Notícia

Suzano bate a marca de 5,5 milhões de toneladas de celulose exportadas nos seus terminais de Santos

Compartilhar:
Cover Image

Porto de Santos.

Foto: Divulgação

Modernização e ampliação dos terminais portuários T32 e DP World possibilitaram um aumento de 75% da movimentação em relação ao ano anterior

Um ano após concluir a ampliação e modernização de seus terminais no Porto de Santos, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, celebra a marca de 5,525 milhões de toneladas de celulose escoadas para o mercado externo, um crescimento de 75% em relação ao período anterior às obras. O resultado também reflete o acréscimo da produção oriunda da Unidade Ribas do Rio Pardo, que entrou em operação em julho de 2024.

“Os resultados das nossas operações nos terminais em Santos refletem o comprometimento da Suzano e de toda a equipe envolvida em garantir operações cada vez mais eficientes e sustentáveis. Atualmente, nossa operação logística foi estruturada para que toda a produção destinada ao Porto de Santos seja transportada por ferrovia, representando um avanço importante na estratégia de redução do uso de combustíveis fósseis e das emissões associadas”, destaca Renan Volpatto, gerente executivo de Logística da Suzano.

De acordo com Patricia Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano, unir essa eficiência e proteção do meio ambiente é crucial para a companhia: “Essa aliança entre resultados operacionais e ambientais vem ao encontro de um dos nossos principais direcionadores, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo”.

Investimentos

Do total de investimentos da companhia em novas tecnologias e modernização da logística para o escoamento da produção, R$ 443 milhões foram destinados aos dois terminais portuários em Santos.

No terminal T32, as obras contemplaram a ampliação do armazém de celulose de 21.000 m² para 28.000 m² de área construída, bem como e a modernização em todos os processos, incluindo a implantação de dois Pórticos Rolantes, equipamentos de elevação instalados sobre trilhos que permitem a movimentação de até 48 toneladas cada um. Além deles, foram instalados quatro novos ramais ferroviários de 300 metros de comprimento cada linha.

Os novos equipamentos possibilitam o descarregamento ferroviário de até 44 vagões simultaneamente. O terminal é operado em parceria com a Portocel desde o início do ano.

Já no terminal DP World, construído pela Suzano e operado pela empresa DP World Santos, a companhia investiu na ampliação do armazém de 36.000 m² para 51.000 m² de área construída, ampliando em quase 40% a capacidade estática de armazenamento, que pode chegar a 160 mil toneladas. A capacidade de movimentação de carga anual aumentou de 3,6 milhões para 5 milhões de toneladas.

As obras ainda contemplaram a instalação de mais duas pontes rolantes, com capacidade de 40 toneladas cada uma.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).

Fonte: Infomuts – Informação Inteligente

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Pantanal sul-mato-grossense pode virar patrimônio nacional

Senado vota na terça-feira uma proposta de emenda à Constituição que dá ao Pantanal de MS o status de patrimônio nacional

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul é o segundo estado do Brasil com maior potencial de gerar bioenergia

No ano passado, Mato Grosso do Sul alcançou uma capacidade instalada de geração de energia de 9.843 megawatts (MW)

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Jaime busca apoio para mais investimentos em Selvíria

A reunião teve como pauta as principais demandas de Selvíria

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 222 vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (09)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

NÃO PERDE O PRAZO – Três Lagoas facilita pagamento de débitos municipais com descontos de até 100% no primeiro mês

O objetivo do programa é incentivar a adimplência e ampliar a arrecadação para investimentos em serviços públicos

Saiba mais
Cover Image

TRÂNSITO – Ruas José Hamilcar C. Bastos e Wilson Carvalho de Viana passarão a ter sentido único

A mudança está prevista para acontecer no começo da próxima semana e a transição deverá durar mais de 24 horas

Saiba mais