Notícia

Seis em cada 10 brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho

Compartilhar:
Cover Image

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho atual de 44 horas semanais

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho atual de 44 horas semanais. Segundo a pesquisa, 27% são contrários à diminuição; 5%, não são nem a favor e nem contra; e 3% não souberam responder.

Foram ouvidas presencialmente 2 mil pessoas com mais de 16 anos de idade, nas 27 unidades da federação. As entrevistas foram realizadas de 10 a 15 de janeiro de 2025.

De acordo com a pesquisa, os principais benefícios criados pela redução da jornada apontados pelas pessoas ouvidas foram:

Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (indicado por 65% dos entrevistados) Aumento na produtividade (55%) Desenvolvimento social do país (45%) Desenvolvimento econômico (40%) Aumento da lucratividade das empresas e indústrias (35%) Em relação à jornada de seis dias de trabalho por um dia de folga, a opinão dos entrevistados foi:

54% contra 39%, a favor 4% nem contra nem a favor 3% não souberam responder Especificamente perguntados sobre a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como a PEC da escala 6x1, em análise na Câmara dos Deputados, que prevê a redução da jornada máxima de trabalho semanal para 36 horas, sendo 4 dias de trabalho e 3 dias de folga, sem a diminuição do salário, a opinão dos entrevistados foi:

63% a favor 31% contra 4% nem contra nem a favor 3% não souberam responder A maioria (42%) disse ainda que a alteração seria positiva para o país; 30%, negativa; 22%, não faria diferença; e 6%, não soube responder.

Caso a redução da jornada de trabalho se tornasse uma realidade, 47% afirmaram que utilizariam o tempo livre do trabalho para se dedicar à família; dedicar atenção à saúde (25%); fazer renda extra (22%); e investir em cursos e capacitações profissionais (17%).

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Projeto de lei quer proibir áreas VIPs em eventos custeados pelo Estado

De autoria do deputado Pedrossian Neto, o texto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)

Saiba mais
Cover Image

Jovens vereadores apresentam projetos de lei visando diagnóstico tardio do autismo e combate ao cyberbullying

Eles também relataram muitos acidentes de trânsito e pediram cuidado e cumprimento das leis

Saiba mais
Cover Image

Projeto que cria cadastro de condenados por violência contra a mulher é aprovado

A medida ainda será analisada em segunda votação, posteriormente, antes da sanção do Governo do Estado

Saiba mais
Cover Image

Governo anuncia R$ 170 milhões para o Programa Município Mais Seguro

Meta é fortalecer a segurança preparando guardas municipais

Saiba mais
Cover Image

Universitários participam do programa Visita Guiada

Pela primeira vez o programa recebeu universitários para conhecerem o poder legislativo e discutirem mais sobre os três poderes e a democracia

Saiba mais
Cover Image

Lula afirma que vai vetar PL da Dosimetria

Declaração foi dada em entrevista coletiva no Palácio do Planalto

Saiba mais