Notícia

Secretaria de saúde confirma primeira morte do ano por Chikungunya em MS

Compartilhar:
Cover Image

Mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Foto: Arquivo

Vítima é uma idosa de 84 anos de idade, moradora do município de Dois Irmãos do Buriti e sem comorbidades relatadas

Mato Grosso do Sul registrou a primeira morte por Chikungunya em 2025. O caso foi confirmado no boletim da 9ª semana epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Conforme o levantamento, a vítima é uma idosa de 84 anos de idade, moradora do município de Dois Irmãos do Buriti, a 116 quilômetros de Campo Grande.

O início dos sintomas ocorreu no dia primeiro de fevereiro e a morte, três dias depois, em quatro de fevereiro. A confirmação do óbito aconteceu dois dias depois, em seis de fevereiro. A vítima não tinha comorbidades relatadas.

Aumento de casos Ao todo, Mato Grosso do Sul já registrou 2.448 casos prováveis de Chikungunya em 2025, sendo 309 confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). 

Se comparado com os números registrados até a 8ª semana, divulgada na quinta-feira passada (27), os números indicam um aumento de 32,6% em casos confirmados.

Isso porque, até o último levantamento, Mato Grosso do Sul tinha registrado 1.863 casos prováveis e 233 confirmados, 76 a menos que o registrado nesta semana.

Além da morte confirmada em Dois Irmãos do Buriti, um outro óbito ocorrido no município de Mundo Novo esteve sob investigação da Secretaria de Saúde para saber se foi causada por Chikungunya na última semana. Contudo, até esta sexta-feira (7), o caso não se confirmou.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

MS registra 107 novos casos de dengue em uma semana Em 8 dias, Mato Grosso do Sul registrou 107 novos casos confirmados de dengue em 2025, conforme o boletim da 9ª semana epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Com os novos registros, o estado soma um total de 1.234 casos confirmados e 3.801 casos prováveis da doença no ano.

O índice de casos confirmados de dengue em Mato Grosso do Sul neste levantamento representa um aumento de 9,49%, se comparado com o último boletim da SES, que indicou 1.127 casos confirmados na última quinta-feira (27).

Óbitos Ainda conforme o documento, três óbitos já foram confirmados em decorrência da doença no ano de 2025.

A primeira vítima fatal de dengue foi uma idosa, entre 70 e 79 anos de idade, do município de Inocência, a 335 quilômetros da capital Campo Grande.

A segunda foi uma outra idosa, de 88 anos, confirmada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (26) no município de Nova Andradina. Já o terceiro óbito foi registrado no município de Três Lagoas. Outras duas mortes estão sob investigação.

Nos últimos 14 dias, Japorã foi o município com alta incidência de casos confirmados da doença. Na sequência, também chamaram atenção os registros de dengue em Paraíso das Águas, que obteve incidência média de casos.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk

Saiba mais
Cover Image

MS completa 5ª semana de alta consecutiva nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Os dados são compilados pela Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Campanha “Aluno Imunizado” segue com vacinação nas escolas de Três Lagoas até 30 de maio

A campanha é realizada até o dia 30 de maio, durante os horários normais de funcionamento das escolas, Escola Municipal Educação no Campo

Saiba mais
Cover Image

Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos pacientes

Governo do Estado vem reescrevendo essa realidade com uma estratégia concreta de regionalização do cuidado e expansão dos serviços de TRS (Terapia Renal Substitutiva), ancorada no SUS (Sistema Único de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas realiza “Dia D da Campanha Antirrábica” para cães e gatos no dia 04 de outubro

Serão 30 postos de vacinação espalhados por toda a cidade, oferecendo gratuitamente a vacina para animais a partir de 3 meses de idade.

Saiba mais
Cover Image

OUTUBRO ROSA – Confira a programação da Campanha da SMS em alusão à saúde da mulher

O movimento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero

Saiba mais