Notícia

Vereadores participam de entrega dos kits escolares e Sala de Regulação

Compartilhar:
Cover Image

O evento contou com a presença do prefeito, Doutor Cassiano Maia; o presidente da Câmara, Tonhão.

Foto: Marcelo Fefin

“Temos que ter compromisso e respeito com a inclusão”, defendeu o presidente da Câmara

A semana começou em clima de festa na volta às aulas da escola municipal Maria Eulália. Os alunos receberam nesta segunda-feira (04), representantes do poder executivo e legislativo para a entrega de kits escolares e inauguração da primeira Sala de Regulação, também conhecida como sala sensorial, em uma escola do município.

O evento contou com a presença do prefeito, Doutor Cassiano Maia; o presidente da Câmara, Tonhão; a secretária municipal de Educação e Cultura, Ângela Maria de Brito; a diretora da escola, Maria Cristina da Silva; a jovem vereadora, eleita pela EM Maria Eulália, Larissa Cyles; a arquiteta responsável pelo projeto, Lígia Valença; e os vereadores: Evalda Reis, Mi do Santa Luzia, Mário Grespan e Robson do Alinhamento.

Após uma apresentação dos alunos, a diretora iniciou com os discursos, enfatizando que estavam muito felizes. “Queria agradecer a secretária de educação, que atendeu nosso pedido, e a toda equipe aqui da escola que sempre fez por merecer essas conquistas, fazendo da Maria Eulália a melhor escola de Três Lagoas”, finalizou puxando sardinha para o seu lado. A arquiteta responsável, Lígia, ressaltou que receberam as devidas orientações técnicas para a execução de uma sala que atendesse o seu propósito. “Foi projetado com muito carinho e amor”, afirmou.

Ângela Brito destacou em sua fala que não poderiam ter começado por outra escola que não a Maria Eulália, “pois ela desenvolve um trabalho fantástico e recebe merecidos prêmios e reconhecimentos”, justificou. A secretária também parabenizou as equipes envolvidas, as famílias dos alunos que fazem merecida essas conquistas. Por fim, agradeceu a primeira-dama pelo olhar especial para com os alunos especiais. “Que tenhamos uma sala dessa em cada uma das escolas”, desejou.

O presidente da Câmara lembrou que a escola escolhida para ser a pioneira em ter uma sala sensorial irá completar 50 anos. Sobre a sala, Tonhão defendeu: “é uma ideia tão sublime, que demonstra uma gestão humanizada e desenvolvimentista, realizada através de parcerias. E pode ter certeza que nós, Câmara de Vereadores, vamos apoiar e dar suporte a tudo que for política pública para que todas as crianças tenham acesso à educação digna”.

Por fim, o vereador citou e agradeceu a escola por ter aderido ao programa Parlamento Jovem, elegendo a jovem vereadora Larissa Cyles e, como suplente, Daniel Pessôa Paschoalim. “Temos que ter compromisso e respeito com a inclusão”, finalizou.

Então, Cassiano Maia apresentou os kits e fez uma entrega simbólica. Parabenizou todos os envolvidos, em especial, sua esposa que tomou a iniciativa da Sala de Regulação e ressaltou: “diversidade é fato, inclusão é um ato”.

SALA SENSORIAL

As salas sensoriais, multissensoriais ou snoezelen (esse nome vem da junção de duas palavras holandesas, onde surgiu a abordagem: SNUFFELEN, significa “explorar”; e DOEZELEN, significa “relaxar”), são espaços projetados para oferecer experiências sensoriais controladas e estimulantes, visando a regulação emocional e o bem-estar, especialmente para pessoas com necessidades especiais, como autismo.

A regulação emocional ajuda a reduzir a sobrecarga sensorial e a evitar crises emocionais, especialmente em indivíduos neurodivergentes. A estimulação sensorial oferece experiências táteis, visuais, auditivas, olfativas e até gustativas, de acordo com as necessidades de cada pessoa. A sala pode ser usada para o desenvolvimento, facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades sensoriais e motoras. Por fim, outra finalidade é o relaxamento e bem-estar, promovendo um ambiente tranquilo e seguro, onde os usuários podem se sentir acolhidos e confortáveis.

Para funcionar, as salas sensoriais incluem diversos elementos, como iluminação suave e controlada, luzes que mudam de cor, projetores de luz, e outros elementos para criar ambientes diferentes; isolamento acústico ou abafadores de som para reduzir ruídos excessivos e promover um ambiente mais calmo; elementos táteis, como almofadas sensoriais, tecidos com diferentes texturas, piscinas de bolinhas etc; equipamentos de som, como música suave, sons da natureza ou outros estímulos sonoros; aromaterapia, uso de óleos essenciais com aromas relaxantes ou estimulantes; e balanços e equipamentos de movimento, estimulando o sistema vestibular e a coordenação motora.

As salas sensoriais são importantes ferramentas de inclusão e acolhimento, especialmente para pessoas com autismo e outras neurodivergências, que muitas vezes apresentam alta sensibilidade sensorial. Ao oferecer um ambiente seguro e adaptado, essas salas contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida dessas pessoas, permitindo que participem de atividades sociais e se sintam mais integradas.

Por: Cadu Xavier

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

R$ 25 mi da bancada: Governador cobra mudança estrutural e no modelo de gestão da Santa Casa

governador Eduardo Riedel cobrou uma mudança estrutural e no modelo de gestão da unidade de saúde

Saiba mais
Cover Image

Codesul: governadores avançam em projetos de segurança e sistema de monitoramento climático

O grupo avançou em projetos importantes na área de segurança pública e na criação de um sistema integrado de monitoramento climático

Saiba mais
Cover Image

Câmara realiza audiência pública em alusão ao Maio Laranja

Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública com o tema: combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Saiba mais
Cover Image

Loubet teve vantagem de 600 votos sobre Amaducci em eleição do PT

Deputado foi escolhido como novo presidente estadual da sigla

Saiba mais
Cover Image

PEC propõe alterar data de posse de governador e vice em MS

Atualmente, a posse ocorre todo 1º de janeiro de anos ímpares, mas, a ideia é alterar para 6 de janeiro

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS vai fazer nova chamada de aprovados em concurso para professores da Rede Estadual

O governador Eduardo Riedel se reuniu nesta sexta-feira (19) com a direção da Fetems

Saiba mais