Notícia

Selvíria participa de audiência na ALEMS que discutiu o avanço da Sivicultura

Compartilhar:
Cover Image

O evento foi coordenado pelo deputado estadual Zeca do PT.

Foto: Divulgação

Ao final da audiência, ficou definido que um documento com as principais conclusões do debate será encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília

O avanço do plantio de eucalipto no leste de Mato Grosso do Sul e seus efeitos sobre as nascentes dos rios e impactos na produção rural e na fauna silvestre e foi tema de uma audiência pública realizada na semana passada, em Campo Grande, na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

O evento foi coordenado pelo deputado estadual Zeca do PT, presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa, e contou com a participação do subsecretário de Meio Ambiente de Selvíria, Valcitinez Santiago.

A área de eucaliptos plantados no Estado aumentou em 500% nos últimos dez anos, conforme a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), somando 1,75 milhão de hectares em 2025.

Durante a audiência, representantes de diversos setores debateram a expansão da silvicultura na região e destacaram a necessidade de atualização da legislação ambiental para acompanhar o crescimento da atividade.

Segundo Zeca do PT, o objetivo do encontro foi promover um debate mais aprofundado sobre o tema e buscar encaminhamentos que permitam compreender melhor os impactos da atividade. “A ideia é conhecer melhor a realidade e os efeitos que as florestas de eucalipto têm causado na vida de muitas pessoas”, afirmou.

Para o subsecretário de Meio Ambiente de Selvíria, Valcitinez Santiago, é importante garantir que a expansão da silvicultura ocorra de forma organizada, com políticas públicas voltadas para minimizar os impactos ambientais e sociais da atividade. Ele também destacou a necessidade de que as compensações e os tributos gerados pela atividade beneficiem os municípios onde os impactos ocorrem. “O eucalipto é plantado, gera impacto ambiental, mas os tributos vão para a cidade onde a empresa está sediada. E nós queremos ser compensados, não apenas gerar receitas para outros Municípios”, afirmou.

Ao final da audiência, ficou definido que um documento com as principais conclusões do debate será encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília.

Fonte: ASSECOM

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Caminhada pela Paz acontece amanhã (15), na Lagoa Maior

Evento em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”

Saiba mais
Cover Image

“Cinema nos Bairros” será realizado no Guanabara nesta sexta (04)

As sessões do Cinema nos Bairros acontecem nas duas últimas sextas-feiras de cada mês

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas celebra a Semana da Árvore com plantio de mudas e blitz educativa

A ação reuniu adolescentes do Rotary, a Polícia Militar Ambiental (PMA) e a população local.

Saiba mais
Cover Image

Recorde de calouros faz UCP-PJC realizar dois atos da "Cerimônia do Jaleco 26.1"

O CEO da UCP e da Universidade Interamericana de Pedro Juan Caballero, Carlos Bernardo, foi o anfitrião da cerimônia

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Dr. Cassiano Maia e Governador de MS entregam 30 casas do Conjunto Habitacional Violetas III

A ação integra o projeto habitacional de 50 casas, onde 20 já foram entregues

Saiba mais
Cover Image

HOJE TEM SHOW NO 23° ENCONTRO DE COWBOYS

Entrada gratuita

Saiba mais