadores de financiamento da ação climática".

A presidente da Abruem, Cicília Maia agradeceu a iniciativa reconhecendo se tratar de uma grande oportunidade para que as Universidades estaduais e municipais se defrontam diante de um cenário apoiado pelo Governo Federal.

"Ficamos entusiasmados quando o Brasil segue o rumo de futuro seguindo com planejamento. A Abruem teve recentemente uma Agenda com o vice-presidente Geraldo Alckmin para discutir apoio para as Instituições públicas de ensino superior e penso que esse é o norte e que o nosso país precisa. Agradeço a presença do Luciano Severo, que representou aqui a ministra Simone Tebet. Vocês trazem a nós uma diretriz sólida e ficamos entusiasmados com as políticas de planejamento e com as possibilidades com as quais as instituições podem atender. Nos colocamos à disposição".

Ruberval Maciel apresentou os produtos já elaborados pelo Programa UEMS na Rota, pioneiro e que desde há 8 anos pensou a criação da Rede Unirila (Universidades da Rota de Integração Latino-americana). Foi apresentado um vídeo institucional com as potencialidades do Programa UEMS na coordenado por ele e exemplares de publicações, dentre as quais 'Estudo da Dinâmica dos arranjos produtivos locais do Estado de Mato Grosso do Sul' e 'UNIRILA: Caminhos do conhecimento para o desenvolvimento transnacional sustentável'.

"As potencialidades desse trajeto, estão sendo pensadas pela UEMS num cenário de convergência destas Rotas que visam a integração de diferentes eixos de conhecimento", destacou o docente e pesquisador UEMS.

Mais informações sobre as Rotas

Nos 3 últimos anos, o Governo Federal, sob a gestão de Luis Inácio Lula da Silva, o Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO), sob responsabilidade da ministra Simone Tebet, tem promovido uma retomada de um ousado projeto de integração latino-americana. Nesse contexto, iniciativa promoveu uma série de ações como audiências públicas, os Diálogos Sul-Americanos e o fomento de mais de 190 projetos de integração latino-americana, por meio de obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

Rota 1 - Ilha das Guianas; Rota 2 - Amazônica; Rota 3 - Quadrante Rondon; Rota 4 - Bioceânica de Capricórnio. Esta contempla o Estado de Mato Grosso do Sul e a construção da ponte binacional entre Porto Murtinho/MS e Carmelo Peralta/Paraguai; Rota 5 - Bioceânica do Sul.

Nesse contexto, o Mato Grosso do Sul caminha para ser o maior polo de celulose do mundo, com fábricas em Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Inocência. A Rota da Celulose, pelas BR-262 e BR-267, facilitará o escoamento da produção. O cenário tem oportunizado, por meio de protagonismo da UEMS via Programa UEMS na Rota Bioceânica diversas publicações.

Mais informações no endereço https://www.uems.br/pagina/uems-na-rota/Publicacoes/Producoes.

Fonte: Comunicação UEMS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Para promover e ampliar inclusão, Governo de Mato Grosso do Sul lança projeto ‘Laços da Cidadania’

A medida tem validade por prazo indeterminado e representa um avanço estratégico na valorização da produção em pequena escala

Saiba mais
Cover Image

SCFV – Bombeiros do Amanhã encerra ciclo de atividades com apresentações culturais para familiares

O evento contou com apresentações musicais e a confecção de pinturas em tela, feitas para os familiares, marcando o encerramento do ciclo

Saiba mais
Cover Image

MAIO AMARELO – Prefeitura reforça ações de conscientização para um trânsito mais seguro

O Maio Amarelo em Três Lagoas segue até o fim do mês com eventos marcantes, como uma carreata no dia 30 e a simulação de sinistro no dia 31

Saiba mais
Cover Image

Ação Cidadania vai reunir instituições públicas e privadas no combate ao feminicídio em Campo Grande

O evento 'Ação Cidadania #TodosPorElas - Pelo Fim do Feminicídio' será realizado das 8h às 17h

Saiba mais
Cover Image

1ª Semana da Agricultura Familiar de Três Lagoas é nesta quinta-feira (24). Veja a programação

A ação começa no dia 24 de julho, com atividades das 7h às 17h na Arena Mix, e segue no dia 25 de julho, das 7h às 12h, no estacionamento da NOB, no centro da cidade

Saiba mais
Cover Image

Seu “doguinho” também vai poder participar da 35ª Festa do Folclore. Veja como

35ª Festa do Folclore de Três Lagoas reserva dois momentos especiais para as famílias que tem “doguinhos” em casa: o Desfile Pet e a “Cãominhada”.

Saiba mais