Notícia

Seis em cada 10 brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho

Compartilhar:
Cover Image

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho atual de 44 horas semanais

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho atual de 44 horas semanais. Segundo a pesquisa, 27% são contrários à diminuição; 5%, não são nem a favor e nem contra; e 3% não souberam responder.

Foram ouvidas presencialmente 2 mil pessoas com mais de 16 anos de idade, nas 27 unidades da federação. As entrevistas foram realizadas de 10 a 15 de janeiro de 2025.

De acordo com a pesquisa, os principais benefícios criados pela redução da jornada apontados pelas pessoas ouvidas foram:

Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (indicado por 65% dos entrevistados) Aumento na produtividade (55%) Desenvolvimento social do país (45%) Desenvolvimento econômico (40%) Aumento da lucratividade das empresas e indústrias (35%) Em relação à jornada de seis dias de trabalho por um dia de folga, a opinão dos entrevistados foi:

54% contra 39%, a favor 4% nem contra nem a favor 3% não souberam responder Especificamente perguntados sobre a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como a PEC da escala 6x1, em análise na Câmara dos Deputados, que prevê a redução da jornada máxima de trabalho semanal para 36 horas, sendo 4 dias de trabalho e 3 dias de folga, sem a diminuição do salário, a opinão dos entrevistados foi:

63% a favor 31% contra 4% nem contra nem a favor 3% não souberam responder A maioria (42%) disse ainda que a alteração seria positiva para o país; 30%, negativa; 22%, não faria diferença; e 6%, não soube responder.

Caso a redução da jornada de trabalho se tornasse uma realidade, 47% afirmaram que utilizariam o tempo livre do trabalho para se dedicar à família; dedicar atenção à saúde (25%); fazer renda extra (22%); e investir em cursos e capacitações profissionais (17%).

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Jovens vereadores e suplentes participam de formação antes da posse

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, idealizador do parlamento, deu boas-vindas aos eleitos

Saiba mais
Cover Image

Senadores de MS assinam pedido de impeachment de Moraes

Soraya disse que medidas atingem diretamente o exercício do mandato e representam uma afronta à autonomia do Poder Legislativo

Saiba mais
Cover Image

Investimento e estratégia que alia inteligência e integração reforçam a segurança pública em MS

O governador Eduardo Riedel participou na manhã desta quarta-feira (20), na sede do DOF em Dourados, da solenidade de outorga da 'Medalha Águia da Fronteira'

Saiba mais
Cover Image

Com foco nas eleições de 2026, Riedel já prepara nova reforma administrativa

O governador pretende exonerar, até dezembro, os secretários de Estado que vão disputar cargos eletivos no próximo ano

Saiba mais
Cover Image

Ordem do Dia: Projeto que amplia direitos dos renais crônicos segue à sanção

A matéria segue à sanção

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Jaime participa do 3º Congresso dos Municípios em Campo Grande

Nesta edição, o tema central é “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”

Saiba mais