Notícia

Clínica da Criança ampliou em 118% número de vagas para terapias em junho

Compartilhar:
Cover Image

O maior crescimento foi registrado na área de terapia ocupacional

Foto: Divulgação

A ampliação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para fortalecer a rede de cuidados à infância, conforme o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Dr. Cassiano Maia

O mês de junho marcou um avanço expressivo na oferta de terapias multiprofissionais destinadas ao público infantil de Três Lagoas. Com a chegada de novos profissionais, a Clínica da Criança registrou um aumento significativo no número de vagas em quatro especialidades, beneficiando dezenas de famílias que aguardavam por atendimento.

A ampliação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para fortalecer a rede de cuidados à infância, conforme o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Dr. Cassiano Maia, voltado à melhoria da eficiência nos atendimentos a crianças com deficiência e autismo.

O maior crescimento foi registrado na área de terapia ocupacional, que teve um salto de 118% na capacidade de atendimento, passando de 55 vagas, para 120, após a incorporação de duas novas terapeutas à equipe.

Psicologia também recebeu reforço com duas novas profissionais, o que permitiu uma ampliação de 66% na oferta, aumentando de 90 para 150 vagas. Já na área da fisioterapia, houve aumento de 33%, passando de 60 para 90 vagas e para fonoaudiologia, de 78 para 90 atendimentos – aumento de pouco mais de 15% -, graças à rotatividade natural nas filas de espera, com altas terapêuticas e desistências.

Atualmente, a Clínica da Criança mantém atendimentos regulares a cerca de 450 pacientes semanais nas quatro especialidades. A coordenadora da unidade, enfermeira Rafaela Horta, destaca que o funcionamento das filas obedece à dinâmica do tipo de terapia. Em áreas como psicologia, onde os tratamentos são contínuos e podem durar anos, as vagas se renovam com menos frequência.

“Temos crianças que estão em acompanhamento há três anos. Quando um paciente recebe alta, abrimos a vaga. Mas cada novo ingresso é incerto quanto ao tempo de permanência, pois depende da evolução individual de cada caso”, explicou Horta.

No caso da fisioterapia, o giro é mais ágil. “Alguns pacientes necessitam apenas de dez sessões. Isso faz com que, semanalmente, haja liberação de vagas, mesmo mantendo os 90 atendimentos ativos com três fisioterapeutas”, afirma Rafaela. A fonoaudiologia segue lógica semelhante, com sessões contínuas e alta rotatividade.

De acordo com o a secretária da SMS, Juliana Salim, “a ampliação reflete um esforço concreto da gestão municipal em garantir acesso mais rápido e eficiente às terapias fundamentais para o desenvolvimento infantil. A meta, conforme estabelecido no plano de governo, é assegurar que crianças com deficiência ou transtornos do espectro autista recebam acompanhamento qualificado, com estrutura adequada e equipe técnica fortalecida”, ressaltou a gestora.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Farmácia Popular: saiba como retirar remédios e fraldas geriátricas

Lista inclui 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes

Saiba mais
Cover Image

Câncer bucal: curso prático amplia capacidade diagnóstica em áreas remotas de MS

A qualificação de cirurgiões-dentistas fortalece o diagnóstico precoce do câncer bucal e amplia o acesso à saúde especializada em regiões de difícil acesso

Saiba mais
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul amplia leitos e cirurgias ortopédicas para desafogar atendimentos

Estratégia visa enfrentar o aumento dos casos de doenças respiratórias com a autorização de novos leitos e ampliação das cirurgias ortopédicas e gerais de urgência e eletivas

Saiba mais
Cover Image

Escolas municipais e estaduais recebem Campanha “Aluno Imunizado”

A ação segue até o dia 30 de maio e será realizada durante os horários normais de funcionamento das escolas

Saiba mais
Cover Image

Saúde oferece transporte gratuito para consultas e exames pelo SUS; veja quem tem direito

Usuários do SUS com atendimento previamente agendado, conforme análise técnica e social realizada pela equipe da Central de Regulação e Transporte da Saúde

Saiba mais
Cover Image

Comitê Municipal de Mobilização e Combate às Arboviroses retoma atividades dia 15 de janeiro

O encontro reunirá representantes de diversos setores e instituições parceiras, com o objetivo de discutir metas, alinhar estratégias e planejar ações integradas de prevenção e combate às arboviroses

Saiba mais