Notícia

Secretaria de saúde confirma primeira morte do ano por Chikungunya em MS

Compartilhar:
Cover Image

Mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Foto: Arquivo

Vítima é uma idosa de 84 anos de idade, moradora do município de Dois Irmãos do Buriti e sem comorbidades relatadas

Mato Grosso do Sul registrou a primeira morte por Chikungunya em 2025. O caso foi confirmado no boletim da 9ª semana epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Conforme o levantamento, a vítima é uma idosa de 84 anos de idade, moradora do município de Dois Irmãos do Buriti, a 116 quilômetros de Campo Grande.

O início dos sintomas ocorreu no dia primeiro de fevereiro e a morte, três dias depois, em quatro de fevereiro. A confirmação do óbito aconteceu dois dias depois, em seis de fevereiro. A vítima não tinha comorbidades relatadas.

Aumento de casos Ao todo, Mato Grosso do Sul já registrou 2.448 casos prováveis de Chikungunya em 2025, sendo 309 confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). 

Se comparado com os números registrados até a 8ª semana, divulgada na quinta-feira passada (27), os números indicam um aumento de 32,6% em casos confirmados.

Isso porque, até o último levantamento, Mato Grosso do Sul tinha registrado 1.863 casos prováveis e 233 confirmados, 76 a menos que o registrado nesta semana.

Além da morte confirmada em Dois Irmãos do Buriti, um outro óbito ocorrido no município de Mundo Novo esteve sob investigação da Secretaria de Saúde para saber se foi causada por Chikungunya na última semana. Contudo, até esta sexta-feira (7), o caso não se confirmou.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

MS registra 107 novos casos de dengue em uma semana Em 8 dias, Mato Grosso do Sul registrou 107 novos casos confirmados de dengue em 2025, conforme o boletim da 9ª semana epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Com os novos registros, o estado soma um total de 1.234 casos confirmados e 3.801 casos prováveis da doença no ano.

O índice de casos confirmados de dengue em Mato Grosso do Sul neste levantamento representa um aumento de 9,49%, se comparado com o último boletim da SES, que indicou 1.127 casos confirmados na última quinta-feira (27).

Óbitos Ainda conforme o documento, três óbitos já foram confirmados em decorrência da doença no ano de 2025.

A primeira vítima fatal de dengue foi uma idosa, entre 70 e 79 anos de idade, do município de Inocência, a 335 quilômetros da capital Campo Grande.

A segunda foi uma outra idosa, de 88 anos, confirmada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (26) no município de Nova Andradina. Já o terceiro óbito foi registrado no município de Três Lagoas. Outras duas mortes estão sob investigação.

Nos últimos 14 dias, Japorã foi o município com alta incidência de casos confirmados da doença. Na sequência, também chamaram atenção os registros de dengue em Paraíso das Águas, que obteve incidência média de casos.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul abre credenciamento para contratação de leitos neonatais e pediátricos

Processo visa atender a oferta de UTI Pediátrica e Neonatal, além de leitos clínicos para atendimento infantil em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

SES lança painel digital integrado para modernizar atendimento odontológico em MS

Iniciativa melhora a tomada de decisões nos municípios e aprimora a assistência no Estado

Saiba mais
Cover Image

Clínica da Criança ampliou em 118% número de vagas para terapias em junho

A ampliação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para fortalecer a rede de cuidados à infância, conforme o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Dr. Cassiano Maia

Saiba mais
Cover Image

Hemosul convoca doadores: estoques de O-, O+ e A- estão em nível crítico em Mato Grosso do Sul

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está com os estoques de sangue em estado crítico para os tipos O negativo, O positivo e A negativo

Saiba mais
Cover Image

Mais de 600 cães e gatos já foram vacinados contra a raiva em Selvíria

Na zona urbana de Selvíria, incluindo a Véstia, a vacinação será realizada no dia 27 de setembro

Saiba mais
Cover Image

Mutirão de vacinação em Três Lagoas atualiza cadernetas e emite 722 DVAs

A ação aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município

Saiba mais