Notícia

SMS divulga balanço da Campanha Estadual “Ms Vacina Mais – Dengue” e alerta para baixa adesão

Compartilhar:
Cover Image

Durante o período da campanha, foram aplicadas 670 doses da primeira dose (D1) e 360 da segunda dose (D2).

Foto: Divulgação

A iniciativa teve como objetivo intensificar a imunização do público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgou o balanço da Campanha Estadual “MS VACINA MAIS – DENGUE”, realizada entre os dias 27 de janeiro e 25 de fevereiro de 2025. A iniciativa teve como objetivo intensificar a imunização do público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

Durante o período da campanha, foram aplicadas 670 doses da primeira dose (D1) e 360 da segunda dose (D2). Apesar dos esforços, incluindo a ampliação de horários e a oferta da vacina em finais de semana, a adesão ainda ficou abaixo do esperado. Nos finais de semana, por exemplo, foram aplicadas apenas 42 doses: 01/02 – Santa Luzia: 4 doses; 08/02 – Vila Piloto: 18 doses; 15/02 – Paranapungá: 16 doses e 22/02 – Santa Rita: 4 doses

COBERTURA VACINAL

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura vacinal, com 9.600 doses previstas para a primeira e segunda dose. Entretanto, os números registrados foram:

1ª dose: 7.585 doses aplicadas (72,56%)

2ª dose: 3.504 doses aplicadas (30,29%)

VACINA DISPONÍVEL NAS UNIDADES DE SAÚDE

Apesar do encerramento da campanha, a vacina continua disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) durante o horário de expediente das salas de vacinação de cada Unidade. A coordenadora da Central de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, reforça que, diferente de outros municípios que tiveram a faixa etária de vacinação ampliada devido à proximidade do vencimento dos lotes, Três Lagoas não precisará adotar essa medida, pois os imunizantes em estoque só vencem nos meses de setembro e dezembro deste ano.

ALERTA PARA BAIXA ADESÃO

A Prefeitura de Três Lagoas reforça a importância da vacinação contra a dengue e alerta para a baixa adesão, especialmente à segunda dose. Os pais e responsáveis são orientados a levarem as crianças e adolescentes para completar o esquema vacinal e garantir a proteção contra a doença.

Além da vacina contra a dengue, a SMS continua disponibilizando as vacinas do adolescente, incluindo a meningocócica ACWY e o HPV, fundamentais para a prevenção de doenças graves.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

VACINAÇÃO FEIRA CENTRAL – Prefeitura ofertará vacina contra Influenza/Gripe na Feira Central neste sábado (31)

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Central de Imunização em parceria com as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Saiba mais
Cover Image

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (10) a oferta de 3,5 mil bolsas no intuito de ampliar o número de médicos especialistas, com foco em regiões desassistidas

Saiba mais
Cover Image

Selvíria já cadastra para “Caravana da Castração” de cães e gatos

Para garantir o atendimento, é obrigatório realizar o pré-cadastro

Saiba mais
Cover Image

Novembro Roxo: HRMS reforça importância da prevenção e dos cuidados com a prematuridade

Neste ano, o tema mundial da campanha é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”

Saiba mais
Cover Image

SES reforça orientações sobre canetas emagrecedoras e risco do uso de produtos irregulares em MS

Crescimento da obesidade no Estado e venda clandestina de medicamentos na fronteira acendem preocupação sobre uso seguro e acompanhamento adequado

Saiba mais
Cover Image

Anvisa assina termo de compromisso para a vacina da dengue do Butantan

O anúncio oficial do acordo entre a Anvisa e o Instituto Butantan será feito nesta quarta

Saiba mais