Notícia

Suzano comemora 81 anos de Ribas do Rio Pardo e reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável local

Compartilhar:
Cover Image

A Suzano sempre acreditou no potencial de Ribas do Rio Pardo para o desenvolvimento econômico.

Foto: Divulgação

Com 3 mil postos de trabalho diretos, entre próprios e terceiros, a Unidade Ribas do Rio Pardo contribuiu para transformar a realidade do município

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, celebra os 81 anos de Ribas do Rio Pardo, reforçando o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município. Com 3 mil postos de trabalho diretos, entre próprios e terceiros – sendo grande parte deles ocupados por rio-pardenses –, a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, em operação desde julho do ano passado, contribuiu e segue contribuindo para a transformação do município e da região.

“A Suzano sempre acreditou no potencial de Ribas do Rio Pardo para o desenvolvimento econômico. Ciente da força e dedicação de sua gente, temos orgulho de fazer parte desta nova fase do município, que agora celebra 81 anos com um cenário de crescimento e oportunidades. Nós seguimos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e a movimentação gerada pela nova unidade transformou a dinâmica local, impulsionando negócios, gerando empregos e fortalecendo a economia”, destaca Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Esse processo de transformação na economia local teve início em 2021, quando foram iniciadas as obras de construção da nova fábrica, e se mantém até hoje com a unidade em operação. Além da geração de empregos no município, muitos bens e serviços são adquiridos pela unidade no comércio local, o que contribui para o aquecimento da economia local, como ressalta Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano, responsável pelo Projeto Cerrado, que resultou na construção da fábrica inaugurada no ano passado.

“O compromisso da Suzano com o desenvolvimento socioeconômico local vai além da valorização e qualificação da mão de obra local; envolve também o comércio de bens e serviços da região onde atuamos. Por isso, investimos recentemente na qualificação do empresariado local, com o Programa Semear, desenvolvido em parceria com o Sebrae, visando capacitar pequenas e médias empresas para conquistarem saúde financeira e se prepararem para fornecer para grandes empresas no geral. Também temos como política interna priorizar a busca por bens e serviços no comércio local, como uma forma de prestigiar o empresariado local em nossas aquisições”, destaca Maurício.

Uma das empresas beneficiadas pela iniciativa de qualificação e pelo desenvolvimento do município foi a Lavanderia Rio Pardo, fundada por Lucimara Vilalba e um sócio há pouco mais de quatro anos. "Participamos de capacitações e aprendemos a planejar os investimentos. O programa Semear foi fundamental para que nos estruturássemos no longo prazo e abrisse portas para nossos novos investimentos", afirma. Ela completa: "No início, era um empreendimento doméstico, bem pequeno, na sala da minha casa. Com a chegada da Suzano, o movimento aumentou e precisei investir em equipamentos industriais e capacitação profissional", conta Lucimara. O crescimento da lavanderia incentivou a abertura de um segundo negócio, a Portal Tintas, voltado para atender o aquecido setor da construção civil na cidade, que segue aquecido com a conclusão das obras da unidade.

Outro caso de transformação empresarial veio da fábrica de implementos de Paulo Henrique Ribeiro e seu sócio, Éder Paulo dos Anjos. Fundado em 2012, o Grupo Líder surgiu na expectativa da instalação de uma fábrica de celulose que, na época, não se concretizou. "Durante anos, vendemos o almoço para comprar a janta. Chegamos a produzir dois ou três implementos por mês, o que era muito pouco", relembra Paulo. Com a chegada da Suzano, a empresa passou por uma virada de chave, expandindo suas operações, investindo em tecnologia e aumentando sua equipe, que chegou a ter 120 funcionários no auge da construção da unidade industrial.

Diversificação

A demanda gerada pela nova dinâmica econômica não apenas criou empregos diretos, mas também incentivou a profissionalização dos empresários locais, permitindo que eles se preparassem para um mercado mais competitivo. Nesse contexto, empresários como Paulo e Éder diversificaram seus serviços, atuando também no transporte de maquinário e celulose. “Hoje, transportamos celulose para a Suzano e ampliamos nosso mercado, atendendo também outras grandes empresas do setor e da indústria”, destaca Paulo. Para isso, foi necessário se qualificar e atender exigências mais rigorosas de segurança e qualidade, um desafio que acabou fortalecendo ainda mais o negócio.

O crescimento econômico de Ribas do Rio Pardo reflete a transformação para uma nova realidade, consolidando a cidade como um novo polo de desenvolvimento no Mato Grosso do Sul. "Ribas não é mais a mesma. A cidade está crescendo, tem novas oportunidades, e nós, como empresários, queremos continuar contribuindo para esse desenvolvimento", conclui Paulo Henrique Ribeiro.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).

Fonte: Infomuts - Informação Inteligente

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mega da Virada: ganhador não resgata prêmio e perde mais de R$ 1,4 milhão

O valor que não foi resgatado pelo apostador será repassado integralmente ao Fies

Saiba mais
Cover Image

COMEÇA AMANHÃ! Pré-matrículas da REME 2026 serão feitas através de link disponível no site da Prefeitura

A partir das 7h, o sistema estará aberto para receber os cadastros dos alunos que ingressarão na REME em 2026

Saiba mais
Cover Image

Veja onde a nova Central de Regulação do SAMU 192 em Três Lagoas será construída

O repasse financeiro será realizado de forma fundo a fundo, em parcela única, e todo o processo de execução da obra será monitorado pelos sistemas oficiais do Governo Federal, garantindo transparência e controle dos investimentos

Saiba mais
Cover Image

Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas divulga horário de atendimento especial de Carnaval

A Prefeitura orienta que a população fique atenta aos horários de atendimento, para se programar com antecedência e poder cair na folia com tranquilidade

Saiba mais
Cover Image

Parque do Pombo recebe visita de investidores europeus em parceria com a Lacan Florestal

A ação ocorreu por meio do Grupo Lacan Florestal, com supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA)

Saiba mais
Cover Image

Marinha do Brasil realizará ação de Capitania Itinerante em Três Lagoas na próxima semana

Durante os dois dias de atendimento, serão disponibilizados serviços para embarcações, como inscrição, renovação, transferência de propriedade e emissão de segunda via de documentos

Saiba mais