Notícia

Três Lagoas sanciona lei que proíbe plantio da espécie Murta para previnir doenças na citricultura

Compartilhar:
Cover Image

A medida acompanha a legislação estadual (Lei nº 6.293/2024) e atende à recomendação da Embrapa.

Foto: Divulgação

Essa ação faz parte de uma estratégia mais ampla de fomento ao agronegócio local, especialmente no setor da citricultura

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da citricultura e proteger a produção agrícola no município, a Prefeitura de Três Lagoas sancionou a Lei nº 4.284, de 29 de abril de 2025, que proíbe o plantio, comércio, transporte e produção da Murta (Murraya paniculata) — planta exótica considerada hospedeira da bactéria causadora do greening, doença que afeta gravemente os pomares de citros.

A medida acompanha a legislação estadual (Lei nº 6.293/2024) e atende à recomendação da Embrapa, que alertou sobre os riscos do cultivo da murta, também conhecida como murta de cheiro ou dama da noite. Por atrair o inseto vetor Diaphorina citri, responsável por disseminar a bactéria Candidatus liberibacter ssp, a espécie representa uma ameaça direta à expansão da citricultura no estado.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) já iniciou o mapeamento das áreas públicas onde há presença da murta, para realizar a erradicação e substituição das plantas. Paralelamente, estão sendo planejadas ações de conscientização e orientação para a remoção da murta em áreas privadas.

Segundo a SEMEA, por se tratar de uma planta de porte pequeno, a murta pode ser substituída por espécies ornamentais mais seguras e igualmente estéticas, como pingo-de-ouro, clusia e cróton, sem prejuízo ao paisagismo urbano.

Essa ação faz parte de uma estratégia mais ampla de fomento ao agronegócio local, especialmente no setor da citricultura, que tem se consolidado como nova fronteira de investimento em Mato Grosso do Sul. Com condições favoráveis de solo, clima e disponibilidade de água, Três Lagoas se apresenta como um polo emergente na produção de citros, atraindo produtores e grandes grupos do setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Primeira base da PMR inaugurada em rota turística do Corredor Bioceânico homenageia ex-prefeito

Nercy Soares, carinhosamente chamado de “seo Nercy”, é uma figura emblemática em Bonito

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas divulga resultado preliminar “análise curricular” dos candidatos do (PROLEEI)

Fase II do Processo Seletivo e Cadastro Reserva para Professor Formador do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (PROLEEI-MS/UFMS)

Saiba mais
Cover Image

Quer mais atenção para o seu bairro? Então participe da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população

Saiba mais
Cover Image

Prefeito e secretários de Selvíria participam de evento sobre a Primeira Infância promovido pelo Tribunal de Contas de MS

A iniciativa teve como objetivo orientar e capacitar gestores públicos da região do Bolsão, por meio de palestras, painéis e conversas sobre políticas voltadas à primeira infância

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul recebe cinco propostas para a PPP do Hospital Regional; leilão será na próxima quinta-feira

A sessão de recebimento de envelopes foi encerrada nesta segunda-feira (1º), na sede da B3, em São Paulo

Saiba mais
Cover Image

Novo edital da Malha Oeste anunciado para 2026 reforça ferrovia como prioridade estratégica para MS

A retomada da Malha Oeste marca um dos movimentos mais significativos do novo ciclo logístico anunciado pelo governo federal em 25 de novembro

Saiba mais