Notícia

SMS realiza 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior 2026 em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2026.

Foto: Divulgação

Entre as principais ações desenvolvidas estão as visitas domiciliares, bloqueios de casos, mutirões de limpeza, recolhimento de pneus, borrifação em bueiros e galerias

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na última quarta-feira, 28 de maio, o 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2026. Os trabalhos envolveram prevenção, monitoramento, orientações educativas, vacinação, controle de zoonoses e combate às arboviroses em todo o município.

Entre as principais ações desenvolvidas estão as visitas domiciliares, bloqueios de casos, mutirões de limpeza, recolhimento de pneus, borrifação em bueiros e galerias, além de atividades educativas voltadas à conscientização da população sobre dengue, chikungunya, zika vírus e leishmaniose.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também realizou atendimentos relacionados a acidentes com escorpiões, além de ações de orientação e busca ativa em diferentes regiões da cidade.

As equipes de Endemias intensificaram o monitoramento em imóveis, pontos estratégicos e áreas públicas, promovendo ações conjuntas com a Defesa Civil e o Comitê de Mobilização no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

No Distrito de Arapuá, uma força-tarefa realizou visitas em centenas de imóveis, eliminando focos do mosquito e depósitos que poderiam servir como criadouros.

As ações também contemplaram borrifações residuais em escolas, unidades de saúde, CRAS e demais órgãos públicos, reforçando a proteção da população contra as arboviroses.

Além disso, a Vigilância em Saúde promoveu campanhas educativas em escolas, fóruns, igrejas e espaços públicos, abordando temas como escorpionismo, doença de Chagas, arboviroses, saúde ambiental e prevenção de doenças.

Na área de imunização, a SMS manteve campanhas de vacinação, incluindo ações itinerantes com o Vacimóvel e mobilizações contra a Influenza.

A Vigilância Sanitária também realizou inspeções, licenciamentos e fiscalizações em estabelecimentos do município, fortalecendo o controle sanitário e a promoção da saúde pública.

Outro destaque do período foi o trabalho da Saúde Ambiental, com monitoramento da qualidade da água, orientações à população e ações educativas em alusão ao Dia Mundial da Água.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Remédio em Casa ultrapassa a marca de meio milhão de medicamentos entregues em MS

Programa atendeu mais de 10 mil pacientes com a entrega de remédios diretamente nos domicílios cadastrados

Saiba mais
Cover Image

Infraestrutura de vacinação de Mato Grosso do Sul terá reforço com aquisição de novos equipamentos

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas amplia vacinação contra hepatite A para usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP)

A imunização pode ser realizada em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) do município ou diretamente no Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais, mediante apresentação da prescrição da medicação

Saiba mais
Cover Image

Capacitação reforça combate à hanseníase diante do aumento de casos em MS

A iniciativa integra o Projeto Sasakawa e visa fortalecer o enfrentamento à hanseníase nos municípios de baixa endemia

Saiba mais
Cover Image

Vacinação contra a raiva animal estará sendo aplicada em diversos pontos; Haverá distribuição de petiscos

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados

Saiba mais
Cover Image

UPA de Três Lagoas recebe novo equipamento de Raio-X digital e passa por modernização

O novo sistema digital e integrado permitirá a emissão de laudos especializados com maior precisão e agilidade

Saiba mais