Notícia

União de forças e investimentos transformam MS em um Estado mais forte e competitivo

Compartilhar:
Cover Image

Redução da pobreza e mercado de trabalho em alta.

Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Crescimento econômico acima da média nacional, redução da pobreza e avanços sociais colocam o Estado entre os mais promissores do país

Mato Grosso do Sul vem se destacando nacionalmente por seus resultados positivos na gestão pública. Com crescimento de 13,4% do PIB em 2023 e redução significativa da extrema pobreza, o secretário de Estado da Casa Civil, Walter Carneiro Junior, destaca as ações que impulsionaram esses avanços.

Segundo ele, os resultados refletem uma estratégia baseada na diversificação econômica, no aumento dos investimentos estaduais nos municípios e na execução de obras estruturantes, como asfalto e saneamento básico, além da evolução contínua dos indicadores da Educação.

Walter projeta que os próximos anos trarão melhorias ainda mais intensas para os municípios. “A população quer cidades bonitas, bem cuidadas, limpas e organizadas. Não tenho dúvida de que, nos próximos dois anos, essa realidade vai avançar ainda mais.”

Esse desenvolvimento, afirma o secretário, transforma o cotidiano das famílias. “Isso impacta o convívio, a autoestima e a qualidade de vida do sul-mato-grossense. Esse é o maior legado do Governo Eduardo Riedel: melhorar a vida das pessoas.”

O sentimento predominante, segundo ele, é de prosperidade. Mesmo diante de desafios globais, como conflitos internacionais e instabilidades econômicas, Mato Grosso do Sul segue crescendo, ampliando empregos e oportunidades — especialmente para quem busca qualificação.

Redução da pobreza e mercado de trabalho em alta

A Síntese de Indicadores Sociais 2025 (IBGE) mostra que 40 mil pessoas saíram da pobreza entre 2023 e 2024, colocando o Estado entre os que mais reduziram o indicador e garantindo a terceira menor taxa de pobreza do país.

No mercado de trabalho, a desocupação caiu de 4,7% para 3,9%, menor nível desde 2012, acompanhada do aumento do rendimento médio real. “Ao ampliar a matriz econômica, criamos oportunidades reais de emprego. Hoje, MS está no topo nacional em desocupação e no segundo lugar em competitividade do mercado de trabalho”, reforça Walter.

Parcerias fortalecidas

O secretário ressalta que os avanços são resultado direto da integração entre Governo do Estado, municípios e Poderes. “O fortalecimento das relações institucionais é fundamental. Mantemos parceria sólida com prefeituras, Assembleia Legislativa e bancada federal. Essa união garante a execução dos programas e o desenvolvimento dos municípios”, conclui.

Por: Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MAIS CONECTIVIDADE – Prefeitura está instalando Wi-Fi gratuito nas praças de Três Lagoas

O projeto, iniciado em fevereiro deste ano, teve como objetivo inicial a implantação da rede de internet em todos os prédios públicos da cidade

Saiba mais
Cover Image

Até quinta: Moradores de Selvíria podem trocar lâmpadas usadas e até queimadas por modelo mais econômico

A iniciativa é válida apenas para consumidores residenciais, inclusive da zona rural

Saiba mais
Cover Image

Fórum de Gestores Federais destaca a importância do presidente Lula investir R$ 29 milhões em Dourados para o Minha Casa, Minha Vida

As novas unidades habitacionais serão destinadas a famílias de baixa renda e fazem parte da política de retomada do programa

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 181 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (29)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Estádio da ADEN recebe melhorias através de recursos próprios da Prefeitura

As obras contemplam a construção de banheiros, incluindo unidades acessíveis, e de uma cozinha

Saiba mais
Cover Image

MS lidera cobertura de telessaúde com o melhor desempenho no Centro-Oeste, região de vanguarda nacional

O resultado é ainda mais significativo considerando-se que o Centro-Oeste alcança o melhor índice do país.

Saiba mais