Notícia

SES promove capacitação sobre talidomida para profissionais da saúde de MS

Compartilhar:
Cover Image

A capacitação contará com a presença de especialistas, como representantes do Ministério da Saúde e do Hospital São Julião.

Foto: Divulgação OPAS/OMS

O evento visa aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre o tratamento da hanseníase, com especial atenção ao uso seguro da Talidomida.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da gerência da Tuberculose, Hanseníase e Micoses Endêmicas, Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica e Vigilância Sanitária, em parceria com o Ministério da Saúde e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), realiza nos dias 27 e 28 de março a capacitação “Hanseníase: ênfase no medicamento Talidomida”, que ocorrerá no Centro de Convenções Dr. Günter Hans do Hospital São Julião, em Campo Grande.

O evento visa aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre o tratamento da hanseníase, com especial atenção ao uso seguro da Talidomida.

Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a palestras e oficinas práticas. No dia 27, das 13 horas às 17 horas, o foco será no diagnóstico, tratamento e no protocolo clínico vigente da hanseníase. Já no dia 28, das 8 horas às 12 horas, serão realizadas oficinas específicas para áreas envolvidas no cuidado, como Vigilância Sanitária e Assistência Farmacêutica.

A capacitação contará com a presença de especialistas, como representantes do Ministério da Saúde e do Hospital São Julião, referência no tratamento da hanseníase no estado. A gerente de Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica da SES, Nathália da Silva Dantas Pelliccioni, ressaltou a importância do evento, destacando que além de aprofundar os conhecimentos sobre a hanseníase, os profissionais terão a oportunidade de discutir a aplicação e regulamentação da Talidomida.

A capacitação é voltada para secretários de saúde, médicos da APS (Atenção Primária à Saúde), profissionais das áreas técnicas de Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária, e demais interessados no tema. O evento é uma oportunidade para reforçar o compromisso com o cuidado adequado e seguro dos pacientes com hanseníase em todo o estado.

Para mais informações, acesse: https://www.saude.ms.gov.br/capacitacao-hanseniase-com-enfase-no-medicamento-talidomida/

Por: Kamilla Ratier, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de MS recebe reconhecimento estadual

O reconhecimento como equipe destaque é relativo às atividades do segundo semestre de 2024

Saiba mais
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul fornece 84 mil doses da vacina contra Influenza para os 79 municípios

Além das vacinas recebidas em MS, serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas, garantindo a estrutura necessária para a imunização da população

Saiba mais
Cover Image

Quatro estados apresentam aumento de síndrome respiratória por covid

O estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avalia que os casos graves da doença continuam baixos no país

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas realiza “Dia D da Campanha Antirrábica” para cães e gatos no dia 04 de outubro

Serão 30 postos de vacinação espalhados por toda a cidade, oferecendo gratuitamente a vacina para animais a partir de 3 meses de idade.

Saiba mais
Cover Image

MS lidera o país em testagens e se torna referência em vigilância laboratorial e epidemiológica

Mais de 139 mil exames foram realizados em 2025, com destaque para dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas é destaque nacional e regional em cobertura vacinal e acesso à saúde

O ranking é baseado em dados coletados em 2024 e analisa 418 municípios brasileiros, representando 60,28% da população do país, com foco nos municípios com população acima de 80 mil habitantes

Saiba mais