Notícia

Surto na Bolívia acende alerta e Três Lagoas inicia “dose zero” do sarampo

Compartilhar:
Cover Image

O sarampo voltou a circular no continente.

Foto: Divulgação

A medida segue orientação do Ministério da Saúde e visa proteger crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias

Iniciou nesta quinta-feira, 14 de agosto, pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a aplicação da chamada dose zero da vacina contra o sarampo nas Unidades de Saúde da Família (USF). A medida segue orientação do Ministério da Saúde e visa proteger crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias diante do aumento de casos da doença na América do Sul e em estados próximos.

O sarampo voltou a circular no continente. Somente na Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, já foram registrados 229 casos em 2025. No Brasil, 22 casos importados foram confirmados, a maioria no Tocantins. Embora o país tenha recebido, em novembro do ano passado, o certificado de “país livre do sarampo”, a baixa adesão vacinal e movimentos antivacina têm favorecido o retorno da doença.

A dose zero é uma aplicação extra de proteção contra o sarampo e não substitui as vacinas previstas no calendário regular — a tríplice viral, aos 12 meses, e o reforço aos 15 meses. Ela pode ser aplicada na forma de dupla viral (sarampo e rubéola) ou tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Segundo a enfermeira, Fernanda Nery da Central de Imunização da SMS, a estratégia é preventiva. “Com a proximidade de regiões que já registram casos e a alta capacidade de transmissão do vírus, estamos ampliando a proteção dos nossos pequenos antes mesmo da idade habitual da primeira dose.”

O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas. Entre os sintomas estão febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Em casos graves, pode levar à morte.

A vacinação está disponível em todas as USFs de Três Lagoas, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das unidades. É necessário apresentar cartão de vacina e documento da criança.

SERVIÇO

Onde vacinar: Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) Quando: De segunda a sexta-feira Documentos: Cartão de vacina e documento da criança Público-alvo: Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul avança na área da saúde em 2024 com investimento de R$ 2,3 bilhões

Os investimentos foram distribuídos por diferentes áreas, incluindo a Atenção Primária

Saiba mais
Cover Image

CASTRAMÓVEL – Nova parada será na Clínica da Criança, a partir de segunda-feira (12)

A partir do dia 12 de maio, a 68ª etapa da campanha será realizada na Clínica da Criança

Saiba mais
Cover Image

Equipes da Saúde promovem blitz educativa no Distrito de Arapuá para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti

A ação faz parte das estratégias da SMS para intensificar a conscientização da população sobre os riscos da dengue, especialmente agora no período de chuvas, quando os focos do mosquito tendem a aumentar

Saiba mais
Cover Image

Em dois meses, internações por doenças respiratórias aumentaram mais de 80% em Três Lagoas

O município, que é referência hospitalar para vários municípios da região, tem enfrentado um cenário de superlotação, reflexo da alta circulação de vírus respiratórios em todo o país

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO PAIS E RESPONSÁVEIS – Ministério da Saúde altera esquema de vacinação contra Meningite

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Unidades de Saúde ou junto à Central de Imunização pelo telefone (67) 9298-1372 ou WhatsApp (67) 8139-3326

Saiba mais
Cover Image

71ª etapa do Castramóvel no Bairro Vila Alegre inicia na próxima terça-feira, 05 de agosto

A ação é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Saiba mais